Em diversos blogs e fóruns da internet constantemente podemos observar brigas entre seus usuários que tentam mostrar que os sistemas móveis que seus smartphones utilizam são melhores que os dos outros, uma discussão leva apena a uma grande perda de tempo, mas que ao mesmo tempo enche de visitas e comentários os blogs fanboys de cada sistema.

Por muito tempo eu mantive no meu blog este padrão, principalmente no início. Em todos os meus textos era bem fácil observar a minha preferência pelo Android, até porque meu blog só fala sobre o SO móvel do Google, então ficar tendencioso é algo extremamente fácil. Mas isso foram apenas nos primeiros meses, quando a gente começa a experimentar os mais diversos tipos de aparelhos com as mais diferentes características começa a perceber algo extramente simples: Não existe no mundo da tecnologia móvel algo que cubra todas as necessidades dos usuários. Não há um smartphone perfeito para todos, quanto mais um sistema.

Já vi gente chamando isso de clichê, pois já foi repetido em tudo quanto é lugar. Porém não é porque algo foi repetido várias vezes que isso se torne mentira. Cada usuário procura algo diferente, alguns gostam mais de customizar seus aparelhos, outros preferem uma excelente quantidade de aplicativos e jogos para baixar e outros procuram apenas um sistema bonito e fácil de ser utilizado, e o que todas essas características tem em comum é que nunca são achadas em um só lugar.

Veja como exemplo o Android, você pode modificar bastante ele, desde suas áreas de trabalho até o seu código fonte, já o iOS é bastante bonito, porém pouco customizável, mas possui milhares de jogos e apps de qualidade, e o Windows Phone tem poucos apps e jogos, quase não dá pra modificar ele, porém o sistema todo já é extremamente bonito e já possui pré-instalado tudo o que o usuário geralmente utiliza.

É só quando a gente para e pensa pra perceber as diferentes necessidades de cada usuário que conseguimos enxergar o fato de que realmente não existe um 'melhor'. Até mesmo o conceito de 'melhor' é algo extremamente subjetivo. Alguns gostam de peras, outros gostam de maçãs, então porque uns não poderiam gostar de Android, outros de iOS e etc?

Sabe uma coisa que eu já percebi? O que mais leva os usuários a entraram nessas discussões inúteis de qual é o melhor é o medo de que eles não tenham comprado o aparelho com o sistema certo. Esse tipo de característica a gente percebe até com modelos de smartphones, por isso eu sempre digo aos meus amigos para nunca confiarem na opinião sobre um determinado aparelho de quem o possui, pois é claro que essa pessoa vai tentar lhe 'vender' a melhor imagem possível dele. Em um mundo em que a cada semana lança um modelo novo, algumas pessoas sobrevivem tentando mostrar que o que elas comparam há um mês atrás ainda é o melhor do mundo.

Pior ainda são os blog que incentivam isso. Sinceramente, tem blog de gente já com experiência e muita leitura que ainda tenta se vender pro leitor escrevendo textos cujo foco é denegrir a imagem de um determinado sistema. Eu tenho nojo disso. Isso é coisa de quem não tem nada melhor pra fazer ou realmente não tem vida. Como blogueiros nosso papel é ajudar os usuários e não confundir a cabeça deles com essas críticas inúteis.

Na próxima vez lembre-se que por mais que o sistema do seu smartphone seja o mais lindo, mais rápido, mais útil e etc, isso não quer dizer que para outra pessoa ele também vá ser. Quando a gente abre os olhos e percebe que todos tem liberdade de escolha, é que nós vemos o quão desnecessário é discutir qual é o melhor. Apenas escolha o seu e seja feliz com esta escolha.



--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip