Sky irá oferecer internet 4G no Brasil, saiba como funciona e seus beneficios

a Telebras assinou um contrato com a operadora de TV a cabo SKY, esse acordo dá a operadora o direito ao fornecimento de internet 4G no Brasil, a Telebras tem até 30 dias para entregar o sinal à SKY.  Esse contrato entre Telebras e SKY vai de acordo com a ideia da presidenta Dilma Roussef que deseja implantar a tecnologia 4G em todo o Brasil.

A tecnologia de internet móvel 4G, sucessora do 3G, tem capacidade de ser até 10 vezes mais rápida que a anterior. A SKY, de acordo com o contrato, poderá progressivamente fornecer internet na velocidade de até 5 gigabites, mesmo que pareça esse ontrato não está dentro do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), ou seja, não esp4gere que a SKY irá cobrar barato pelo serviço.

A SKY pretende começar o fornecimento do 4G já em Outubro em Brasília e no ano que vem expandir para outras cidades brasileiras. De acordo com os representantes da operadora presentes na assinatura, a Internet móvel 4G será até dez vezes mais rápida que a antecessora 3G. "Seremos a primeira empresa a oferecer esta tecnologia de acesso à Internet na América Latina", declarou Matos.

Internet 4G, como funciona

A conexão 4G, diferente do que a maioria pensa, não é tão parecida com o atual 3G. Enquanto o 3G ainda trabalha com dados e voz de maneiras diferentes (dados sinais digitais e voz sinais análógicos), o 4G trabalha somente com dados, ou seja, a operadora de celular que passar a usá-la passaria a funciona como se fosse uma operadora de VOIP já que essas utilizam somente a internet (dados) para transmitirem voz e a internet.

Embora a estrutura necessária para sua implantação seja de um custo bem elevado (e isso reflete na assinatura) a longo prazo a economia será grande já que o usuário estaria usando somente a internet e sabemos que o que custa mais hoje em dia já é a voz e não os dados, dai a economia.

Benefícios da rede 4G

Como a conexão 4G é muito mais rápida que o 3G, os smartphones irão quebrar barreiras que ainda o limitam pois com esse ganho de velocidade chamadas de vídeos ficariam bem mais rápidas e conexões de internet semelhante as encontradas hoje nas casas e empresas.

Outro exemplo é da própria SKY, com a velocidade do 4G ela poderá fornecer sem nenhum problema, por exemplo, sinal de TV a cabo totalmente em HD para ser assistido sem engasgos em dispositivos móveis como smartphones, tablet, notebooks, etc.

Se engana quem pensa que isso ainda está longe de acontecer, na Suécia e Noruega o 4G já é usado desde 2009 e na Europa vários países já usam o 4G, por enquanto somente via modem, mas está lá.

Outra coisa que poderá acontecer, mas é muito difícil, é que acabariam as conexões analógicas existentes hoje como o GSM, claro que isso seria difícil de acontecer pois envolveria a "quebra" das operadoras de celular existentes hoje, porém se elas mesmo resolverem usar o 4G isso poderia as salvar.

Internet 4G no Brasil

A SKY nesse primeiro momento irá oferecer somente pacotes de internet para serem usados em modens parecidos com os atuais 3G ou mesmo através de suas antenas (não sei se é possível). Mas saiba que a Claro por exemplo, já está realizando testes com o 4G, ou seja, em futuro não tão distante já podemos pensar em smartphones utilizando a conexão 4G.

Ainda não se sabe como  SKY irá fornecer o seu serviço e muito menos qual será o preço, mas isso nos mostra que o Brasil não está tão atrasado em relação ao mundo e quem mais ganha com isso somos nós consumidores.


--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip