amsung lança Galaxy Note


Samsung lança Galaxy Note - mistura de tablet e smartphone. Nós experimentamos!

Gadget foi lançado mundialmente ontem, e inaugura uma nova categoria de produtos eletrônicos




r
galaxy note


No último mês de setembro, quando estivemos na IFA (uma das maiores feiras de eletrônicos de consumo da Europa), fizemos nosso primeiro contato direto com o Samsung Galaxy Note, produto da fabricante coreana que é uma mistura de smartphone com tablet - para se ter uma ideia, a tela do "gigante" mede 5,3 polegadas, conta a já avantajada tela de 4,3 polegadas do Samsung Galaxy II. Muitas pessoas podem se perguntar, logo de cara: "mas para que eu teria um smartphone com tela tão grande?" ou "por que teria um tablet com tela tão pequena?". Mas a resposta é simples, e a intenção da Samsung é ousada: na verdade, o que a empresa quer, ao lançar um produto desses, é inventar e popularizar uma nova categoria de gadgets - ou fazer com que a população tenha mais um sonho de consumo, além dos já desejados smartphones, tablets, Smart TVs, home theaters e tantos outros eletrônicos... A aposta é que, agora, todos também sentirão a necessidade de ter um "Note" e se perguntarem: "como vivi até hoje sem um aparelho desses?" Hwan Kim, Vice-Presidente da área de Mobilidade da Samsung para a América Latina, explicou, em entrevista exclusiva para o Olhar Digital: "Nós fizemos uma pesquisa com 12 mil usuários de smartphones em 9 países diferentes. Perguntamos que tipo de funções eles gostariam de ter em suas mãos. Daí, descobrimos que as pessoas não querem carregar muitos aparelhos diferentes no bolso, querem uma tela maior para smartphones e querem as funcionalidades dos tablets incorporadas aos seus dispositivos móveis. Para resolver esses problemas, desenvolvemos o Galaxy Note".

Na semana passada, durante visita à fábrica da Samsung na Coréia do Sul, tivemos a oportunidade de "brincar" novamente com o aparelho. E, observando a empolgação dos outros colegas que estavam por lá, ficou fácil dizer que o novo aparelho, certamente, terá uma fatia de mercado garantida. As meninas já encontraram no Note (que vem com aquelas canetinhas típicas dos smartphones mais antigos) o substituto digital para seus moleskines, enquanto os executivos viram, na agenda cheia de recursos, uma ótima maneira de organizar suas obrigações. Também foi possível ver desenhos digitais incríveis feitos com a caneta (que detalharemos abaixo) - o que chamará a atenção de designers também. "A ideia é permitir que as pessoas façam de tudo, mesmo em movimento", explica Mr. Lee.

Mas vamos às especificações do aparelho: como já dito, a tela de 5,3 polegadas é a maior entre os smartphones, e a menor entre os tablets. A resolução também é muito boa: 1280 x 800 pixels (algo que só existia até agora nos tablets ou nos laptops - é impossível enxergar cada pixel na tela a olho nu), com tecnologia Super AMOLED. Na prática, o Note se comporta como um "telefone de Itu" e chega a ser até engraçado levá-lo à orelha para conversar. Por outro lado, o super smartphone não incomodou ao ser colocado no bolso - é claro, a calça fica marcada (são 146.8 x 82.9 x 9.6 mm), mas ele não é pesado (178 gramas) e nem atrapalha movimentos. A S Pen (caneta stylus, que te permite escrever na tela), que já parecia ter morte declarada por outras fabricantes, ressurge no aparelho da Samsung e você deverá usá-la para quase tudo: navegar pelos menus, desenhar, escrever notas (há um reconhecimento da sua escrita, que transforma tudo o que você anotou em texto "digitado") e até mesmo editar vídeos ou apresentações em PowerPoint. Outro detalhe legal da caneta é a possibilidade de desenhar com ela. A força com que você a aperta contra a tela dita a intensidade do traçado (como em um lápis comum), e é possível escolher cores e espessura da ponta também. Com um simples toque, é possível "tirar uma foto" da sua tela, fazer anotações sobre a imagem e enviar, via email, para qualquer pessoa. A Samsung promete, ainda, disponibilizar um pacote SDK para a caneta, permitindo que desenvolvedores criem novas funcionalidades para ela.

Tecnicamente falando, o aparelho roda o Android 2.3.5 (Gingerbread - mas já foi anunciado o upgrade para o Ice Cream Sandwich), é equipado com um processador de 1,4 GHz (bem esperto, por sinal), oferece 16 GB de memória interna (expansível para 32 GB com SD Card), câmera de 8 MP com Flash LED que consegue gravar vídeos em 1080p/30 fps e já vem preparado para LTE. O aparelho estará à venda em alguns mercados a partir de 2 de novembro. Ainda não há previsão de venda no Brasil, mas, ao analisarmos os últimos produtos da empresa, podemos afirmar que o Note não deve demorar a chegar por aqui. Quase todos os lançamentos recentes da Samsung privilegiaram o mercado brasileiro, colocando-o entre os primeiros da lista. Na Inglaterra, o gadget está sendo vendido a 600 libras (cerca de R$ 1600,00) mas ainda não há um preço definido no Brasil. O que nos resta é aguardar um pouquinho e esperar as vendas do Note por aqui!

--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip