Será que agora a Nokia pode voltar a liderança mundial?

Aconteceu agora a pouco o tão esperado Nokia Word onde a Nokia mostrou seus tão aguardados Windows Phone, e Stephen Eloop os descreveu como os "primeiros Windows phones de verdade". Exageros a parte, foi concretizado o que os rumores diziam e foram lançados 2 modelos: Nokia Lumia 800 e Lumia 710. Até ai tudo bem, mas essa ocasião é o que a Nokia espera ser o começo de sua volta por cima. A outrora líder absoluta no mundo dos smartphones tem decaído cada vez mais durante os 2 últimos anos, para ser mais exato desde que o iPhone foi mostrado ao mundo e depois piorou com a chegada do Android.

nokia-windows-phone-7-A missão de Stephen Eloop era fazer com que a Nokia voltasse a ser líder, e a primeira grande decisão que partiu dele foi colocar o Symbian em segundo plano e fazer parceria com sua ex-empresa Microsoft, a Nokia passaria então a usar o Windows Phone 7, sistema que ainda não emplacou no mercado mundial. A decisão foi muito criticada, mas pare para pensar: Quais eram suas alternativas? melhorar o Symbian? por melhor que o Symbian seja ele ficou manchado na mídia especializada e isso nunca vai mudar. Usar Android? isso também nunca aconteceria já que a Nokia costuma fazer coisas diferentes as dos concorrentes e o Android é usado por TODOS os fabricantes. Então sobrou o Windows Phone, mas você pode se perguntar: Mas o Windows Phone também é usado por outros fabricantes, sim, de fato é, mas no acordo entre as empresas a Nokia é a única que pode fazer alterações no sistema, embora muitos não saibam existe pessoal da Nokia trabalhando junto com os desenvolvedores da Microsoft, um exemplo disso é o próprio Nokia Drive que equipa os Lumias, se trata de uma versão do Nokia Maps, famoso navegador usado nos Symbians. Só para lembrar ainda não existem muitos softwares de navegação GPS para Windows Phone, nos EUA há o Bing que está sendo muito elogiado mas nem de perto se compara ao já consagrado Nokia Maps que em minha opinião é o melhor sistema de navegação GPS assistida que há para smartphones.

Mas e aí, será que a Nokia pode dar a volta por cima e voltar ao topo? para ser direto, a curto prazo não, pois o Android não para de crescer e com a chegada do Ice Cream Sandwich ele atingiu uma madurez equivalente ao iOS, já esse vai continuar firme e forte pelo simples fato que quem usa ele não vai migrar para o Android e muito menos para o Windows Phone. Mas a médio e longo prazo a Nokia, dependendo de sua estratégia, pode sim voltar a ser líder.

Alguns fatores podem levar a isso. Primeiro que a Nokia não comercializa só Windows Phones, o Symbian ainda está aí firme e forte e acreditem, ainda vendendo bem, então a Nokia só tem que saber trabalhar em cima do Windows Phone agora. Como o sistema em si não vai ser diferente de outras marcas a Nokia tem que trabalhar no que ela pode ser diferente: No seu Hardware – não estou falando só de processador e memória e sim de construção, câmera, acabamento e etc. E também em suas próprias soluções de software como no caso o Nokia Drive, e por último: No seu preço. E a Nokia começou bem com os 2 lançamentos de hoje.

O Nokia Lumia 710 tem uma construção simples de plástico porém manteve um bom Hardware porém isso impactou diretamente em seu preço, afinal na Europa ele é metade do preço do HTC Ultimate e oferece praticamente a mesma experiência se não melhor. Já o Nokia Lumia 800 embora não seja tão barato assim ainda é mais barato que outros tops como Galaxy S2 ou iPhone 4S, no que se destaca? primeiramente seu corpo feito de policarbonato que é único além do N9 e sua câmera, TODOS sabem que quando a Nokia faz um câmera phone automaticamente são os melhores, um exemplo é o Nokia N8 que ainda é absoluto nesse quesito, quer dizer, era, já que o Lumia 800 promete ser melhor.

Me respondam uma coisa: Se vocês pudessem comprar um HTC Ultimate que é um pouco mais caro mas tem uma tela enorme de 4,7 polegadas e o Nokia Lumia 800, o que pesaria: Uma tela enorme ou uma câmera MUITO superior e um software GPS off-line? Eu nem pensaria duas vezes: Nokia Lumia 800.

Resumindo a Nokia pode sim voltar a liderança, e nesses 2 últimos anos o Lumia 800 é o primeiro smartphone da Nokia que me deu vontade de voltar para a marca. E vocês: Ainda acreditam no sucesso da Nokia? Acham que o Lumia 800 realmente vai valer a pena ser comprado?


Saiba tudo sobre o Nokia Lumia 800, top de linha com Windows Phone 7

lumia800-2

Finalmente, depois de tantos desencontros a Nokia mostra o seu top de linha, o carro chefe da empresa a partir de agora. Após anunciar o Nokia Lumia 710, smartphone com Windows Phone que será o mais barato do mundo, a Nokia também mostrou o Lumia 800 que lembra bastante o atual top Nokia N9 com sistema MeeGo, na realidade acho que é praticamente a mesma carcaça.

Apelidado por Eloop de o "primeiro Windows Phone real," ele tem um processador Qualcomm MSM8255 CPU 1.4GHz e é feito de uma peça inteira de 12,1 milímetros feito de policarbonato super resistente com bordas afinadas na parte superior e inferior. A tela é de 3,7 polegadas de AMOLED com resolução de 800 x 480, a câmera traz novamente as famosas lentes Carl Zeiss, a câmera é de 8MPx e deve ser semelhante a do Nokia N8. Ele conta com armazenamento de 16GB e 512MB de RAM.

O diferencial da Nokia com Windows Phone frente a outros são os serviços, o primeiro é que quem adquirir um Nokia 800 tem automaticamente 25GB no serviço SkyDrive da Microsoft, Nokia Drive que é o Nokia Maps do Windows Phone, Nokia Music e outros serviços. Aqui o site dedicado a ele.

 

A câmera do Lumia 800 tem abertura de f/2.2 e é projetado especificamente para ambientes com pouca luz, esse vai competir diretamente com o Xperia Arc tem uma câmera semelhante.

Agora o principal:  O Preço. O Lumia 800 chega custando 420 Euros que dá cerca de 1000 Reais e já está em pré-venda na França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido e deve chegar no início de novembro. Depois no fim do ano chega em para Hong Kong, Índia, Rússia, Cingapura e Taiwan e no ano que vem chega e outros países onde provavelmente se inclui o Brasil.

Sinceramente? depois de ter testado o HTC Ultimate com Windows Phone 7.5 digo que o sistema me conquistou e depois de saber que o Lumia 800 tem uma excelente câmera e vem com o Nokia Drive (Nokia Maps) algo inexistente no HTC acho que ele tem grandes chances de ser meu próximo smartphone. E vocês, o que acharam? acham que finalmente a Nokia pode voltar a ser a Nokia de antigamente?

Nokia mostra Lumia 710: O Windows Phone mais barato do mundo!

A Nokia finalmente oficializou seus smartphones com Windows Phone em um evento agora pouco, como os rumores previam 2 modelos foram lançados: Nokia Lumia 800 e Lumia 710. O Hardware é exatamente o que esperávamos graças as informações vazadas ao longo do mês, porém de uma coisas não sabíamos: O preço, a Nokia vai ser bem agressiva principalmente no modelo Lumia 710 que promete ser o smartphone mais barato do mundo que chegará por 270 euros que nos fá algo em torno de 660 Reais.

lumia710a

O Nokia Lumia 710 obviamente roda o Windows Phone 7.5 e tem processdor de 1,4GHz, chip gráfico dedicado e tela de 3,7 polegadas com tecnologia  clear black. Além disso possui câmera de 5MPx e grava em HD 720p. Como podemos ver ele tem um Hardware muito bom praticamente igual ao irmão mais velho e custa quase metade, porque? é que ele é um smartphone de entrada e tem um acabamento e visual inferior de plástico que inclusive terá cores diferentes para escolha. Outra novidade é que eles virão com o Nokia Drive, a versão do Nokia Maps do Windows Phone.

Com esse preço ele será para o mercado emergente pois chegará primeiro nos países em Hong Kong, Índia, Rússia, Cingapura e Taiwan. O Brasil não está na lista infelizmente, mas vamos aguardar o pronunciamento oficial da Nokia brasileira.

E ai, será que esse será o seu primeiro Windows Phone 7? o que acharam, gostaram? Vejam abaixo alguns videos:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip