Práticas cotidianas no tablet BlackBerry Playbook

Práticas cotidianas no tablet BlackBerry Playbook


A cidade escolhida para o anúncio foi São Paulo. Lá, no hotel Unique, a empresa canadense responsável pelo smartphone mais corporativo do mercado, e isso entendamos como adoção em massa por profissionais para ajudá-los nas entendiantes tarefas diárias, mostrou o tablet Playbook, que entrará no mercado brasileiro para concorrer contra o iPad e outros.
Tenho absoluta convicção que todos terão possibilidade de ler em qualquer site especializado (ou não) em tecnologia quanto custará o "brinquedo", onde comprar, qual a velocidade do processador, como funcionará o recurso multi-tarefa, navegação em flash, espessura, saída HDMI 1080p, BlackBerry Bridge, camêra dupla e outros detalhes técnicos que o formam.

Portanto, como mero consumidor ou usuário, prefiro manter nossa discussão em outra esfera: a praticidade. Por mais que saibamos todos estes detalhes e usemos para justificar nossa escolha por dispositivo "X" ou "Y", nosso ponto é saber como incorporar tantas vantagens em nossas práticas cotidianas. Pense em "práticas cotidianas" como assistir a um filme.

A fuga do estigma corporativo

Durante a coletiva, o palestrante sobre apps, Angel Andana, Gerente Sênior de Alianças da América Latina, disse ser responsável pela parte mais divertida. E, para comprovar, mostrou sua "habilidade" no jogo Dead Space. Entenda isto como morrer em 5 segundos cruelmente por não ter absoluta noção em como usar o item mais dispensável do jogo: a pistola.

Eu testei por alguns minutos o Need for Speed Undercover. Confesso não ter tido um grande apreço pelo jogo, nem em termos gráficos, pois os achei bem serrilhados, nem em termos jogáveis, pois inclinar o tablet para aumentar a velocidade do carro (recurso acelerômetro) e "riscar" a tela para acionar o turbo é meio cansativo para mim e meus dedos.

Independente destes relatos fúteis, Playbook foi projetado para ser uma plataforma de jogos,  sem dúvida. E você terá a disposição joguinhos como Angry Birds, Plants vs. Zombies e outros que seguirão esta linha de entretenimento. Simples, casuais, marcas características dos jogos para dispositivos sensíveis a gestos.

Se você não faz parte dos gamers, mas sim da turma dos "vídeos", existem duas saídas: ou assistir a qualquer vídeo numa tela de 7 polegadas ou usar o recurso HDMI de 1080p para reproduzí-los numa tela maior. Não se preocupe com a qualidade, o Playbook tem capacidade para reproduzir vídeos em alta-resolução (H.264. MPEG4 e WMV).

Como isso mudará sua vida? Talvez não mude, mas acrescente pelo recurso nativo de usar uma outra tela para mandar vídeos ou apresentações, por exemplo, enquanto o pequeno tablet fica disponível para ser usado em qualquer outra atividade. Aí veremos como funcionará na prática a ideia multitarefa e o multiprocessamento de tarefas.

A próxima etapa para considerarmos é a navegação e o suporte à Flash.  E o ponto principal é: você conseguirá navegar em sites feitos em Flash. Ponto final. Se isso faz diferença para você, como faz para mim também, apesar dos percalços de segurança do plugin, não tem muito para dizer. Apenas esperar o HTML5 vingar, também suportado pelo Playbook.

Por fim, grande parte da coletiva foi orientada aos aplicativos e recursos multimídias do tablet. Vale considerar que pouco foi falado da câmera. Hoje é dia é um recurso essencial e espalhado em todos dispositivos. De qualquer forma, a coletiva foi uma clara demonstração de como a RIM enxerga seu dispositivo: não apenas uma geringonça para ser sincronizada.

Ela a vê como um aparelho para entretê-lo, seja através de recursos visuais, auditivos ou desafiadores, como no caso dos jogos, seja navegando. Resta esperarmos um pouco para ver se o Playbook conseguirá extinguir a visão "feita para trabalhar com efetividade" herdada do Blackberry e brilhará no mercado de tablets como dispositivo para entretenimento.

BlackBerry PlayBook

• Touch screen LCD 1024×600 WSVGA de 7″
• Ultraportátil e fino: 425g, e 130mm x 194mm x 10mm
• Processador Dual Core de 1 GHz
• BlackBerry® Tablet OS com suporte para multiprocessamento simétrico
• Reprodução de áudio MP3, AAC e WMA
• Suporte para reprodução de vídeo em alta resolução (H.264, MPEG4, WMV)
• Saída HDMI 1080p
• Duas câmeras HD 1080p para videoconferências e captura de vídeo (3MP frontal e 5MP
traseira)
• Memória RAM de 1 GB
• Até 64 GB de armazenamento interno (modelos de 16, 32 e 64 GB)
• GPS, Sensor de Orientação (Acelerômetro), Sensor de Movimento de 6 Eixos (Giroscópio),
Bússola Digital (Magnetômetro)
• Alto-falantes e microfones estéreos
• Conectividade Wi-Fi® (802.11 a/b/g/n)
• Suporte para Bluetooth® 2.1+EDR



--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip