Celulares GSM são vulneráveis a ataque hacker, diz pesquisador

Criminosos podem enviar SMS e até realizar chamadas remotamente

Reuters


BERLIM - Um especialista em segurança de celulares afirmou que uma vulnerabilidade vulnerabilidade em redes GSM permite que hackers acessem os aparelhos remotamente. Segundo Karsten Nohl, diretor do Security Research Labs, na Alemanha, os criminosos seriam capazes de enviar mensagens de texto e até realizar chamadas. Cerca de 80% dos celulares do mundo usa redes GSM.

De acordo com Nohl, ataques semelhantes contra um número menor de smartphones já foram realizados no passado, mas a nova forma de invasão pode expor qualquer celular que utilize a tecnologia GSM.

- Pode-se atingir centenas de milhares de aparelhos em um prazo relativamente curto - disse Nohl antes de uma apresentação em uma convenção em Berlim, nesta terça-feira.

Ataques a sistemas empresariais de telefonia fixa são bastante comuns, muitas vezes envolvendo números de telefones que cobram uma tarifa adicional por chamada, estabelecidos por hackers na Europa Oriental, África e Ásia. Os hackers instruem o telefone invadido a ligar para esses números, recolhem o dinheiro angariado e abandonam o uso do número antes que a atividade possa ser rastreada. Os usuários, em geral, não identificam o problema antes de receber suas contas, e as operadoras muitas vezes arcam com o custo.

Ainda que Nohl não deva apresentar detalhes quanto ao método de ataque, na conferência, ele disse que os hackers serão capazes de reproduzir o código necessário aos ataques em questão de semanas.

As redes móveis da T-Mobile, na Alemanha, e da SFR, na França, oferecem aos seus clientes a maior proteção contra criminosos online que desejem interceptar suas chamadas ou rastrear seus movimentos, de acordo com um ranking que Nohl vai exibir na apresentação.

O novo ranking, disponível no site gsmmap.org, permite que o consumidor veja como sua operadora está se saindo nesse sentido, e que qualquer interessado participe da avaliação do nível de segurança de cada operadora.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/celulares-gsm-sao-vulneraveis-ataque-hacker-diz-pesquisador-3520977#ixzz1hlYv3wDs
© 1996 - 2011. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip