O que é SMS e como economizar?

Mensagem de texto, torpedo, SMS... já ouviu falar? Apesar de muito popular no Brasil, esse ainda é um serviço caro por aqui. Nós já temos SMS há mais de 10 anos, mas sua história não é muito contada. Foi pensando nisso que elaboramos este artigo, contando de onde veio a possibilidade de mensagens em celulares e também com algumas alternativas para economizar bons trocados.

SMS-sxc-20111130180754SMS (Foto: Reprodução)

O SMS, conhecido por aqui como "torpedo", é uma sigla que significa Short Message Service, ou Serviço de Mensagens Curtas em inglês. Por mais moderno que possa parecer, ele foi utilizado pela primeira vez no começo dos anos 90. A ideia inicial era de se utilizar um serviço de mensagens, com até 160 letras (sendo que você usa 140 e outras 20 ficam para controle da operadora) que seria entregue por partes do sistema não utilizados, e com baixíssimo custo.

Mas como tudo isso funciona?

Por mais estranho que possa parecer, o "espaço" que hoje utilizamos para enviar mensagens já era usado quando um celular ligava para o outro antes mesmo da invenção dos SMS. Nesse momento, uma mensagem era enviada para o receptor avisando o celular que ele deve tocar. Esta mensagem também informa em qual frequência deverá funcionar a conversa entre os aparelhos.

Para driblar este valor, e também sair da dependência das operadoras para a entrega das mensagens, mais recentemente começaram a surgir alguns aplicativos que utilizam a internet para trafegar estes recados A diferença é que agora não há limite de letras e existe a possibilidade de enviar muito mais do que simples mensagens. Vamos listar alguns desses serviços para vocês.

Whatsapp

unnamedWhatsApp (Foto: Divulgação)

Esse aplicativo permite que todas as plataformas mais populares conversem entre si e há a possibilidade de compartilhar fotos, textos, localização e informações sobre contatos salvos na agenda. O aplicativo roda gratuitamente no iPhoneAndroidBlackBerrySymbian, aparelhos da Nokia mais antigos, os Série 40, e Windows Phone.

Kik

Assim como o Whatsapp, esse programa funciona na conexão que estiver presente no momento (Wi-Fi, 3G, GPRS, EDGE…) e utiliza um sistema que reconhece mais de uma plataforma. Isso significa que donos de um iPhone podem conversar comAndroids,SymbiansWindows Phone e BlackBerry sem qualquer problema. O aplicativo é de graça.

Touch

unnamed (1)Touch (Foto: Divulgação)

Com uma abrangência um pouco menor do que os outros dois, este app também permite o envio de textos, fotos, vídeos, localização e muito mais. O aplicativo está disponível, de graça, para iPhoneBlackBerry e Android.

Facebook Messenger

Este aplicativo é um app separado do Facebook, apenas para o chat da rede social. Ele funciona da mesma maneira que os outros que falamos, só que aqui os seus amigos do Facebook podem falar com você a partir do computador ou de outro celular. O app está disponível gratuitamente para iPhoneBlackBerry e Android.

Mesmo quem quiser, de outros celulares, utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo comum do Facebook e enviar a mensagem. Funciona da mesma forma, só que neste caso quem não tem o Messenger tem que verificar manualmente as novas mensagens. Para baixar o app, para qualquer celular, acesse a página do Facebook Messenger.

Lembramos que todos estes aplicativos utilizam a internet do celular para se comunicar com outros aparelhos. Mesmo com os pacotes de torpedos baratos que temos hoje, principalmente nos planos pré-pago, sai ainda mais em conta utilizar os planos de internet ilimitada por centavos ao dia. Ou ainda utilizar redes Wi-Fi, que é quando você não gasta nada para enviar mensagens.

--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip