Oito empresas são processadas por uso de programa espião em smartphones


Os advogados das firmas Sianni & Straite LLP, Eichen Crutchlow Zaslow & McElroy LLP e Keefe Bartels L.L.C.entraram com uma ação pública contra oito companhias envolvidas no "escândalo do software de monitoramento de celulares", na definição dos acusadores. O processo corre no tribunal federal de Delaware, nos Estados Unidos, e vai colocar as fabricantes AppleHTCSamsung eMotorola no banco dos réus.

As operadoras AT&TSprint T-Mobile também estão sendo acusadas, além, é claro, da CarrierIQ, empresa responsável por desenvolver o aplicativo espião. Descoberto na semana passada, ele vem instalado nos aparelhos vendidos junto a operadoras e monitora todas as atividades do usuário, enviando os dados para um servidor remoto com propósitos que ainda não ficaram claros.


Tendo isso em vista, os advogados afirmam que o software é "uma violação sem precedentes dos direitos de privacidade de 150 milhões de usuários de celulares". A CarrierIQ alega, por sua vez, que o app em questão é uma ferramenta de diagnóstico para fornecer às operadoras e fabricantes informações detalhadas sobre as causas de quedas nas ligações e outros problemas de desempenho e que não envia informações pessoais em tempo real.

Mesmo assim, desde a descoberta do "espião", várias empresas estão sofrendo processos, já que o software está presente em dispositivos de diversos fabricantes e operadoras. Na semana passada, a CarrierIQ, a Samsung e a HTC começaram a enfrentar suas primeiras ações judiciais.


--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip