Postagens

Mostrando postagens de Junho 15, 2011

Google finalmente começa a combater fragmentação no Android

Imagem
O aspecto livre e aberto do Android tem sido bom e ruim para o robozinho. O sistema operacional móvel do Google está disponível para qualquer fabricante que queira usar, ou seja, tem Android pra todo lado! Só que isso significa personalizações do sistema, que às vezes tornam o sistema feio, inutilizável, ou ambos. E também significa fragmentação nas versões do Android. Isso parece estar mudando, finalmente. De acordo com a Bloomberg, o Google passou os últimos meses colocando limites para os parceiros do Android. Quem quiser licenciar o Android tem que assinar "cláusulas de não-fragmentação" – com isso, o Google dá a palavra final sobre mudanças que as fabricantes quiserem fazer nosistema. Andy Rubin, chefe do Android no Google, diz que cláusulas como estas sempre existiram, mas parece que agora estão sendo cumpridas de forma mais rígida. Segundo John Lagerling, diretor global de parcerias do Android, a ideia é manter um controle de qualidade, eliminar bugs mais rápido e…

Nokia em crise: desempenho em smartphones piora, vendas caem; Android à vista?

Imagem
A Nokia fez o que pôde para tentar voltar aos dias de glória: trocou altos executivos, concentrou sua linha desmartphones high-end em poucos aparelhos e, nesses celulares, vai trocar o Symbian por um sistema moderno. Mas isso ainda está para dar resultados: no trimestre passado, até as vendas de celulares normais sofreram, e a participação da Nokia no mercado de smartphones caiu de novo. Tanto que o CEO da Nokia aparentemente sugeriu adotar sistemas como o Android. A Nokia vendeu 10% menos celulares normais, ou dumbphones, que no mesmo trimestre do ano passado. A empresa já tinha visto uma queda no trimestre passado também – só que o mercado de dumbphones segue crescendo, mesmo com o advento dos smartphones. É a Nokia que parece estar ficando para trás nesse mercado, onde é líder há muito tempo. Quanto aos smartphones, a Nokia viu um aumento nas vendas, mas uma queda na participação de mercado. Ou seja, ela até vendeu mais smartphones, só que cresceu menos que a concorrência. Fora…

Google é processado por rastrear smartphones com Android

Imagem
Não só clientes do iPhone foram à Justiça devido ao caso recente de rastreamento: dois donos de smartphonesAndroid estão processando o Google pelo mesmo motivo. Assim como os usuários do iPhone, eles querem transformar o processo deles em uma ação judicial coletiva. Os dois americanos, donos do HTC Inspire 4G – uma variante do Desire HD  – dizem no processo, aberto em 27 de abril, que eles foram rastreados "como que por um dispositivo de rastreamento, para o qual um mandado judicial seria normalmente necessário". Claro que eles querem US$50 milhões em danos, mais uma ordem judicial para forçar o Google a parar de rastrear os donos de aparelhos com Android. Mas vai ser difícil que os dois ganhem este processo, porque – ao contrário do iPhone – o Google pergunta se os usuários querem dizer onde estão, oferecendo a opção de "coleta, compartilhamento e uso da localização", de acordo com o Google. A empresa disse que "quaisquer dados de localização que sejam en…

Hands-on de vídeo: Sony Xperia PLAY

Olá a todos.Como um tratamento especial, vamos passar a próxima semana olhando para o Sony Xperia PLAY e alguns de seus jogos.Bem-vindo à semana PLAY.Vamos começar dando uma olhada no próprio dispositivo.As características básicas incluem os quatro botões padrão do Android de volta, em casa, opções e de pesquisa.Eles são reais botões tradicionais, em vez de botões sensíveis ao toque, e eu prefiro assim.A tela de quatro polegadas é nítido e claro, e uma das telas sensíveis ao toque melhor que eu já joguei em.Tudo o que eu joguei estava ótimo na resolução 854x480.Você pode ver a frente da câmera direita acima do logotipo da Sony lá.