UM DIA DE SILENCIO EM HOMENAGEM AOS MORTOS NO DESABAMENTO NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO

Desabamento de prédios no Rio é notíciado na imprensa internacional

Posted: 26 Jan 2012 02:41 AM PST

O desabamento de dois prédios e um sobrado no centro do Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira, foi noticiado pela imprensa internacional.

O site do jornal espanhol "El País" ressaltou que o acidente ocorreu no centro nervoso do Rio, onde milhares de pessoas trabalham em edifícios altos.

"The Washington Post", dos Estados Unidos, publicou uma galeria de imagens do acidente e destacou a entrevista do prefeito da cidade, Eduardo Paes, que atribuiu o ocorrido aos danos estruturais do edifício, não se tratando de uma explosão.

O site da rede britânica BBC disse que as causas do desabamento ainda não sãoconhecidas, mas testemunhas relataram uma explosão antes do desmoronamento, além de forte cheiro de gás.

Em seu site, a TV norte-americana CNN exibiu imagens feitas de um helicóptero que sobrevoou o local.

Fonte: G1

 

Antes de desabar, rebocos se desprenderam da fachada do prédio

Posted: 26 Jan 2012 02:00 AM PST

O vendedor de água Vicente da Cruz, que estava perto do prédio que desabou na noite desta quarta-feira, no centro da capital fluminense, disse que quase ficou sob os escombros. Segundo ele, só escapou porque correu quando percebeu que o reboco da fachada do edifício estava se desprendendo.

"Em menos de cinco minutos tudo começou a cair nas pessoas que estavam embaixo, que começaram a correr assustadas", disse o ambulante ainda com a roupa suja de poeira.

Defesa Civil e bombeiros buscam desaparecidos em desabamentos no Rio

Dois prédios e um sobrado desabam no centro do Rio de Janeiro

* Com informações da Agência Brasil

Defesa Civil e bombeiros buscam desaparecidos em desabamentos no Rio

Posted: 26 Jan 2012 01:33 AM PST

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro intensificaram nesta quinta-feira (26) as buscas por vítimas dos desabamentos de três prédios no centro da cidade. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas – quatro homens e uma mulher – e 20 estão desaparecidas. Cães farejadores identificaram dois focos onde, possivelmente, existam pessoas soterradas. Por segurança, a área, que é bastante movimentada, foi interditada desde a madrugada.

Policiais investigam as causas dos desabamentos. A suspeita mais provável, segundo os investigadores, é de colapso nas estruturas dos prédios, como falhas nas projeções. Foram descartadas motivações provocadas por vazamento de gás nos edifícios. O trabalho é dificultado pela poeira e a sujeira no local.

Para atender às famílias, foram montados dois núcleos de atendimento – um na Câmara Municipal do Rio e outro em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF). Os dois locais estão próximos aos prédios que desabaram. Os atendimentos são feitos por funcionários da Defesa Civil e a prefeitura.

As cinco pessoas feridas foram retiradas dos escombros e levadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos quatro homens e mulheres.

Os desabamentos ocorreram nesta quarta-feira (25) à noite e atingiram três prédios antigos da região central. Os edifícios que desabaram tinha 20, 10 e quatro andares. O menor deles estava entre os outros dois, por isso, inicialmente, não foi informado o terceiro desabamento. Um grupo de 80 homens do Corpo de Bombeiros, com o apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil, trabalham na área.

Vários carros que estavam estacionados na região ficaram cobertos de poeira em decorrência dos escombros. Edifícios localizados em volta dos prédios desabados também ficaram encobertos, como o prédio no qual funcionava uma agência do Banco Itaú e uma padaria. Nas proximidades também fica o tradicional Bar Amarelinho, que reúne políticos, artistas e jornalistas há décadas.

* Com informações da Agência Brasil

Confira a imagem dos prédios antes do desabamento:

Veja as imagens no local do desmoronamento:

Assista ao vídeo:

Dois prédios e um sobrado desabam no centro do Rio de Janeiro

Posted: 25 Jan 2012 04:08 PM PST

Dois prédios e um sobrado desabaram por volta de 20h30 desta quarta-feira (25) na região da Avenida Treze de Maio, no Centro do Rio de Janeiro, de acordo com informações do Centro de Operações da Prefeitura.

Cinco feridos haviam chegado ao Hospital Souza Aguiar até 0h desta quinta-feira (26), também no Centro da cidade. Um deles já foi liberado.

De acordo com os bombeiros do Quartel Central, houve uma explosão seguida do desabamento parcial do prédio perto da Cinelândia, área considerada histórica do centro do Rio. No seu entorno ficam o Theatro Municipal, o Quartel Central da Polícia Militar e a Câmara Municipal do Rio.

Equipes da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estão trabalhando no local. Vários carros que estavam estacionados na Rua 13 de Maio ficaram cobertos de poeira, devido aos escombros. Os bombeiros confirmaram também que havia um forte cheiro de gás na região.

No saguão do prédio funcionava uma agência do Banco Itaú e uma padaria. Nas proximidades também ficam o tradicional Bar Amarelinho, que reúne políticos, artistas e jornalistas há décadas.

Um dos prédios que desabaram estava passando por reforma no quinto andar

O prédio de 20 andares, que desabou por volta das 20h10 desta quarta-feira, estava passando por reforma no quinto andar. As paredes divisórias tinham sido retiradas recentemente e no local foi aberto um grande salão.

De acordo com as equipes do Corpo de Bombeiros que trabalham no local, apenas o zelador de nome Marcelo, que foi retirado com vida dos escombros, disse que no momento do desabamento apenas ele estava no prédio. Antes, porem, foram ouvidos três estalos, quase simultâneos, e quem passava na hora conseguiu correr. Foi o caso do auxiliar de manutenção, Júlio César de Oliveira Brandão, 40 anos. "Após o terceiro estalo seguido, o prédio desabou. Caiu de uma vez. Houve muita fumaça que tomou conta de toda a região da Cinelândia. O prédio caiu de lado. A queda provocou um estouro e caiu", disse.

O edifício ao lado, de número 46 da Avenida 13 de Maio, com cinco andares, também foi atingido e desabou parcialmente. O servidor público Aloísio Pereira, de 41 anos idade, também passava na hora do desmoronamento. Segundo ele, "a queda foi rápida, com um estrondo muito forte, e muita fumaça tomou conta da área".

O médico anestesiologista do Hospital dos Servidores do Estado |(HSE), José Antonio Diniz, mora nas proximidades da Cinelândia. Ao saber do desabamento pela televisão, foi de moto para o local, e apresentou-se como voluntário. Ele ajudou a retirar dos escombros o zelador de um dos prédios, identificado apenas como Marcelo, que aparentemente estava bem e deu informações importantes sobre a logística do prédio. Segundo o médico, o zelador declarou que apenas ele estava no edifício.

José Diniz disse ainda que chegou ao local praticamente junto com as equipes do Corpo de Bombeiros. "Há escombros em uma altura de 30 metros e ainda há fumaça no local. O prédio tem dois elevadores e os bombeiros concentraram as buscas por vítimas nas áreas próximas ao elevadores", declarou.

A Avenida Rio Branco está interditada desde a Avenida Presidente Vargas para facilitar o trabalho das equipes de socorro. Máquinas pesadas com pás mecânicas estão no local para auxiliar na retirada dos escombros e facilitar o acesso das equipes de socorro.

Por causa do desabamento dos dois prédios na área central da cidade, a concessionária MetrôRio, por motivo de segurança preventiva, resolveu fechar as estações Cinelândia,

Carioca, Uruguaiana e Presidente Vargas. Com o fechamento, a Linha 1 do metrô está funcionando das estações Glória até a General Osório, no Leblon; e da Saens Peña, na Tijuca, à Central do Brasil. Na Linha 2 o metrô está operando da Pavuna, na zona norte, ao Estácio, na região central da cidade.

* Com informações da Agência Brasil


--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip