Algar, Claro, Oi, TIM e Vivo terão interoperabilidade de SMS a cobrar até o fim de junho

Estão avançadas as negociações entre Algar Telecom, Claro, Oi, TIM e Vivo para implementar a interoperabilidade do serviço de SMS a cobrar. A expectativa é de que até o final de junho os clientes dessas operadoras possam trocar mensagens de texto a cobrar. A novidade deve incrementar em aproximadamente 30% a receita com o serviço, projetam fontes do mercado, levando em conta o resultado obtido no Chile depois que a interoperabilidade começou a funcionar entre as três principais operadoras do país.

O serviço de SMS a cobrar existe há mais de um ano no Brasil, utilizando uma plataforma fornecida pela desenvolvedora mineira Takenet. Para enviar uma mensagem a cobrar, basta incluir 9090 à frente do número do destinatário. Este recebe uma mensagem perguntando se aceita pagar por um SMS a cobrar daquele remetente. O preço costuma ser um pouco mais alto que o de uma mensagem normal. A princípio, o serviço funcionava apenas entre assinantes de uma mesma operadora. No fim do ano passado, Oi e TIM firmaram o primeiro acordo de interoperabilidade, que agora deve ser expandido para as demais teles que oferecem o SMS a cobrar.

Para completar o mercado nacional, faltam apenas Nextel e Sercomtel adotarem a plataforma. Ambas já decidiram fazê-lo e estão neste momento em fase de planejamento de projetos. Ao todo, o SMS a cobrar com a plataforma da Takenet está presente em 11 operadoras da América Latina.


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