Google e a competição contra a Apple

A Google Inc., sem se deixar abater por uma tentativa efêmera de produzir e vender seus próprios smartphones, está usando a mesma abordagem agora com os tablets, na sua luta para roubar mercado do iPad, da Apple Inc.

Agence France-Presse/Getty Images

O tablet Galaxi Note 10.1 da Samsung, que usa o sistema o Android, começará a ser vendido este ano.

A gigante da internet vai vender tablets com sua marca diretamente aos consumidores, através de uma loja on-line parecida com as das concorrentes Apple e Amazon.com Inc., segundo pessoas a par do assunto. A medida é uma tentativa de impulsionar as vendas fracas dos tablets que usam o sistema operacional da empresa, o Android.

A Google trilhou esse caminho com os smartphones que usam o Android, em 2010, quando tentou vender um aparelho chamado Nexus One, fabricado pela HTC Corp. Mas cancelou a iniciativa depois de vários meses, quando outros smartphones que rodam Android começaram a vender mais.

Tal qual aconteceu com o Nexus One, os futuros tablets com Android deverão ter a marca da Google e de outra empresa, disseram pessoas a par da questão. A empresa espera vender aparelhos de vários fabricantes. A Google não fabricará os aparelhos, deixando o hardware a cargo dos seus sócios atuais, como a Samsung Electronics Co. e a AsusTek Computer Inc., disseram as pessoas.

Um desses tablets de marca compartilhada que poderá ser vendido na loja on-line deve ser lançado ainda este ano pela taiwanesa Asus, disse uma dessas pessoas.

Os detalhes do projeto ainda são escassos, inclusive quando a Google planeja lançar a loja on-line. A empresa deve divulgar no meio do ano sua nova versão do sistema operacional Android, apelidada de Jelly Bean, disseram as pessoas familiarizadas com a situação.

A Google não deve demorar a fabricar seus próprios tablets, já que está comprando a Motorola Mobility Holdings Inc. por US$ 12,5 bilhões. O negócio já foi aprovado pelas autoridades dos Estados Unidos e da Europa e está aguardando apenas a luz verde das chinesas. Pessoas a par dos planos da Google disseram que os tablets da Motorola devem ser vendidos pela nova loja on-line.

Um porta-voz da Google não quis comentar, bem como uma porta-voz da Asus.

Ao vender tablets diretamente para os consumidores, a Google endurece o jogo contra a Apple, que dois anos atrás lançou o iPad, hoje líder de mercado.

Os tablets com Android fabricados pela Samsung e outras empresas não têm vendido muito em comparação o produto da Apple. A firma de pesquisa de mercado Gartner estimou, no fim do ano passado, que a Apple conquistaria 73% do mercado de tablets, contra 17% do software Android.

A Google também enfrenta a concorrência da Amazon.com, que mergulhou no mercado de tablets ano passado com seu Kindle Fire, de US$ 199, numa tentativa de capturar o segmento de aparelhos mais baratos.

A Google acredita que o modelo atual de venda de tablets está errado, disseram pessoas que conhecem sua estratégia. A empresa vê que as operadoras de celular, que ajudaram o Android a se tornar o sistema operacional mais usado em smartphones, estão agora sofrendo para repetir esse sucesso com os tablets.



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