Ubuntu para Android


São Paulo – A fabricante Canonical anunciou detalhes da versão do seu aplicativo do Ubuntu para dispositivos Android.

A nova versão também permitirá que dispositivos Android rodando essa versão do Ubuntu possam ser conectados e utilizados em desktops e aparelhos de TV. O aplicativo rodará como um add-on para o Android.

Segundo o fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, essa experiência só será possível devido a atual potência dos processadores de smartphones que podem ser comparados com notebooks de baixo custo.

"Ao conectar o celular a um monitor de computador e um teclado, um ambiente desktop com base na interface Unity se abrirá e o usuário poderá então rodar uma sessão completa de desktop", afirmou Shuttleworth.

O Ubuntu para Android virá com um pacote de programas pré-instalados como e-mail Thunderbird, navegador Chrome e player VLC, sendo possível também baixar outros apps disponíveis para o sistema.

A intenção da Canonical é que empresas também adotem o Ubuntu para Android, pois desta forma os funcionários poderiam levar um "PC no bolso" e reduzir custos operacionais. Segundo a empresa, o software já está sendo disponibilizado para operadoras de telecom e fabricantes de dispositivos móveis que quiserem tirar vantagem desta integração.

O software poderá rodar em qualquer versão do sistema Android, no entanto o smartphone deverá possuir especificações mínimas como processador dual-core de 1GHz, 512MB de RAM, 2GB de armazenamento livre e saída HDMI.

De acordo com a Canonical, o Ubuntu para Android será lançado durante a feira Mobile World Congress, que ocorre na semana que vem em Barcelona. Por enquanto a empresa apenas disponibilizou um site onde exibe mais detalhes sobre o sistema. A versão final do sistema deve estar disponível ao usuário final até o final de 2012. 

também foi anunciado

Linux Ubuntu para TVs




Interface do software é similar à do Ubunto para computador

São Paulo - A empresa Canonical anunciou na CES 2012 o lançamento do software que permitirá compartilhamento com dispositívos móveis e exibirá vídeos por streaming. Aparelhos compatíveis com a plataforma Linux devem chegar ainda esse ano ao mercado.

Desde o fim de 2011 a empresa afirma que deseja, em dois anos, levar a plataforma livre Ubuntu para smartphones, tablets e até carros. Agora, ela expande seus negócios para a mesma área onde Apple e Google ja investem.

A televisão Ubuntu busca ser um aparelho interativo, que saiba como fazer uma interação com a internet através de redes sociais e sites de notícia e entretenimento. A interface apresentada usa o modelo da última versão do sistema operacional para computadores, o Unity. A diferença está nos ícones, que estão maiores e alguns foram redesenhados.

A TV Ubuntu terá um sistema de armazenamento em nuvem - de modo que é possível compartilhar arquivos entre sistemas diferentes. Ainda há uma defasagem de aplicativos para a plataforma, porém. Embora já exista um app para YouTube, produtos como Netflix e Hulu precisam ser adaptados.


--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip