Vale a pena atualizar o Android do seu smartphone para o ics?


A Sony Ericsson fez um pronunciamento onde disse que atualizar smartphones Android para o ICS (Ice Cream Sandwich) não necessariamente é uma boa opção dependendo do seu aparelho. Ela enfatizou que, ao contrário do que muitos dizem, o ICS não é mais leve, consome mais memória e também mais espaço. Graças a isso, resolvi dar minha opinião sobre o assunto já que há muito venho analisando isso.

Basta darmos uma lida em algum blog de nicho do Android que logo é possível ler nos comentários, ou mesmo no post, pessoas criticando muito algumas marcas por não atualizarem seus aparelhos. Eu sei que na maioria dos casos a reclamação é mais do que certa, pois ver um Motorola Milestone 3, por exemplo, ser esquecido acho uma falta de respeito com o consumidor. Porém temos que ser honestos: a maioria dos usuários brasileiros ainda nem chegarão na casa dos processadores de 1GHz, quanto mais nos dual cores. Mas o caso é que mesmo em aparelhos com processadores de 1GHz ou mesmo de 1.4GHz como o Galaxy W, talvez uma atualização para o ICS não seja tão importante ou necessária do jeito que é pregado por aí.

Vale a pena ter você ICS?

Obviamente se você tem um smartphone com processador dual core, rodar a versão mais nova do sistema é uma maravilha, mas por favor, não achem que só trocando o Android 2.3 Gingerbread para o ICS que seu aparelho se tornará outro aparelho muito mais rápido que antes, como alguns dizem por ai. Isso não é verdade. Como a Sony Ericsson disse, as vezes a melhor experiência é continuar com o sistema atual ser ele lhe atende melhor. O que acontece é que a mídia bloguística (existe isso?) fala tanto nisso que os  usuários ficam tão obcecados pelo o que leem que acabam fazendo a noticia de uma não atualização uma tempestade.

Já fiquei um tempo com um Galaxy S rodando o ICS, também com um arc e depois com um Defy, todos rodando ROMs alternativas do ICS. O resultado? em minha opinião os aparelhos ficaram piores. Se em algumas transições eles ficaram mais rápidos, na hora de abrir alguns aplicativos ou mesmo navegar na internet começarão a aparecer alguns lags. Ou seja, no fim das contas ficou a mesma coisa, então porque atualizar? Agora no Defy a coisa foi outra, antes estava rodando o Gingerbread do Cyanogem e depois que passei para o ICS, o smartphone ficou mais lento e com vários bugs, não valendo a pena continuar.

A minha última experiência foi com o XOOM. Sinceramente não achei nada de diferente o ICS nele, afinal a interface dele não é tão diferente do Honeycomb e os aplicativos funcionam em ambos normalmente. E então posso afirmar, não faria novamente. Não estou dizendo que ele ficou pior, mas sim que não melhorou em nada.

Notem que isso não é uma critica a quem atualiza para versões novas com ROMs alternativas e também não estou de jeito nenhum apoiando a conduta dos fabricantes, o que estou dizendo é que antes de pensarmos em atualizações devemos pensar no que ela realmente vai te ajudar, ou atrapalhar. Se o seu smartphone está dando conta do recado, não está travando e faz tudo o que você necessita, porque atualizar?

Mas saliento que existe vários tipos de usuários do Android. O texto acima é para aqueles que usam bastante o smartphone e estão preocupados com perfomance independentemente da versão do sistema. Agora existe os hard users que gostam de mudanças e modificações, aqui é um caso a parte.

E vocês, acham realmente que é tão necessário atualizar todos os aparelhos como muitos frequentemente reclamam em blogs e fóruns da interwebs?



--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip