Batalha do Windows Phone: Lumia 710 vs Omnia W

Os dois aparelhos oferecem recursos e preços similares. Saiba qual é o melhor


Com similaridades no preço e especificações, comparar esses dois aparelhos com Windows Phone 7.5 pode causar o mesmo efeito de escolher entre duas portas que levam para o mesmo lugar. Por restrições da Microsoft, as diferenças no desempenho de hardware são praticamente nulas, bem como as adaptações ao sistema, que até o momento são inexistentes ou se limitam a aplicativos pré-instalados.

Decidimos centrar nossos esforços nos aparelhos no Nokia Lumia 710 e Samsung Omnia W. Os dois aparelhos chamam atenção por seu preço sugerido de 999 reais, o que pode torná-los o primeiro aparelho com Windows Phone de muitos consumidores. Os dois contam com telas de 3,7 polegadas, câmeras de 5 megapixels com gravação de vídeo em 720p e 8 GB de armazenamento. Mas, mesmo com tantas similaridades é possível escolher um vencedor? A resposta é sim, pois pequenas diferenças podem ser cruciais e definir a escolha do consumidor.

Principais destaques do Omnia W:
Tela Super AMOLED
Corpo com tampa metálica
Câmera frontal VGA
Duração de bateria superior
Cartão SIM

Principais destaques do Lumia 710:
Aplicativo de navegação Nokia Drive
Tela com o dobro do brilho
Melhor gravação de vídeo

No geral, o que definirá se o Lumia 710 ou o Omnia W é o aparelho certo para você será o gosto. Logo de cara, a tela do aparelho da Samsung oferece maior qualidade nas cores, mas perde no brilho. Mesmo com 5 megapixels, as câmeras são um ponto bastante divergente. As fotos registradas pelo aparelho da Nokia são superiores no geral. A gravação de vídeo também é mais satisfatória no Lumia 710.

A construção física do Omnia W é superior. Com corpo mais fino e acabamento metálico, o aparelho é mais confortável de manusear e oferece maior resistência. Outro ponto a favor da Samsung é a duração de bateria. São 5 horas e 47 minutos de ligação contra 3 horas e 19 minutos da Nokia. Lembrando que o Wi-fi e Bluetooth sempre ficam ativados nos testes do INFOlab.

O Lumia 710 oferece o aplicativo Nokia Dirigir, um GPS completo e muito eficiente para o smartphone. Essa é sua principal vantagem. Mas um único aplicativo pode ser tão decisivo na compra? Neste caso, sim. O app é um dos melhores navegadores para smartphones já testados pelo INFOlab. Se essa for a maior necessidade do consumidor, a escolha será bem mais simples.

No resultado final da avaliação do INFOlab o Samsung Omnia W vence por uma margem muito pequena. As notas finais são 8 para o Omnia e 7,9 para o Lumia 710. A principal justificativa é a duração de bateria. Se o aparelho da Nokia oferecesse um resultado um pouco melhor, ele seria o campeão. Mas, como nem tudo foi perfeito, esse título fica com o Omnia, mesmo com um desempenho ruim com a câmera.

Clique nas imagens para ler os reviews completos



Lumia 710 - Nota 7,9

O Lumia 710 tem uma missão nada simples. Sendo o segundo aparelho da parceria Nokia-Microsoft e o financeiramente mais amigável, ele á a aposta da gigante finlandesa para que a plataforma decole e melhore os resultados da empresa. Mas não se engane pelo rótulo "de entrada". As exigências da Microsoft para o Windows Phone 7.5 (Mango) fazem com que o aparelho tenha o mesmo processador de 1,4 GHz do Lumia 800, 512 MB de RAM e gravação de vídeo em 720p com a câmera de 5 megapixels. Com características bastante similares, o que faz do Lumia 710 uma opção mais barata é o acabamento. Ao contrário do irmão construído em policarbonato, aqui a Nokia confiou no bom e velho plástico.

Disponível em uma escala extravagante de cores, (branco, preto, azul, magenta e amarelo) o Lumia 710 não é um aparelho feio. Seu design é atraente e oferece uma boa pegada. As semelhanças entre ele e o Samsung Focus 2 são bem grandes. Nos dois casos há bordas arredondadas e três botões físicos em plástico logo abaixo da tela (voltar, home e pesquisa). Em uma das laterais estão os botões para controle de volume e da câmera. Na face superior estão as entradas P2 para fones, porta microUSB e botão para ligar/desligar o aparelho. A entrada do microSIM fica escondida pela tampa traseira e para inserir o chip é necessário remover a bateria. Não há entrada para cartões microSD, por isso o usuário fica preso com a memória interna de 8 GB.



Omnia W - Nota 8

Os smartphones com Windows Phone 7.5 são muito similares no que diz respeito ao system-on-a-chip. Para falar dos modelos que temos à nossa disposição, o HTC Ultimate, os dois Lumia e o Omnia aqui resenhado utilizam o mesmo Snapdragon S2. Ou seja, todos se valem de um núcleo de processamento que roda a uma frequência básica de 1,4 GHz. Tal convergência fala a favor do Omnia: se até aparelhos avançados como o Ultimate e o Lumia 800 estão utilizando esse chip, os eventuais donos do Omnia podem ter certeza que estão adquirindo um dos telefones mais poderosos do ecossistema Mango atual. Aliás, mesmo que estivéssemos falando de um Android, o Snapdragon S2 não deixaria de ser uma boa escolha de SoC para um celular intermediário como esse.

Dentro do "pacote" Snapdragon a GPU Adreno 205 opera ao lado da CPU. Trata-se de processador gráfico já um tanto ultrapassado, mas que mantém um desempenho sólido no cenário atual. Sem entrar em detalhes a respeito de seu funcionamento, a consequência mais visível dessa escolha de GPU está na codificação de vídeo. Telefones que utilizam a Adreno 205 só conseguem produzir e reproduzir vídeos de no 720p. Quem só assiste a filmes no notebook e no próprio celular não vai sentir falta do 1080p. Essa limitação só prejudica aqueles que gostam de centralizar tudo em uma TV Full HD ou em um notebook substituto de desktop.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip