Phone 5 vai usar novo formato de cartão nano-SIM

Operadoras europeias estão estocando o novo cartão SIM, que ainda não é usado em nenhum aparelho à venda, em preparação para o lançamento do iPhone 5

  

Vídeo do estúdio Aatma mostra como poderá ser um futuro iPhone

O iPhone 5 deverá ter tela maior e mais alongada que a dos modelos atuais

São Paulo — Você pretende comprar um iPhone 5? Então prepare-se para trocar o cartão SIM da operadora. O novo smartphone da Apple deve usar um cartão no novo formato nano-SIM, mais fino e cerca de 40% menor que o micro-SIM empregado no iPhone 4S e em outros smartphones e tablets atuais.

Embora não haja informações oficiais sobre o iPhone 5, as chances são grandes de que ele use o nano-SIM. Entre março e maio deste ano, a Apple venceu as rivais Nokia, RIM e Motorola numa batalha pela aprovação do novo padrão de cartão no Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações (ETSI na sigla em inglês). Como os cartões incluem tecnologias patenteadas, havia interesse dessas empresas em controlar o padrão. Com a vitória da Apple, o desenho elaborado pela empresa deve, com o tempo, ser adotado também por outros fabricantes. 

Nesta semana, o jornal Financial Times divulgou que as operadoras europeias de celular fizeram encomendas gigantescas de nano-SIMs, que ainda não são usados em nenhum aparelho à venda. Segundo o jornal, essas empresas estão estocando milhões desses cartões. Elas foram pegas de surpresa quando a Apple lançou o iPhone 4 e o iPad original, os primeiros aparelhos a empregar o formato micro-SIM. Agora, querem estar preparadas para a chegada do iPhone 5.

O nano-SIM é a quarta geração desses cartões, que foram encolhendo com o tempo desde que foram criados, duas décadas atrás. O uso de um cartão SIM menor traz o benefício de deixar mais espaço livre para os outros componentes do smartphone. Tecnicamente, o cartão poderia até ser eliminado. Um chip fixo no celular cumpriria sua função. Mas as operadoras resistem a isso, já que o cartão SIM é a única parte do smartphone que é controlada por elas; não pelo fabricante. 

O iPhone 5 deve ser lançado em setembro ou outubro, cerca de um ano depois da chegada do iPhone 4S. Para que isso seja possível, sua fabricação já deve estar num estágio bastante adiantado. Para o consumidor, a principal novidade deve ser uma tela maior (com cerca de 4 polegadas) e mais alongada que a dos modelos atuais do iPhone.

Além disso, o novo smartphone deve ser compatível com redes celulares 4G, que oferecem acesso veloz à internet. Também deve trazer a conexão sem fio NFC, que vai permitir usar o celular como uma espécie de carteira eletrônica. Bastará aproximá-lo de um terminal específico para fazer um pagamento. É provável, também, que a Apple elimine a lâmina de vidro que ocupa a traseira do iPhone 4 e do 4S, substituindo-a por uma placa metálica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip