Notícias » Mercado Anatel admite suspender novamente vendas das teles



João Rezende, da Anatel: teles serão avaliadas de forma técnica

São Paulo – As operadoras têm três meses para melhorar a qualidade da ligação, do sinal 3G e o atendimento ao consumidor. Se não fizerem nenhum avanço neste tempo, elas terão as vendas suspensas novamente. A declaração é do presidente da Anatel, João Rezende, que foi a uma audiência pública no Senado explicar a crise na telefonia móvel brasileira.

O presidente da Anatel deixou claro que as novas punições não serão políticas, mas técnicas, e baseadas em indicadores. "Se os gráficos que medem a qualidade do serviço mostrarem que há uma evolução, a punição, obviamente, não acontecerá a nenhuma operadora", explicou.

Segundo Rezende, os técnicos da Anatel estão sensíveis aos problemas. E, por isso, aumentaram os processos que monitoram a qualidade das teles. Os dados obtidos com o trabalho vão determinar as punições. O trabalho também vai resultar num relatório que será entregue em novembro. "O documento é uma prestação de contas à sociedade", afirmou.

Trabalho extra – Aos senadores, o presidente da Anatel explicou que a agência iniciou um projeto que vai medir, trimestralmente, a qualidade do serviço de celular em todos os municípios brasileiros.

Este projeto será mais apurado nas cidades com mais de 300 mil habitantes, explicou Rezende. "Nestes locais, os técnicos da Anatel vão, inclusive, medir a capacidade e o desempenho das antenas. Queremos ter dados técnicos de cada uma delas". Desse modo, diz o presidente da Anatel, a chance de um erro da punição diminui muito.

Ranking – O trabalho vai resultar ainda num ranking de qualidade, explicou Rezende. Ele será público e estará disponível para todos os cidadãos.

Com a informação, o consumidor poderá escolher a melhor operadora na hora de comprar um serviço; e se já for cliente de alguma , poderá usar o ranking para cobrar melhorias ou mesmo negociar um novo contrato - já que o que é prometido na hora da venda do serviço não é entregue.

De acordo com o presidente da Anatel, "o ranking servirá também para o mercado pressionar as teles e exigir que elas funcionem de acordo com as leis".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip