Notícias » Mercado Anatel criará ranking de qualidade de telefonia móvel



Vamos colocar na internet o ranking das melhores operadoras em cada estado, diz João Resende, presidente da Anatel
São Paulo - O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), disse nesta quarta-feira que o órgão regulador criará um ranking estadual de qualidade das operadoras de telefonia móvel. A lista deve ser publicada até o fim do ano no site da agência para que os consumidores possam escolher a companhia melhor avaliada na hora de adquirir uma nova linha de celular.

"Vamos colocar na internet o ranking das melhores operadoras em cada Estado. A imagem das companhias às vezes é mais importante do que uma multa pesada e queremos mostrar qual empresa está realmente comprometida com a melhoria dos serviços", afirmou João Rezende durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.

O presidente da Anatel também se colocou à disposição dos parlamentares para voltar ao Congresso no fim de novembro e apresentar os primeiros resultados da fiscalização trimestral que o órgão fará em relação aos planos de investimentos apresentados pelas companhias.

Na semana passada, a agência aprovou as propostas das empresas e liberou a retomada da venda de novos chips nos Estados onde ficaram suspensas por 11 dias. "Não está descartada a possibilidade de novas suspensões. Se a melhoria do serviço não acontecer, a própria Anatel será cobrada pela sociedade", disse.

Compartilhamento - O presidente da Anatel também defendeu a intensificação do uso do compartilhamento de dutos e torres por parte das companhias. "As empresas devem disputar o cliente no varejo, mas a infraestrutura deve ser compartilhada", falou.

Também presente na audiência, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, informou que o governo apoiará os projetos de lei federal que tramitam no Congresso com os critérios para a instalação de antenas, mas lembrou que os governos municipais têm autonomia sobre o plano diretor das cidades.

"Esse problema das regras impeditivas ocorre em 250 municípios entre os maiores do País, mas a lei federal pode estabelecer um parâmetro de negociação", disse o ministro.

Bernardo também sugeriu que a Anatel cobre taxas diferenciadas pela habilitação de infraestruturas compartilhadas.

"A existência de várias torres em um mesmo lugar é um monumento ao desperdício", afirmou o ministro. Ele ressaltou que o setor de telefonia móvel faturou R$ 80 bilhões em 2011 e cobrou investimentos maiores do que os R$ 21 bilhões de 2011. "Ainda precisamos avançar na qualidade. O consumidor tem de ser tratado muito bem nessa relação porque é ele que paga a conta", completou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip