o Windows Phone irá superar o BlackBerry

Assumir a terceira posição em participação de mercado, atrás de dispositivos iOS e Android, pode ser o impulso que a Microsoft precisa

No espírito recente das Olimpíadas, o Windows Phone inicia sua corrida para obter o bronze no mercado dos sistema operacionais para smartphones, ficando atrás do Android e do iOS. Tudo o que ela precisa fazer é passar o soldado ferido conhecido como RIM.

Dados atualizados de utilização de internet da StatCounter indicam que isto irá ocorrer em breve. A previsão da StatCounter, baseada na porcentagem de usuários de celular acessando a web a partir de vários sistemas operacionais móveis, é a de que os usuários do Windows Phone ultrapassarão em número os usuários do BlackBerry até o fim de novembro.

A utilização de internet nos smartphones BlackBerry caiu 50% este ano, passando de 6% para 3%, enquanto a utilização de internet nos celulares com Windows Phone aumentou levemente desde então, de 1% para 1,5%. Até o Dia de Ação de Graças, de acordo com a StatCounter, o Windows Phone conquistará a terceira posição, hoje ocupada pela RIM.

Contudo os dados do StatCounter representam a quantidade de usuários conectados à internet a partir de celulares móveis, NÃO a participação geral de mercado.

A participação do BlackBerry OS no mercado móvel dos EUA, de acordo com o avaliador de mercado comScore, gira em torno de 10,7%, e vem caindo cerca de um ponto percentual a cada mês desde o início do ano. A participação de mercado do Windows Phone é de 3,8%, de acordo com a comScore, e têm estado basicamente estável ou tendondo a leve queda desde a entrada do Windows Phone 7 no mercado a dois anos atrás.

O contraste entre a utilização de internet e a participação de mercado indica que apenas uma pequena porcentagem dos usuários do BlackBerry está acessando a internet e os aplicativos de seus celulares. Isto não é algo surpreendente. A navegação de internet no BlackBerry é notoriamente ruim e poucos usuários do BlackBerry utilizam aplicativos porque não existem muitos aplicativos de qualidade na loja de aplicativos BlackBerry App World, em grande parte um dos grandes e contínuos problemas da RIM.

A maior vantagem da Microsoft sobre o RIM é a construção de um momento (que pode ser ajudado agora pela vitória da Apple na guerra de patentes com a gigante Samsung, muito dinheiro e uma parceria com a Nokia. Esses são dois fatores que auxiliarão o Windows Phone a subir para um distante terceiro lugar.

No dia 5 de setembro, espera-se que a Microsoft e a Nokia anunciem o Windows Phone 8, que promete uma verdadeira compatibilidade com o Windows 8, previsto para ser lançado em 26 de outubro.

Esteja você avaliando a participação do mercado ou a métrica de utilização de celular mais ambígua da StatCounter, a Microsoft está definitivamente alcançando a RIM. Este não é um sinal de um grande sucesso do Windows Phone, é mais o reflexo de quanto a RIM caiu.

A RIM, para ser franco, está à beira da irrelevância. No ano passado, a participação de mercado da empresa canadense, receita, reputação e credibilidade foram todos prejudicados por lançamentos atrasados, falta de inovação e demissões.

A RIM tem uma carta restante na manga para jogar que é o lançamento da próxima geração de seu sistema operacional, o BlackBerry 10, mas não até o primeiro trimestre de 2013. Isso pode ser um pequeno esforço, feito tarde demais. Daqui até lá, o Windows Phone 8 e o Windows 8 serão lançados, assim como também serão lançados vários smartphones, tablets e ultrabooks com o Windows 8.

Passar afrente de uma empresa em frangalhos é uma vitória para a Microsoft? Sim. Mas a Microsoft ainda estará a milhões de quilômetros de distância dos chefões da indústria Android e iPhone sem nenhum registro de chances de ser capaz de competir com a elite do mercado.

Contudo, dados os lançamentos agressivos de produtos que a Microsoft tem planejado para os próximos dois meses, reivindicar como  a número três é definitivamente um passo na direção correta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip