Qual o efeito da vitória da Apple no mundo mobile e dos smartphones?

Depois da vitória da Apple nos tribunais americanos contra a Samsung, devido a inflação de diversas patentes da empresa americana, muitas perguntas vieram a tona: a Apple está realmente certa? qual o futuro dos smartphones? quem é realmente o perdedor nessa história? Diante de tantas perguntas, devemos sim analisar qual a influência que isso vai ter no futuro que acredito que não será nada positiva. Embora vocês tenham percebido que evitamos ao máximo falar desse assunto por aqui.

A Apple está certa?

Antes de tudo deixo claro que não tomo partido de uma empresa ou sistema. Ninguém pode negar que a Samsung se inspirou bastante na Apple, mas dai falar que a Apple inventou o "retâgulo" ou o modo de dar zoom na tela acho algo totalmente absurdo e ditatorial.

Mas a vitória da Apple era algo óbvio desde o começo desse processo nos EUA. A vitória da empresa é um reflexo de um país onde o nacionalismo é muito grande e muitos se acham superiores ao resto do mundo. Claro que isso seja totalmente ruim, afinal se o Brasil, por exemplo, desse o valor as empresas nacionais assim como acontece o Brasil com certeza não teríamos preços tão abusivos e uma invasão de importados mais baratos como acontece por aqui.

Mas o fato é que a Apple foi nitidamente favorecida pelos tribunais americanos. A Samsung também processou a Apple mas não ganhou absolutamente nada em todo o processo, foi simplesmente uma perda de 100%. Para vocês terem ideia do que estou falando, a própria Samsung disse muito bem como foi divergente do resto do mundo a decisão do tribunal americano:

O veredito (nos EUA) contrasta com as decisões tomadas pelos tribunais em vários outros países, incluindo Reino Unido, Holanda, Alemanha e Coréia do Sul, que decidiram que a Samsung não copiou os modelos da Apple. Esses tribunais também reconheceram nossos argumentos e nossas patentes.

Só para citar um exemplo, na Coreia do Sul que é terra da Samsung, ambas as empresas foram condenadas a pagar multas umas as outras. Então digo: a Apple está errada e sendo extremista demais.

Qual o futuro dos smartphones e o mundo mobile?

No cenário atual o Android domina o mundo e o iOS vem logo em seguida. Como o Android é usado em uma infinidade de aparelhos obviamente ele é mais usado. Porém vale ressaltar que a Samsung é o maior fabricante de Androids do mundo e disparada a empresa que mais rende lucros para o Google, criador do Android. Embora a vitória tenha sido contra a Samsung, se a decisão for mantida – a Samsung irá apelar – todos os outros fabricantes diretamente serão obrigados a mudar seus aparelhos e o Google mudar o Android.

Mas a questão é que as patentes "quebradas" são coisas simples como dar um zoom de pinça ou desbloquear a tela escorregando o dedo. Acho isso ridículo. No mundo da tecnologia TODOS precisam ter uma inspiração para criar algo. A Apple deveria se considerar fonte de inspiração e não pedir direito de exclusividade das coisas.

A respeito do futuro, é incerto. Embora o futuro do Android e sua liderança possam ser prejudicados, especialmente se a decisão nos EUA começar a se refletir no resto do mundo. A Apple animada com a decisão com certeza vai fazer uma verdadeira caça as bruxas ao redor do mundo. É óbvio que ela vê nisso uma oportunidade de monopolizar o mercado de smartphones.

Isso pode ser ruim para o Android de inicio, pois ele vai ter que se diferenciar ao máximo do iOS. Por outro lado pode ser bom já que isso vai obrigar os engenheiros a inovar o modo que o Android funciona. Algo que os engenheiros da Microsoft já fizeram com o Windows Phone. Mas assim como o Windows Phone não emplacou até agora, um "novo" Android pode demorar e perder mercado, exatamente o que a Apple quer. Outro lado ruim é que essa inovação pode custar caro para o bolso dos usuários.

Tudo isso são especulações. O Google mais cedo ou mais tarde vai ter que ir aos tribunais defender o Android. Ai sim teremos uma briga justa nos tribunais, duas empresas americanas. Mas o Google está indo com cautela e não falou nada sobre tribunais, ainda.

"A maioria das patentes não estão relacionadas com o núcleo do Android" e a indústria móvel está se movendo rápido e todos os jogadores estão construindo em cima de ideias que estão disponíveis há décadas.

O futuro ainda é incerto. Mas mudanças com certeza irão ocorrer.

Quem são realmente os perdedores nessa história? 

O primeiro perdedor acho que seja o Google. Afinal com essas decisões todos os fabricantes de Androids serão afetados, ou seja, o Android em si será afetado. Milhões e milhões de dólares estão envolvidos. As empresas pagam ao Google para usar o Android, se caso o sistema entrar em crise e as vendas começarem a diminuir o Google não vai gostar nem um pouco que sua receita vinda do Android diminua.

A curto prazo quem irá perder também são os consumidores. Muita gente não gosta do iPhone, sem contar o preço deles. Não que os Androids tops não custam igual ou mais que eles. O fato é que a grande massa se adaptou ao Android justamente por ter aparelhos  de baixo custo. Se o Android tirar todas as funções que teoricamente foram copiadas do iPhone, ele irá regredir muito, mas com o tempo ele irá se reinventar.

Mas a longo prazo os consumidores irão ganhar. Esse processo já começou. Primeiro podemos notar que o design do Galaxy S III finalmente não tem nada a ver com o Android. Mudar o design é a coisa mais fácil a se fazer e rapidamente todos os fabricantes irão se adaptar. Mas como disse, a longo prazo o Android irá mudar também e se adaptar.

Resumindo, não acho que devemos se preocupar com essa decisão, ao menos por enquanto. A decisão, se definitiva, irá atingir somente os modelos que virão a partir de agora. Não há como mudar o passado.

Outra coisa, se a decisão foi definitiva, não precisaremos mais ler sobre decisões judiciais em sites de tecnologia. Eu sinceramente não aguento mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip