Jelly Bean

A jujuba mais esperada do pacote, o que esperar do Jelly Bean

O Android já é o sistema operacional mais comum em dispositivos móveis, chegando a incríveis dois terços dos smartphones vendidos nesse ano. O OS da Google lidera o mercado e continua crescendo. Isso, ainda com a ressalva de que a penetração dos smartphones por aqui ainda é menor do que muitos países da Europa e America do norte, chegando a cerca de 50%. O que isso prova? Simplesmente que o caminho para o Android Jelly Bean (4.1) está aberto, e que apesar deste ainda não trazer as mudanças que todos esperam para a versão 5.0, já pode-se dizer que o JB tem muito para dar ao Android.

 

Já de antemão não há mudanças visuais radicais na interface do Android. Mas existem diferenças. Apesar da maioria dos fabricantes aproveitar somente o código fonte e personalizar sua própria versão do android (principalmente nos casos da Samsung, HTC e Sony) a Google a cada versão introduz melhorias na interface, como os widgets, os efeitos de transição e o número de telas permitidos. Na versão 4.1 os widgets quando adicionados à tela, fazem com todos os outros ícones se auto arranjem e se não houver espaço para o widget escolhido, os outros ícones e widgets da tela se redimensionam para que o novo widget caiba na tela. Como seria esperado, a Google otimizou também o OS de maneira que todos os efeitos e transições sejam muito mais suaves. Por exemplo, as transições de tela saem agora do fundo do lado esquerdo.

Uma das maiores mudanças do JB ocorre na forma com que as notificações são apresentadas. Quando você recebe um SMS, a mensagem é apresentada inteira na notificação. Se é uma MMS a foto já aparece inteira na notificação. Todas as notificações da mesma aplicação surgem agrupadas, sendo que o primeiro item aparece na íntegra. Agora é possível ver um 'preview' da captura de tela e até mesmo compartilhar essa tela diretamente da barra de notificações. Outros elementos como o relógio estão em tamanho maior e a meteorologia pode aparecer na barra de notificações.

A Goggle irá integrar mais aplicações no JB, como o Currents, que permite que seus feeds preferidos sejam baixados para leitura offline. Outra novidade é o Google Now que usa a geodiferenciação e outros dados do telefone para enviar informações contextuais pertinentes, como o transito e a metereologia. Isso tudo é muito perfeito nos EUA onde esses serviços tem por hábito funcionar muito bem, mas por aqui será que irá funcionar legal? A Google também afirma que o reconhecimento de voz, em inglês, está melhor que nunca e pode ser utilizado sem ter uma conexão de dados ativa (o que não acontece no 4.0.4 por exemplo).

Os rumores indicam que o Jelly Bean vem dar ao Android a estabilidade que o sistema a muito tempo espera e merece, porém agora nos resta esperar pelo lançamento que acontecerá nesse fim de ano, e ainda confiar e torcer para que os fabricantes lancem atualizações o mais rápido possível para que nós desfrutemos da experiencia mais fluída já descrita pelos usuários que já colocaram as mãos no JB…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip