Nokia registra prejuízo de mais de US$ 1 bilhão Com vendas menores

Companhia vendeu 82,9 milhões de celulares durante terceiro trimestre, dos quais apenas 6,3 milhões eram smartphones. Novos Lumia podem melhorar situação.


A Nokia continua se debatendo com suas vendas de smartphones no terceiro trimestre caindo 63% em relação ao ano passado. Alguns especialistas alertam que as expectativas para a chegada de seus primeiros telefones com o sistema operacional Windows Phone 8 não devem ser altas.

A empresa finlandesa informou as vendas do terceiro trimestre, de 9,4 bilhões de dólares, uma queda de 19% em relação ao mesmo período do ano passado, um prejuízo líquido de 1,26 bilhão de dólares contra um de 89 milhões de dólares em 2011. 

A Nokia se levanta e cai com o número de telefones que vende e  o quanto pode cobrar por eles, e o terceiro trimestre foi difícil, disse a empresa.

A companhia vendeu um total de 82,9 milhões de telefones celulares durante o terceiro trimestre deste ano, dos quais 6,3 milhões eram smartphones (incluindo 2,9 milhões de dispositivos Lumia). Isso se compara a 106,6 milhões de celulares, incluindo 16,8 milhões de smartphones, durante o mesmo período do ano passado. O número de smartphones vendidos no trimestre recente também é muito menor do que os 10,2 milhões vendidos durante o segundo trimestre deste ano.

Os números destacam a importância dos próximos Lumia 820 e Lumia 920, que são baseados no Windows Phone 8, para o futuro da empresa. Eles estarão à venda durante o quarto trimestre em mercados selecionados.

"O lançamento  do 820 e do 920 é absolutamente crítico. Mas as expectativas devem ser limitadas, já que estes são dois produtos que serão lançados no meio do quarto trimestre em um mercado extremamente competitivo, e são produtos caros", disse Geoff Blaber, que lidera as pesquisas sobre dispositivos móveis na consultoria CCS Insight.

A introdução de produtos mais caros e outros de baixo custo com Windows Phone é o que irá trazer volume para a Nokia, de acordo com Blaber. O Lumia 820 e o Lumia 920 foram anunciados no início de setembro.

No entanto, nem tudo foi tristeza durante o terceiro trimestre: excluindo os smartphones, as vendas unitárias aumentaram 4%  graças à chegada de novos aparelhos Asha com telas sensíveis ao toque.

"A família Asha está fazendo um bom trabalho competindo com produtos Android mais simples. Ela destaca o fato de que o negócio de telefonia móvel é o motor que conduz a transição dos smartphones", disse Blaber. Além disso, a Nokia Siemens Networks, de equipamentos corporativos, aumentou suas vendas líquidas em 3% ao ano.

A Nokia espera que o quarto trimestre seja igualmente desafiador, com um benefício menor do que o normal com a chegada da temporada de compras natalinas, principalmente devido à transição para o Windows Phone 8 e seu plano de aceleração de novos dispositivos, disse.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip