Android completa cinco anos como plataforma móvel mais usada no mundo

Anunciado em novembro de 2007, sistema móvel está em mais de 500 milhões de aparelhos

Android
O dia 5 de novembro de 2007 foi importante para o mundo dos smartphones. Nele, o Google, junto com fabricantes como HTC, Samsung, Qualcomm, Texas Instruments e algumas operadoras pelo mundo apresentaram pela primeira vez o Android como um produto que chegaria ao mercado no ano seguinte.

Cinco anos depois, o Android é o sistema móvel mais usado no mundo - ele está em 75% dos dispositivos - e está em sua versão 4.2. Ao todo, mais de 500 milhões de aparelhos já foram ativados e mais de 600 dispositivos diferentes rodam a plataforma. Diariamente, segundo o Google, mais de um milhão de novos usuários começam a usar o Android em seus aparelhos.

Apesar de já estar na versão 4.2 (uma atualização do Jelly Bean, lançado em julho deste ano), a versão mais popular do Android ainda é uma antiga - o Gingerbread (2.3), lançado no fim de 2010, ainda roda em 53,9% dos dispositivos com a plataforma. O Ice Cream Sandwich, de 2011, está em 25,8% dos aparelhos, enquanto o mais recente Jelly Bean aparece em apenas 2,7% dos gadgets.

Já em relação aos aparelhos, a fabricante coreana Samsung conseguiu se fortalecer como principal nome nos dispositivos com Android. Dos 10 aparelhos mais usados no mundo, oito são da Samsung - o Galaxy S II, o S III e o primeiro S são os mais populares, de acordo com a CNET.

Por ser uma plataforma aberta, o Android conta com diversas opções de lojas de apps para seus usuários. A oficial é a Google Play, mas alguns aparelhos, como os tablets da Amazon, usam uma loja de apps própria da empresa - a Amazon App Store. Ao todo, de acordo com o Google, a loja Google Play tem mais de 700 mil aplicativos diferentes e mais de 25 bilhões de downloads já foram feitos por seus usuários - seja de apps pagos ou gratuitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip