Atualização para o Windows Phone 7.8 chega em 2013

Agora é oficial: quem comprou um smartphone com Windows Phone 7 começará a receber a atualização para o Windows Phone 7.8 no início de 2013. A atualização traz, entre outras pequenas novidades, a tela inicial que permite redimensionar blocos dinâmicos, além de novos esquemas de cores para personalizar a aparência do sistema.

O anúncio foi publicado ontem no blog oficial do Windows Phone, pouco mais de um mês após a Microsoft promover um evento para lançar o Windows Phone 8 — versão que, infelizmente, não será disponibilizada aos atuais usuários. Os aplicativos desenvolvidos para Windows Phone 8 não rodarão no 7.8, o que é um grande problema para uma plataforma que ainda não tem uma oferta de aplicativos tão boa quanto a dos concorrentes.
Além da nova tela inicial e dos novos esquemas de cores, a Microsoft também anunciou que o Windows Phone 7.8 ganhará melhorias na tela de bloqueio, que poderá baixar e exibir automaticamente a imagem do dia do Bing como plano de fundo. Também será possível usar uma senha com números e letras para evitar problemas em aparelhos conectados com o Exchange.

E os recursos legais do Windows Phone 8, como a forte integração com o Skype, o Internet Explorer 10 com motor mais rápido e filtro anti-phishing, o multitarefa com aplicativos de VoIP e as melhorias na câmera? A Microsoft não citou nada sobre esses recursos, e é muito provável que eles fiquem de fora.
O Windows Phone 7 continuará sendo desenvolvido pela Microsoft e será importante para tornar a plataforma competitiva no mercado de baixo custo, atualmente dominada pelo Android, que não fornece uma boa experiência em hardwares baratos. Já o Windows Phone 8 será o sistema que revelará aparelhos mais interessantes, como o Nokia Lumia 920 com câmera PureView, que deve chegar em 2013 com suporte ao 4G brasileiro.
No geral, a reação dos usuários no post da Microsoft foi bem negativa. Há muitos comentários de pessoas que, com razão, reclamam do pouquíssimo número de novidades e da demora da empresa em comentar sobre a atualização — em seis meses, a Microsoft praticamente não tocou no assunto. Pessoalmente, depois de comprar um Omnia W e ler as primeiras informações oficiais sobre o Windows Phone 8, me senti pagando para ser um beta tester.
A atualização já está sendo testada pelos fabricantes e pelas operadoras para garantir que os usuários não transformem seu aparelho em um tijolo tecnológico. O Windows Phone 7.8 será liberado para “o maior número de dispositivos possível” no início de 2013. É muito provável que o seu aparelho receba a novidade, mas a divisão polonesa da LG afirmou que o Optimus 7, um dos primeiros Windows Phones, não será atualizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip