Cientistas criam marca-passo alimentado pela batida do coração

Reprodução
marca-passo
Uma criação dos cientistas da Universidade de Michigan pode ajudar, e muito, as pessoas que usam marca-passo. O grupo de pesquisadores desenvolveu um marca-passo que é alimentado pela batida do próprio coração do usuário, em vez de baterias.

O protótipo utiliza a piezoeletricidade para funcionar. Isso significa que o movimento do coração seria capaz de gerar a energia necessária para manter o aparelho funcionando.

O Daily Mail aponta que um usuário de um marca-passo, atualmente, precisa fazer uma operação a cada cinco a sete anos para trocar uma bateria desgastada. O novo processo evitaria este problema.

Segundo o chefe da pesquisa, o doutor Amin Karami, a tecnologia é bastante promissora e pode ajudar muitos usuários ao redor do mundo, que não precisarão mais passar por cirurgias desnecessárias.

Os testes mostraram que o novo recurso gerou 10 vezes mais energia do que o necessário para manter um marca-passo moderno. Ele tem a metade do tamanho das baterias utilizadas atualmente e conta com um capacitor como back-up.

A novidade, no entanto, como muitas grandes invenções, foi descoberta por acaso. A equipe do Departamento de Engenharia Espacial pesquisava a possibilidade de criar uma aeronave não tripulada cuja energia fosse gerada pela vibração das próprias asas. Foi quando chegaram à conclusão de que estes recursos poderiam ser aplicados aos marca-passos.

A novidade ainda não tem previsão para chegar ao mercado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip