quantidade de celulares vendidos no Brasil Cai 15%


Usando celular
Os brasileiros compraram 15,3 milhões de telefones celulares no terceiro trimestre do ano, de acordo com a IDC. Os dados revelam uma queda de 15,3% em relação ao mesmo período do ano passado, e a culpa é dos aparelhos comuns. "O mercado aponta para uma queda acentuada na venda dos feature phones, ou seja, os aparelhos tradicionais, que não têm sistema operacional", diz Bruno Freitas, supervisor de Pesquisas da IDC Brasil.

Do total de aparelhos vendidos, 4,2 milhões são smartphones e 11,1 milhões são celulares que não têm sistema operacional. “Os dados mostram queda de 28,5% no mercado dos aparelhos convencionais e crescimento de 65% dos smartphones, quando comparados com o mesmo período do ano passado", complementa Freitas.

O Android ficou com uma fatia de 80% do volume de vendas, sendo que representava 60,1% em 2011, e a tendência é continuar subindo. Na América Latina, o sistema operacional do Google tem 69% do mercado e, no mundo, 75% - em 2011 a empresa representava 50% e 57%, respectivamente.

“Até 2014 os aparelhos com sistema operacional devem passar os feature phones porque o mercado de TI está passando por um momento de transformação com a explosão das redes sociais e a migração para os dispositivos móveis. O usuário que antes comprava um feature phone, hoje tem a opção de comprar um smartphone por preços mais convidativos”, diz o supervisor da IDC.

A IDC ainda diz que os celulares inteligentes com preço abaixo de R$ 700 possuem atualmente 64% do mercado, enquanto que, em 2010, esse percentual era de apenas 27%, o que reforça a suposição de Freitas de que esse tipo de aparelho tende a se popularizar.

A consultoria espera que sejam comercializados 59 milhões de celulares até o fim do ano, uma queda de 11% em relação ao ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip