Postagens

Mostrando postagens de Julho 3, 2012

Windows Phone ultrapassa iPhone na Finlândia

Imagem
Windows Phone, vendas ultrapassam as de Apple iPhone e "empatam" com as de Android na Finlândia, berço da Nokia. O Windows Phone da Microsoft parece estar a começar a ganhar terreno na Finlândia, berço da Nokia, onde as vendas de smartphones com o sistema operativo da Microsoft terão, de acordo com o BGR, ultrapassado as vendas do Apple iPhone e "empatado" com a média de vendas dos smartphones Android.Os dados divulgados pela Elisa, o maior  operador de telecomunicações da Finlândia, são referentes a Junho e revelam que a gama de smartphones Nokia Lumia se encontra no seu top 10 de smartphones mais vendidos, representando 33% das vendas de smartphones - percentagem equivalente à venda de smartphones Android e mais elevada que a do Apple iPhone, que contabilizou cerca de 15% do total de vendas.De acordo com os dados divulgados, o Samsung Galaxy S III terá sido o smartphone mais popular em Junho.

Apple recebe multa e pode ter atividades suspensas na Itália

Imagem
A Apple pode ter suas atividades suspensas temporariamente na Itália depois que um tribunal decidiu que a empresa não estava cumprindo a o código de proteção dos consumidores do país. A empresa norte-americana recebeu multa de 300 mil euros e será obrigada a oferecer garantia de dois anos para os seus produtos, como manda a legislação italiana. Se a companhia não cumprir as recomendações, os produtos da Apple serão banidos das lojas italianas.

O órgão regulador antitruste italiano (AGCM) já havia multado a Apple em 900 mil euros pelo oferecimento de suporte técnico pago e por não informar os consumidores italianos sobre os direitos de assistência gratuita.

De acordo com o entidade, a Apple continua desrespeitando as leis. A companhia oferece garantia de um ano para os seus produtos, dando a opção de ampliação por mais um ano se o cliente aceitar pagar uma taxa.

A Apple terá um mês para responder às queixas.

Corte europeia julga que venda de software usado não é ilegal

Imagem
ReproduçãoO Tribunal de Justiça da União Europeia tomou uma decisão inusitada nesta terça-feira, afirmando que a venda de licença de softwares usados não é ilegal. Com isso, os donos do copyright de softwares não poderão mais se opor à venda de licenças "usadas", que ajudam os usuários a registrarem programas baixados na internet. "Mesmo que o contrato de licença proíba uma nova transferência do titular do direito, a fabricante não pode se opor à revenda dessa cópia", disse o tribunal em um comunicado à imprensa. A decisão foi motivada por uma ação da Oracle, que queria proibir a empresa alemã UsedSoft de vender licenças antigas de softwares. A UsedSoft também conseguiu vitórias contra a Microsoft e a Adobe.

"Esse julgamento será importantíssimo para o livre comércio na Europa", disse Pete Schneider, diretor da UsedSoft. "É uma notícia particularmente boa para os consumidores, que poderão finalmente se beneficiar de preços m…

Windows RT vai enfrentar grandes problemas no lançamento

Imagem
A HP já anunciou que não fará tablets com o RT e o novo sistema da Microsoft pode estar em poucos dispositivos até o fim do ano

Ainda falta um tempo até o lançamento oficial de todas as versões do Windows 8 e uma delas já enfrenta grandes problemas: o Windows RT.

A versão desenvolvida para chips ARM sofreu uma grande derrota na semana passada quando a HP anunciou que não produziria tablets com a plataforma, mas essa não foi a primeira dificuldade encontrada.

 a Qualcomm e a Texas Instruments, fabricantes de processadores ARM, já estavam com dificuldades em desenvolver para o Windows RT.

A Microsoft, que sabe bem dos problemas que o RT vai enfrentar no mercado, anunciou seu tablet próprio com chip ARM, o Surface. Ele rodará com um chip da NVidia, que parece ser a única desenvolvedora que está conseguindo entender bem a plataforma.

Por isso, é bem provável que, nos primeiros meses no mercado, apenas tablets com chips da Nvidia rodem o Windows RT, incluindo o próprio …

HTC x APPLE

Imagem
Um painel dos Estados Unidos indeferiu o pedido da Apple de proibir imediatamente a importação de alguns smartphones da HTC, por conta de acusações de que infrigem patentes da fabricante do iPhone.

De acordo com a Reuters, a Comissão de Comércio Internacional, que trata de disputas de patentes em produtos importados,  afirmou em dezembro que alguns smartphones da HTC desrespeitavam uma patente da Apple que permite usuários clicarem sobre um número de telefone no corpo de email para ligar automaticamente ou obter mais informações.

Com isso, a Comissão emitiu uma ordem que bania os dispositivos do mercado norte-americano, fazendo as ações da HTC caírem no mês de maio, período em que a empresa afirmou que as vendas nos Estados Unidos de dois novos modelos - HTC One X e HTC EVO 4G LTE- seriam afetadas pela disputa.

A HTC disse em junho que tinha alterado os novos modelos e que eles não mais desrespeitavam a patente, mas a Apple não concordou e a acusou de não obedecer ao …

Proibição da venda de aparelhos da Samsung nos Estados Unidos.

Imagem
A Samsung não pode comercializar parte da linha de dispositivos Galaxy nos Estados Unidos. A decisão de um tribunal da Califórnia impede a venda dos aparelhos em todo o país devido a um processo da Apple, que alega a violação de suas patentes pela fabricante coreana.

A batalha entre Samsung e Apple é antiga e se espalhou pelo mundo inteiro. As acusações de violação de patentes não são apenas da Apple, a Microsoft também alega que sua propriedade foi violada pela coreana.

E não apenas a Samsung enfrenta dificuldades: o desenvolvimento do Android pelo Google também é alvo de processos, já que muitas empresas alegam que a gigante de buscas usou sua propriedade na plataforma.

De acordo com o Business Insider, pelo menos onze patentes das duas empresas foram violadas pelo Android. Confira abaixo a lista delas:

Patente EP2059868 "Gerenciamento de fotos em um dispositivo portátil eletrônico"

A patente fala especificamente sobre usar os dedos para trocar de foto em um…

produtos Samsung: continuam proibidos nos EUA

Imagem
O Galaxy Tab 10.1 e o Galaxy Nexus
permanecem proibidos nos EUA. A Samsung havia apelado da decisão tomada pela justiça na última sexta-feira, mas o tribunal californiano negou o pedido no final de tarde da segunda-feira (02/07), quando já era noite aqui no Brasil. Com isso, os dois modelos continuam com sua comercialização vetada em solo norte-americano, até que haja um novo julgamento do caso. 
A proibição da venda decorre de uma ação movida pela Apple, que alega que Samsung copiou vários recursos que estão protegidos por patentes nos Estados Unidos.

Tablet Lançamento gradiente

Imagem

Google e à Samsung em disputa de patentes contra a Apple

Imagem
Um novo (e importante) jogador entrou na interminável guerra de patentes entre Samsung e Apple. Depois que o Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Norte da Califórnia concedeu uma decisão favorável à Apple contra o smartphone Galaxy Nexus (conhecido como Galaxy X no Brasil), o Google se uniu ao seu parceiro sul-coreano em missão para derrotar a empresa de Cupertino, segundo relata o jornal Korea Times."É muito cedo para comentar sobre nosso plano de jogo [com o Google] na batalha jurídica, mas nós faremos nosso melhor para conseguir mais royalties da Apple, que se beneficiou de nossa tecnologia", disse uma fonte da Samsung. "A luta está se tornando mais dramática ea possibilidade de uma trégua na forma de um acordo de licenciamento cruzado parece tornar-se provável." A Samsung está exigindo da Apple que pague 2,4% do preço de venda de iPhones e iPads para usar sua tecnologia. A fabricante do iPhone, no entanto, afirma que a taxa é excessiva em rela…

Plataforma móvel da Mozilla ganha novo nome: Firefox OS

Imagem
IntomobileSistema que a fundação responsável pelo Firefox está desenvolvendo chega primeiro ao Brasil no começo do ano que vem

A Mozilla anunciou novos parceiros e um nome final para o sistema operacional móvel que está desenvolvendo, o Firefox OS.

Até agora, a plataforma era conhecida como Boot to Gecko, mas o seu lançamento final terá o nome do navegador da empresa, de acordo com a CNET.

O Firefox OS foi anunciado oficialmente em abril. A Mozilla fechou parceria com a Telefônica para oferecer a plataforma aos clientes da operadora no Brasil. A Qualcomm também já havia confirmado que forneceria chips para a plataforma.

Além do nome, novas operadoras e duas fabricantes anunciaram apoio ao sistema: Deutsche Telekom, Smart, Sprint, Telecom Italia e Telenor também vão oferecer o Firefox OS aos seus clientes. Já a ZTE e a TCL Communication Technology vão produzir dispositivos com ele.

O Firefox OS estava previsto para o fim deste ano, mas agora seu lançamento deve acontec…

iOS representa 65% dos acessos a internet móvel

Imagem
Olhar Digital/ReproduçãoDispositivos da Apple dominam web em celulares e tablets. Android cresceu nos últimos 12 meses e Windows Phone sofre para ganhar espaço

A maior parte dos acessos a internet móvel são feitos através de dispositivos da Apple - seja o iPad ou o iPhone.

Dados da Net Applications apontam que 65,3% dos acessos a internet móvel em junho foram feitos com dispositivos iOS, enquanto o Android foi o responsável por 19,73% dos acessos. O dispositivo mais usado foi o iPad, com 36,7% dos acessos, seguido pelo iPhone com 26,8%.

Em junho do ano passado, os aparelhos da Apple eram responsáveis por 52,4% dos acessos móveis, enquanto o Android tinha 14,3%. O crescimento das duas plataformas acompanhou a queda do Java ME, que tinha mais de 20% no período, e agora conta com 10,22%.

Enquanto isso, o Windows Phone aparece com apenas 0,61% de participação - mais um indício de que a plataforma da Microsoft ainda encontra grande dificuldade em se popularizar.

Windows Phone 8 pode ter novo estilo de teclado virtual

Imagem
O Windows Phone 8 pode apresentar um novo estilo de teclado virtual para ser digitado com apenas um dedo.

O blog WM Power User conseguiu uma imagem de um suposto teclado que está sendo desenvolvido pela Microsoft. Ele tem as teclas curvadas para facilitar a digitação usando apenas o dedão. 

A imagem mostra um teclado com botões com três ou quatro caracteres posicionados no estilo QWERTY. Não se sabe como é feita exatamente a digitação, mas pode ser que o usuário tenha que segurar uma das teclas por um tempo para escolher a letra.



O novo teclado foi visto em um HTC Trophy, um smartphone que não receberá a atualização para o WP8, o que pode indicar que ele também será inserido no Windows Phone 7.8.

RIM adia BlackBerry 10 e pode fazer parceria com a Microsoft

Imagem
A empresa canadense foi durante muito tempo sinônimo de inovação. Mas parece que esse tempo ficou para trás. Amargando um prejuízo de mais de 500 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2012 a companhia adiou o lançamento do BlackBerry 10 e, para se salvar, pode ter de se aliar à Microsoft.

Diante do prejuízo financeiro a RIM pode estar sendo pressionada a abandonar o seu sistema operacional e adotar o Windows Phone 8 como já fez a finlandesa Nokia. Outra saída para a gigante canadense seria vender parte da empresa para a Microsoft, mas esse é uma saída pouco provável. Por outro lado, existe a pressão dos investidores por conta nas quedas das ações e que deve levar a empresa a uma reestruturação. Com isso devem ser cortados 5 mil postos de trabalho o que equivalente a 30% do total de empregados da RIM.
Fontes anônimas comentam que a parceria entre a RIM e Microsoft pode estar mais próxima até que se imagina. Embora ninguém fale do assunto em público, há rumor…

Justiça determina que operadoras não vendam celular bloqueado

Imagem
Decisão, do TRF-1, visa coibir a prática conhecida como 'fidelização'.
Ainda cabe recurso na Justiça para reverter a determinação.Empresas de telefonia celular não poderão vender aparelhos bloqueados, de acordo com decisão tomada nessa sexta-feira (29) pela 5ª turma do Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF-1). Em caso de descumprimento, as empresas devem pagar multa de R$ 50 mil diários. Ainda cabe recurso da decisão. A sentença do TRF-1 foi motivada por recurso do Ministério Público Federal que contestava entendimento da primeira instância da Justiça, segundo o qual as empresas poderiam vender celular bloqueado por um ano, como forma de fidelização. O TRF-1 derrubou esse entendimento em votação unânime. O relator do caso, desembargador Antônio Souza Prudente, argumentou em seu voto que "o bloqueio técnico dos aparelhos celulares configura uma violência contra o consumidor". O tribunal decidiu que mesmo os bloqueios temporários, que costum…

Consumidores afirmam que usariam pagamento via celular

O pagamento de compras em lojas e restaurantes, por meio do celular, tem a aprovação dos consumidores. É o que revela a Pesquisa Global sobre o Uso de Meios de Comunicação da Nielsen.  Segundo os números, entre os entrevistados, 63% dos que tem acesso à internet são receptivos a idéia do pagamento via celular, enquanto 24% se dizem propensos a adotar o meio de pagamento e 11% afirmam que definitivamente usariam a facilidade se ela já estivesse disponível. Mais dispostos
Ainda segundo o levantamento, os consumidores da América Latina são os que mais estão dispostos a usar a tecnologia, já que 34% se disseram receptivos à prática e 17% declararam-se usuários certeiros. Já os mais receosos com a novidade, são os consumidores europeus, os do oriente médio e os africanos. Na Europa, 21% dos entrevistados disseram que não usariam esse meio de pagamento, enquanto 20% afirmaram que provavelmente não seriam adeptos da novidade. No Oriente Médio e na África, os mesmos 21%…