tecnologia para elevador....onde vamos para com tanta preguiça

Um email para chamar o elevador do prédio


elevador-alice2

Dizem que a criatividade humana não tem limites. Se for assim, eu quero acrescentar que a preguiça também não. Ou melhor: a comodidade. Tome como exemplo a agência Alice Wonders, uma firma de São Paulo que teve a brilhante ideia de conectar o elevador do prédio à internet. Um simples email faz chamar o elevador para o andar dele.

Dá só uma olhada no vídeo.

A mágica toda acontece porque o elevador é daqueles de cinquenta anos atrás, de acordo com a Dani Santos, uma representante da agência de publicidade. Por ser um equipamento antigo e sem toda a sofisticação tecnológica, fica bem mais fácil de instalar componentes a mais, como uma placa de Arduíno bem simples, mas ao mesmo tempo com suporte ao Wi-Fi.

Placa de Arduíno que faz o controle do elevador

Placa de Arduíno que faz o controle do elevador

Abro parênteses aqui para dizer que o Arduíno tem se mostrado uma impressionante forma de integrar equipamentos usuais e às vezes retrógrados à internet. É o que vem sendo chamado já há alguns anos de Internet das Coisas. Se você curte o assunto, vale se aprofundar sobre os recentes avanços que permitem colocar coisas banais na rede. E também nessa seara, devo acrescentar que talvez o Raspberry Pi, aquele computadorzinho-em-uma-placa feito por um grupo de ingleses, fosse uma opção de máquina para rodar o aplicativo em Flash que permite acionar o elevador.

Voltando às explicações, o software em Flash faz a checagem contínua por mensagens enviadas ao email elevador@alicewonders.ws com o assunto "Venha". O sistema deles verifica se o elevador está no andar. Caso não esteja, ele é acionado por meio de uma engenhoca que detecta a chegada e retorna o email da pessoa com a mensagem "Cheguei".

"O Arduino então aciona o relê e o elevador vem! O mesmo programa em Flash agora verifica em loop se o elevador chegou. Quando o elevador chega, um reed switch (sensor magnético mecânico que é acionado por um imã na roda de números dos andares, muda a variável elevadorChegou para 1. Quando isto acontece, o Flash envia um email com o subject: cheguei, em resposta para todos que enviaram um email."

A Dani nos disse que o projeto foi iniciado no finzinho de 2012. Com todas as dificuldades referentes ao aplicativo em Flash, eles terminaram de fazer a integração no começo desse ano. Além do vídeo bacana que abre este artigo, a Alice Wonders também produziu uma página especial com absolutamente todos os detalhes para que qualquer um replique a ideia. Vale conferir.

Só não se esqueça de falar com o síndico antes de aprontar uma dessas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip