a construção do Chromecast

O site iFixit mal colocou as mãos no Chromecast, dongle do Google que permite assistir vídeos de alguns apps seu tablet, smartphone ou PC na TV e que é a notícia da semana, e já tratou de desmontá-lo para ver como é por dentro. Como se poderia esperar de um aparelho de 35 dólares, ele é extremamente simples. Mas tem suas peculiaridades, que são bem interessantes. Separamos 5 delas aqui.

chromecast 01

O Chromecast foi feito por nerds. O número de identificação do modelo é H2G2-42 e tudo bem se você precisar de uma explicação: H2G2 é uma sigla para O Guia do Mochileiro das Galáxias. E 42 é a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo o mais. Agora, se precisar de explicação sobre isso, é melhor rever seus conhecimentos gerais.

chromecast 02

Qualquer um pode abri-lo. Assim como para tirar a traseira do seu smartphone e exibir a bateria (se seu smartphone não tiver a bateria lacrada, lógico), você deve conseguir abrir seu Chromecast com a ajuda de uma peça de plástico que se encaixe na abertura; não há parafusos.

chromecast 03

Essas são as especificações dele segundo o iFixit: SoC Marvell DE3005-A1, 512 MB de RAM (SDRAM DDR3L Micron D9PXV), Wi-Fi AzureWave AW-NH387 802.11b/g/n e 4 GB 2 GB de memória flash (Micron MT29F16G08MAA). Como apontou nosso especialista de hardware aqui do TB, Emerson Alecrim, US$ 35 é praticamente de graça para essa configuração.

chromecast 04

O Chromecast esquenta. Muito. Isso já está escrito no manual, para ninguém assustar. Para dissipar o calor, há uma grande placa de alumínio que ocupa toda a extensão do dongle. Considerando o tamanho do gadget e da placa em que está seu hardware, dá para dizer que metade do espaço é ocupado por esse mecanismo para evitar que ele frite.

chromecast 05

Ele pode ser considerado um gadget descartável. Isso porque, como o iFixit aponta, não há nada nele para arrumar. Ou seja, quebrou, é melhor jogar fora – em locais apropriados para lixo eletrônico – e comprar outro. E, como custa apenas US$ 35, isso não deve deixar ninguém com peso na consciência.

O Chromecast já está à venda (e esgotado) nos EUA. Não há informações de quando chega ao Brasil ou o preço, mas mal podemos esperar para colocar as mãos em um e ver como ele funciona na prática.

Post atualizado às 20h03

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip