Anatel estuda bloquear celulares estrangeiros homologados no Brasil

A partir do ano que vem, as operadoras de telefonia móvel poderão bloquear automaticamente celulares piratas. Quando a medida foi anunciada, ficou esclarecido que isso não afetaria usuários de telefones comprados no exterior, desde que eles fossem homologados no Brasil. Agora, no entanto, a Anatel cogita a possibilidade de bloqueá-los também.

Caso haja uma mudança no posicionamento inicial, o bloqueio também afetará os modelos já homologados no país, mas não pertencentes a lotes produzidos para o mercado nacional, ou seja, trazidos na mala por turistas ou introduzidos no mercado por importadores irregulares. 

Assine a tag anatel para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados


Uma fonte anônima da Anatel explicou ao Tele.síntese que uma parcela da agência favorável ao bloqueio dos celulares não produzidos para o Brasil alegam que algumas funcionalidades interferem no sinal do celular no país e de que o ideal seria impedir o seu uso. Outros setores do órgão se preocupam com a medida, já que pode gerar um grande desgaste de imagem junto aos usuários, especialmente aqueles que pagaram impostos ao entrar no Brasil com celulares comprados no exterior.

A Anatel mantém um grupo de trabalho par avaliar o tamanho do impacto da decisão de incluir os celulares estrangeiros na política de bloqueio. Ainda segundo a fonte, as operadoras de telecomunicações concordariam com a medida de bloqueá-los, o que tem incentivado a agência a manter uma postura favorável à mudança no regulamento inicialmente previsto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip