MediaTek cutuca Samsung e promete processador móvel octa-core de verdade


Os smartphones com processadores quad-core nem dominaram o mundo ainda, mas já há chips com oito núcleos sendo preparados para chegar aos dispositivos móveis em um futuro relativamente próximo. Um deles é o True Octa-Core (nome provisório?), anunciado recentemente pela taiwanesa MediaTek.

O nome é, sem sombra de dúvidas, uma bela de uma provocação ao recém-atualizado Exynos 5 Octa, da Samsung. Este possui oito núcleos – quatro Cortex-A15 e outros quatro Cortex-A7 – mas não é possível usá-los todos de uma vez: ou se utiliza os núcleos A15 para tarefas mais exigentes ou os A7 para o processamento mais básico.

A MediaTek, por sua vez, garante que todos os núcleos do seu chip poderão trabalhar simultaneamente, ou seja, trata-se de um "octa-core de verdade", possivelmente baseado em uma versão aperfeiçoada da tecnologia ARM big.LITTLE presente no Exynos 5 Octa. Para evitar que a bateria se esgote em tempo recorde, também será possível deixar núcleos desativados quanto há tarefas simples a serem executadas.

Nossa, não deixava, Samsung!

Nossa, não deixava, Samsung!

Segundo a companhia, o True Octa-Core terá tudo para ser um dos mais rápidos processadores móveis do mercado, podendo inclusive superar a casa dos 30.000 pontos no Antutu. A empresa só não explicou como lidará com o aquecimento excessivo do dispositivo, situação bastante provável para um processador de oito núcleos.

A MediaTek também não deu muitos detalhes a respeito das características do chip. Há, no entanto, rumores de que o processador será composto por núcleos Cortex-A7 de 1,7 GHz a 2 GHz e será fabricado com tecnologia de 28 nanômetros. Será que terá excelente desempenho mesmo? O vídeo abaixo, que parece ter sido narrado pela mulher do Google Translator, sugere que sim:

Felizmente, até que não teremos que esperar muito para obter estas informações: a MediaTek deverá apresentar mais detalhes e protótipos equipados com o chip no mês de novembro ou, no mais tardar, na próxima edição da CES, que acontece em janeiro de 2014.

Se levarmos em conta que a Huawei também promete um chip octa-core (o K3V3, com núcleos Cortex-A15 de 1,8 GHz) e que a Samsung provavelmente não deixará por isso mesmo, 2014 tende a ser um ano bastante interessante para o segmento móvel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip