HTC trabalha em seu próprio sistema operacional


A HTC está desenvolvendo um novo sistema operacional para smartphones. Segundo o Wall Street Journal, o SO será focado no mercado chinês e deverá estrear até o fim do ano. A ideia é que o sistema tenha integração com serviços populares na China, como o Baidu (“Google chinês”) e o Weibo (o “Twitter de lá”).
A taiwanesa já havia revelado intenções de ter seu próprio SO há dois anos. Recentemente, Cher Wong, chairwoman da companhia, começou a discutir com o governo chinês a implantação do sistema.
O projeto reflete os esforços da companhia em encontrar espaço na China sem depender do mercado norte-americano, já dominado por gigantes como Google e Apple. No outro lado do mundo, a influência destas empresas é um pouco mais complexa.
O Google, por exemplo, desgasta suas relações com o governo chinês desde 2010, quando se recusou a censurar os resultados de sua ferramenta de busca. No ano passado, o ministro da tecnologia na China reclamou que o país é muito dependente do Android e elogiou a Baidu e a Alibaba, que investiram na criação de sistemas operacionais próprios.
Outras companhias também já se arriscaram na criação de SOs. A Samgung, por exemplo, lançou, em 2010, o Bada, que não teve uma aceitação muito boa. Agora, a sul-coreana trabalha em conjunto com a Intel no desenvolvimento de um novo sistema, o Tize.
A Jolla, startup finlandesa criada pelos primeiros engenheiros da Nokia, também se arriscou neste mercado quando criou o Sailfish, baseado em Linux. Mas, até agora, o sistema não decolou também.

Será que a HTC encontrará espaço para alavancar o seu novo projeto?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip