Lenovo: vendas de smartphones e tablets superam as de PCs
Ao todo, a Lenovo vendeu 12,6 milhões de computadores, abocanhando 16,7% de participação no mercado – 1,7% mais do que em 2012. Já a divisão de dispositivos móveis cresceu 132% em relação ao ano anterior e ajudou a empresa abraçar 4,6% do mercado mundial.
A companhia surpreendeu seus acionistas ao anunciar que obteve lucro líquido de US$ 174 milhões, enquanto a expectativa era de US$ 166 milhões. Ao todo, ela arrecadou US$ 8,8 bilhões – 10% a mais do que mesmo período do ano anterior.
O lucro bruto alcançou US$ 1,2 bilhão e cresceu 14% em relação ao mesmo trimestre de 2012. Já o lucro operacional foi de US$ 202 milhões, com um crescimento de 11%.
O anúncio foi feito na China, maior mercado da companhia, onde ela arrecadou US$ 3,7 bilhões – 42% de suas operações. No país, o maior combustível do crescimento da Lenovo foram os tablets e smartphones, que venderam 76% mais do que em 2012.
Na região Ásia/Pacífico, a companhia conseguiu US$ 1,3 bilhão – 15% de sua participação mundial. Na Europa, que representa 21% de suas vendas, ela arrecadou US$ 1,9 bilhão. Por fim, na América, que reúne os outros 22%, a Lenovo arrecadou pouco mais de US$ 1,9 bilhão.
Comentários