Veja como migrar contatos do iOS para Android e Windows Phone

Gerenciar a agenda de contatos pode se tornar uma grande dor de cabeça a cada mudança de aparelho celular, principalmente se ela ocorrer entre aparelhos que suportem diferentes chips (cartões SIM), sistemas operacionais ou mesmo pelo grande volume de contatos. Além de se correr o risco de perder definitivamente os contatos telefônicos quando se adota algum procedimento desastrado, em alguns casos pode gerar duplicidade.

Cada sistema operacional ou fabricante de dispositivos móveis sugere uma forma de facilitar a migração de contatos, seja por meio de programas de sincronização ou de serviços na nuvem. Nesta coluna será demonstrado como migrar os contatos do sistema iOS, usado nos smartphones iPhone, para qualquer aparelho com sistemas Android ou com Windows Phone, apenas usando recursos na nuvem.

Obtendo os contatos do iPhone


Além de uma boa prática para ter os contatos sempre à mão e protegê-los em caso de perda do aparelho, manter uma cópia dos contatos sincronizada no serviço de armazenamento de dados iCloud, da Apple, simplifica a tarefa de migração. Antes de iniciar a exportação dos contados usando o iCloud, é recomendável verificar se o iPhone está sincronizando os contatos. Para isso, clique em Configurações>iCloud, a função que envia uma cópia dos contatos para nuvem deve estar conforme a imagem.

A próxima etapa é acessar o site do iCloud e realizar a exportação do arquivo com os contatos. É possível selecionar individualmente os que serão exportados ou então exportar todos. Se esta for a escolha, basta clicar em 'Select All' e após em 'Export vCard', em instantes o arquivo será baixado. Um arquivo no formato vCard funciona como um cartão de visitas virtual, ele é amplamente suportado por programas e serviços de e-mail, assim como gerenciadores de contatos em geral. Com o arquivo de contatos, agora basta escolher o método de importação. Uma das maneiras mais simples de mantê-lo acessível para dispositivos com sistemas Android e Windows Phone é importá-lo para uma conta do Google.

A importação dos contatos é feita usando um utilitário disponível pelo próprio serviço do Google (acesse aqui). Após o login, clique na opção 'Mais>Importar' e será exibida a tela do assistente de importação. Em seguida clique em 'Choose file', localize e selecione o arquivo baixado do site do iCloud, e depois clique no botão 'Importar'.

O tempo de duração do processo irá depender da quantidade de contatos contida no vCard. Aguarde alguns instantes até que eles sejam exibidos na página do gerenciador de contatos.


Importando os contatos no Android
Os dados recém importados para a conta do Google já ficam disponíveis automaticamente para o usuário no Android, desde que ele sincronize os seus dados usando a mesma conta de e-mail do Google.

Importando os contatos no Windows Phone
Para importar os contatos em um smartphone com o Windows Phone, toque em 'Configurações> Email + contas> Adicionar uma conta> Google', informe as credenciais da conta do Google e, sem seguida, clique em 'Entrar'.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip