Outlook.com finalmente passa a suportar IMAP (e também OAuth)







O Outlook.com foi bastando elogiado quando lançado, mas não ficou imune a críticas, muitas delas referentes à falta de suporte ao IMAP. Mas, seguindo a máxima "antes tarde do que mais tarde ainda", a Microsoft anunciou recentemente que o seu serviço de e-mail já suporta este protocolo e, de quebra, passou a funcionar também com OAuth.

Outlook.com

A informação foi dada em uma rodada de perguntas e respostas feitas no site Reddit e, na tarde de ontem, confirmada no blog oficial do Outlook. Com o IMAP, passa a ser possível sincronizar contas do Outlook.com em praticamente qualquer cliente de e-mail, bastando ao usuário configurar o programa com os seguintes dados:

IMAP:

SMTP:

Apesar de se tratar de um protocolo bastante conhecido, a Microsoft não adicionou suporte ao IMAP desde o lançamento do Outlook.com por acreditar que a sua ferramenta Exchange ActiveSync é uma alternativa melhor. E pode ser mesmo; o problema é que há vários clientes de e-mail que não o suportam. Entre eles, o popular Mozilla Thunderbird e o Mail do Mac OS.

A Microsoft também habilitou suporte ao protocolo OAuth, como já dito. Com ele, é possível integrar contas do Outlook.com a serviços de terceiros, sem que dados sigilosos das contas (como conteúdo das caixas de entrada e senhas do usuários) sejam repassados a estes.

Um exemplo mencionado pela própria Microsoft é o Unroll.me, serviço que permite cancelar o recebimento de newsletters e afins rapidamente. Outro é o TripIt, ferramentas de organização de viagens. Estes e outros agora podem funcionar de maneira integrada ao Outlook.com via OAuth.

A torcida agora é para que a Microsoft melhore o app do Outlook.com para Android, tido como confuso e pouco funcional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip