Android: como navegar no Google Maps offline


Saiba como salvar o mapa da sua cidade inteira e usar o app sem gastar o seu plano de dados.

Há algum tempo, a função para salvar determinada área do mapa no Google Maps do Android estava em fase de testes. No entanto, com os recentes lançamentos na Google I/O 2012, a ferramenta passou a ser oficial e totalmente integrada com o aplicativo. Dessa forma, alguns procedimentos mudaram e dificilmente você vai se deparar com problemas na exibição dos mapas salvos.

Se você quer aprender a salvar o mapa da sua cidade inteira ou apenas alguns bairros no seu celular, fique atento para esta dica do Tecmundo.

Passo 1

Com o seu Android conectado à internet, preferencialmente através do Wi-Fi, execute o aplicativo de mapas da Google. Em seguida, enquadre a área que você deseja salvar no aparelho. Com isso, será possível consultar e navegar com o GPS sem consumir o seu plano de dados.

Passo 2

Clique no botão de opções do aparelho e depois selecione "Disponibilizar off-line".

Android: como navegar no Google Maps offlinePasso 3

Agora, você poderá visualizar um quadro com uma área mais clara no meio. Essa parte é a que será salva no seu cartão SD. Para alterar o espaço, ajuste dentro do quadro os locais que você pretende ter permanentemente carregados no aplicativo. É possível aumentar e diminuir o zoom e ainda arrastar o mapa para qualquer lugar. Para finalizar, toque em "Concluir".

Android: como navegar no Google Maps offlinePasso 4

Nesse momento, o aplicativo vai começar o processo de download do mapa que você selecionou. Dependendo do tamanho da área, pode ser preciso aguardar algum tempo.

Android: como navegar no Google Maps offlinePasso 5

Com o download terminado, volte para o mapa e você poderá ver um quadro limitando a área que você salvou. Dessa forma, sempre que você quiser utilizar o serviço sem conexão com a internet, será possível navegar apenas pela área delimitada pelo quadrado.

Android: como navegar no Google Maps offlineNota: se o seu Google Maps ainda não estiver atualizado, esse processo não será feito dessa forma. Portanto, vá até o Google Play e procure os itens com atualizações disponíveis.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip