instalando o flash no android

Instalando o Flash Player no Android ICS e Jelly Bean

Instale o Flash Player no seu Android e desfrute dos sites e conteúdos criados com essa tecnologia nos seus dispositivos "oficialmente" sem suporte.

Por Ricardo em 11/Jul/2013


Ainda que o flash player esteja se afastando das plataformas mobile, essa tecnologia está presente em grande parte da web. O flash foi considerado um vilão primeiro na plataforma iOS da Apple, com o argumento de que ele impacta a performance dos aparelhos consumindo recursos em excesso além das inúmeras brechas de segurança. A própria Adobe, criadora e mantenedora da tecnologia se mostrou a favor da mudança, por mais estranho que isso possa parecer.

O Google mesmo, diria mais tarde que também não adotaria a tecnologia flash nos seus novos lançamentos do sistema Android, a partir da versão 4.1 Jelly Bean, se mostrando favorável a mudança e forçando uma migração em massa de novos padrões, adaptados a nova demanda de equipamentos conectados por via wireless (WiFi ou 3G/4G) com velocidades menores do que os PC's desktop com conexões cabeadas.

A Adobe, demonstrando "boa vontade" com as decisões das duas grandes empresas no mercado mobile, resolveu não mais disponibilizar o Flash Player para download no Google Play, não mais fazendo lançamentos de versões maiores com melhorias na tecnologia, mas manteria suporte para os equipamentos que ainda usam a tecnologia disponibilizando atualizações de correção de brechas de segurança e alguma correção de bugs quanto a estabilidade, mas só para aparelhos certificados.

Mesmo havendo uma promessa de que tudo ficaria melhor com o início das especificações do HTML5, que exige bem menos recursos e sendo adotado pela Apple, forçando o uso dessa tecnologia antes mesmo de estar pronta, e o Google se posicionando a favor também inclusive na sua rica plataforma de vídeos Youtube, convertendo vídeos em HTML5 (nem todos foram convertidos), a coisa não saiu como se esperava.

Muito também influenciado pela guerra de padrões para vídeos, de um lado a MPEG LA dificultando a adoção de padrões abertos, como o VP8 do Google, precursor do WebM e possíveis patentes infringidas (até hoje nada comprovado), e sua tecnologia H.264, que reduz a banda necessária para o tráfego de stream acelerando o carregamento de vídeos.


Tudo isso prejudicou o fechamento da especificação pela W3C, orgão responsável pela criação do padrão, o que resultou em pequenas diferenças entre navegadores quanto a apresentação de páginas web com essa tecnologia de forma correta. E isso vai contra o objetivo da W3C de criar padrões abertos para haver uma compatibilidade universal independente do dispositivo ou navegador acessando sites na internet.

Por essas e outras, o Flash continuou reinando soberano como a única solução, praticamente sendo um padrão justamente por estar presente em 99% dos sites da web. O Flash Player ainda é bastante importante na área de publicidade em sites e profissionais que precisam criar uma interação maior com o usuário, e isso favorece ainda mais a permanência dessa tecnologia, porquanto o HTML5 ainda não consegue realizar todas as funções possíveis do Flash.

E dado que sites são modelos de negócios, que requerem lucros para continuar existindo, é inviável atacar uma das mais simples e diretas formas de receita de um site. Sim, por mais chato que seja acessar um site e ver janelas piscantes e coloridas, interagindo com o mouse e perturbando a atenção do conteúdo que te interessa, essa é a forma que os sites possuem para pagar as contas no final do mês e continuar oferecendo o conteúdo que é tão importante para você usuário.

Então, o Flash ainda é importante para web, quase como uma dependência. Ainda existe muito conteúdo criado em Flash que vão além dos pertubadores banners de propagandas. Inclusive há sites inteiros feitos em Flash que não podem ser acessados por seu dispositivo. Mas como fazer para poder desfrutar disso no seu smartphone ou tablet Android se você não pode mais simplesmente obter o Flash via Google Play?

Por sorte, mesmo que seu dispositivo não seja "certificado" para rodar o Flash Player da Adobe, ainda é possível obtê-lo e instalá-lo em seu smartphone ou tablet e fazê-lo funcionar. Dependendo dos sites que visita, isso pode significar uma experiência completa como a que se tem nos desktops que não sofreram o corte da Adobe. E se você quiser saber como instalar o Flash Player e tê-lo no seu aparelho Android, iremos ensinar você.


Obtendo e instalando o Flash Player

Como muitos dispositivos Android nas versões 2.x ou 3.x foram lançados com suporte ao Flash, é fácil obter um pacote do Flash funcional para essas versões em fóruns especializados como o XDA. Para versões 4.0 (ICS) ou 4.1 (Jelly Bean) em diante, o objetivo desse tutorial, é o pacote disponibilizado diretamente pelo site da Adobe.

Para obter o arquivo diretamente pelo site da Adobe. Você pode fazer isso clicando (ou tocando) aqui. Não tente instalar esse pacote em versões anteriores ao Android 4.0 porque não irá funcionar.

  1. Copie o arquivo .APK para o cartão de memória do seu dispositivo se estiver no PC;
  2. Certifique-se de habilitar a instalação de aplicações de fontes desconhecidas (ou seja, de fora do Google Play Store). Se não sabe como, leia mais abaixo;
  3. Instale um gerenciador de arquivos. Se não tem um, clique (ou toque) aqui;
  4. Instale tocando no arquivo e desfrute do Flash em seu aparelho! Você verá um ícone no menu indicando que o Flash foi instalado com sucesso;
  5. Instale um navegador compatível (Chrome não é compatível). Indicamos o UCBrowser, gratuito e muito leve, e não requer configurações para habilitar o Flash Player. 

Antes e depois do Flash

Acompanhe o antes e depois de acessar um site feito em flash. Você também pode usar esse site que usamos como exemplo para testar o seu dispositivo. Acessando o site martinanderle.de, sem o Flash instalado. Note que na primeira tela, aparece um ícone "Get Adobe Flash Player", que envia você para o site da Adobe para fazer download do Flash, mas ao acessar, uma mensagem avisa que seu dispositivo não é suportado.

Após a instalação do Flash como segue o tutorial, o mesmo site acessado, usando o UCBrowser, a página abre normalmente.


Habilitando instalação de aplicativos fora do Google Play

Não é necessário ser um ninja nem fazer acrobacias com programas no PC. O próprio Android permite esse tipo de instalação. No entanto, por questões óbvias de segurança, esta vem desabilitada.

Para habilitar a opção, basta acessar as Configurações do android, selecionar a guia Segurança, e procurar e marcar Fontes desconhecidas, como mostra a imagem abaixo.




Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/instalando-flash-player-no-android-ics-jelly-bean.html#ixzz2hEyfovbF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip