Android rodam em Quatro de cada cinco smartphones no mundo

Android

Um estudo divulgado pela IDC nesta terça-feira (12) mostra que o Android é o sistema operacional móvel mais usado em todo o mundo, ocupando 81% dos dispositivos móveis – quatro em cada cinco smartphones rodam a plataforma do Google. O iOS, da Apple, continua em segundo lugar, com 12,9%, seguido pelo Windows Phone, com 3,6%, e pela BlackBerry, com 1,7%. Os dados correspondem ao terceiro trimestre de 2013.

De acordo com a IDC, o número de aparelhos Android vendidos saltou de 139,9 milhões no terceiro trimestre de 2012 para 211,6 milhões até os últimos três meses deste ano. No trimestre anterior, o robô verde já tinha alcançado o equivalente a 80% do mercado, enquanto que no mesmo período do ano passado tinha 74,9%. A Samsung é a empresa que mais vende produtos com o sistema (39,9%); outras companhias possuem uma participação pequena (menos de 1% nas vendas).

O relatório destaca que, enquanto o sistema operacional do Google cresce a todo vapor, as outras plataformas encontram dificuldade para ganhar mais usuários nesse mercado cada vez mais competitivo. A BlackBerry apresentou o pior percentual (1,7%) no último trimestre, registrando uma queda de 41,6% nas entregas dos aparelhos. No mesmo período em 2012, a companhia detinha 8,4%.

A Apple ainda continua com resultados abaixo do esperado, já que até o terceiro trimestre de 2013 estava presente em 14,4% dos smartphones – nos três meses anteriores, a porcentagem era de 16%. Vale lembrar, no entanto, que esses números não devem ser descartados, pois mesmo dominando apenas 12,9% do total do mercado, a Maçã vendeu sozinha 33,8 milhões de  iPhones – aumento de quase 7 milhões de unidades (25,6%) em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas devem ser ainda mais significativas no quarto trimestre, quando os modelos de iPhone 5S e 5C forem contabilizados.

O maior crescimento entre os sistemas operacionais móveis foi do Windows Phone, que subiu 156% ao longo do ano. Mesmo com uma participação de apenas 3,6% em todo o mundo, a plataforma da Microsoft tem conquistado espaço em vários países da Europa, onde o sistema já chegou a 10% do mercado. O resultado se deve, em partes, pelo lançamento da linha de aparelhos Lumia, da Nokia, responsável por 93,2% dos dispositivos com o software.

Veja a tabela:

Estudo IDC - Sistemas operacionais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip