MediaTek anuncia primeiro processador octa-core 'de verdade'






MediaTek


Desde que a Samsung anunciou o Exynos 5 Octa no Galaxy S4 muita gente ficou na dúvida se o processador era mesmo um octa-core. Na teoria, sim, já que o chip possui oito núcleos de processamento, mas o problema é que eles não operam todos juntos ao mesmo tempo.

Sabendo disso, a empresa taiwanesa MediaTek anunciou há algum tempo que estava desenvolvendo o primeiro processador que tem poder de processamento, de fato, de oito núcleos. E nesta quarta-feira (20), a companhia apresentou o primeiro modelo do novo chip, intitulado MT6592, em que cada um dos oito núcleos Cortex-A7 operam simultaneamente em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

De acordo com o Engadget, os núcleos do MT6592 rodam com frequência de 1,7 GHz ou 2 GHz. O chip vem equipado com a GPU Mail-450 MP, garantindo o dobro de desempenho do modelo anterior, a Mail-400 MP. O componente oferece suporte a vídeos com resolução 4K em H.264, codecs H.265 e VP9, câmeras de 16 megapixels e telas com resolução de até 1920 x 1080.

Pensando na quantidade de tarefas que se pode fazer com um processador octa-core, a fabricante afirma que o uso do Cortex-A7 permite 40% do consumo de energia do aparelho. Além disso, elaborou um algoritmo que monitora o tempo todo a temperatura e utilização do chip para garantir que o processador não seja danificado. O uso do chip octa-core também vai permitir uma melhor experiência ao usuário em diferentes tarefas, como reprodução de vídeo, acesso a mapas e recursos de múltiplas janelas.

A MediaTek diz que os primeiros dispositivos a receber o MT6592 devem ser lançados até o fim do ano, incluindo aparelhos que rodam a versão Jelly Bean do Android. Tablets e smartphones com o novo Android KitKat devem receber o novo chip até o início de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip