Postagens

Mostrando postagens de Abril 1, 2013

Anatel libera teles para bloquearem celulares piratas

Imagem
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) fez uma nova norma que libera as operadoras de celular a bloquearem chamadas feitas por telefones piratas. A medida será válida a partir de 2014. Com isso, as teles terão de implantar o sistema de bloqueio com ajuda da Sinditelebrasil, a associação que representa o setor. O objetivo da medida é aprimorar os índices de qualidade das teles. Além disso, a iniciativa garantirá mais segurança aos clientes que ficam expostos ao excesso de radiação e correm risco de explosão das baterias dos aparelhos.Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o novo sistema será capaz de cruzar a lista de registros nacionais e estrangeiros dos aparelhos para saber qual é autêntico. Se for pirata, o sistema conseguirá bloquear os sinais do telefone.Isso é possível porque haverá um cadastro nacional de IMEIs válidos (número de registro de cada aparelho) que será cruzado com o código dos chips, o IMSI. Todo aparelho sai da fábrica com um IMEI. Quando é h…

Google registra patente que diminui capacidade da tela em função da bateria

Imagem
Segundo o USPTO, órgão norte-americano regulador de patentes, o Google é proprietário de mais um registro na área de aparelhos móveis. O sistema ratificado pela companhia altera a qualidade da interface exibida pela tela em função da carga da bateria.

A patente explicita como um dispositivo pode desabilitar alguns recursos da tela para evitar consumo de bateria em momentos de pouca energia. Em prol da economia, sairiam de cena animações para transição de telas, resolução elevada de imagens e até um alto número de cores.

A tecnologia seria utilizada especialmente em smartphones, cujos modelos de primeira linha sempre apresentam alto consumo de bateria diário. O fato não exclui que o sistema também seja utilizado em tablets.

IR 2013 poderá ser declarado pelo smartphone ou tablet

partir desta segunda-feira (1) até o dia 30 deste mês, o contribuinte poderá fazer a declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), referente ao exercício de 2013, ano-calendário 2012, por meio do smartphone ou tablet.

A medida consta da Instrução Normativa 1.339 publicada na edição desta segunda-feira (1) do DOU (Diário Oficial da União). De acordo com o texto publicado no Diário Oficial, quem quiser enviar a declaração por meio de dispositivos móveis, deverá fazê-lo através do aplicativo m-IRPF, que será disponibilizado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, mas será destinado somente a pessoas físicas residentes no País, que utilizem os sistemas operacionais iOS ou Android.Restrições
Ainda segundo a Instrução publicada nesta segunda, é vedada a utilização do aplicativo pelos declarantes ou contribuintes com dependentes que, no ano-calendário de 2012, tenham recebido rendimentos tributáveis de pessoa física no País ou no exterior, estejam com a exigibilidade suspensa,…