Postagens

Mostrando postagens de Agosto 22, 2013

Celular e computador com defeito terão troca imediata

O governo incluiu computadores, celulares, geladeiras e fogões entre os itens chamados 'produtos essenciais'. Com isso, o consumidor passa a ter direito de troca imediata nos aparelhos que apresentem defeitos de fabricação até 90 dias após a compra. A informação é da Folha de S.Paulo.

Para os demais produtos, o código do consumidor garante às empresas prazo de 30 dias para solucionar problemas e, só a partir de então, o consumidor tem direito de escolher se quer a troca, a restituição da quantia ou o abatimento do valor.

De acordo com o Ministério da Justiça, a proposta atual prevê prazos diferentes para o reparo de produtos. Nas capitais e regiões metropolitanas, o limite para a solução do problema deverá ser de aproximadamente 10 dias úteis; para o restante do país, de 15. Para entrar em vigor, o decreto depende do aval da presidente Dilma. A partir da publicação da norma, indústria e varejo têm seis meses para se adaptar, o que deve acontecer apenas …

Google Maps para Android e iOS agora mostra alertas do Waze

Imagem
Os primeiros frutos da compra bilionária do Waze pelo Google começaram a aparecer. O Google anunciou hoje que os aplicativos do Google Maps para Android e iOS passarão a exibir incidentes em tempo real enviados pelos usuários do Waze, que ajudarão você a evitar problemas no trânsito, como congestionamentos gerados por acidentes. A novidade vale para 13 países, incluindo o Brasil.Há uma notícia ruim aqui: o Google Maps agora exibe alertas do Waze, mas não há uma opção para enviar alertas, pelo menos por enquanto.Só que isso nos leva a uma notícia boa: o aplicativo do Waze não foi descontinuado. Na verdade, até melhorou. Nesta última atualização, ele ganhou integração com a busca do Google, e o Waze Map Editor agora possui a visualização de satélite e do Street View, permitindo que você reporte erros nos mapas de maneira mais precisa.Além do Brasil, também terá acesso aos alertas em tempo real do Waze através do Google Maps quem estiver na Alemanha, Argentina, Chile,…

Governo está prestes a decretar troca imediata de computadores e celulares com defeito

Telefones celulares e computadores estão mais próximos de serem considerados "produtos essenciais" pelo governo brasileiro. Isso significa que, em caso de defeito constatado até 90 dias depois de sua aquisição, o consumidor terá direito à troca imediata do dispositivo.No cenário atual, as empresas têm prazo de 30 dias após a queixa do cliente para solucionar um problema relacionado a defeito. Só depois deste período é que o consumidor pode exigir troca do produto, devolução do montante pago ou abatimento de preço na aquisição de outro item de maior valor.A exceção fica para os chamados "produtos essenciais" porque estes são aqueles que atendem a necessidades básicas do consumidor, razão pela qual trocas, reparos ou devoluções devem ser feitas em tempo hábil.O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é bastante claro quanto a isso. O problema é que não há definição precisa sobre o que é produto essencial, assim, não são raros os casos de pe…

Funcionários da Apple estão insatisfeitos

Imagem
Funcionários da Apple estão enviando currículos mais do que nunca, segundo a Reuters. Recrutadores do mercado afirmam estar recebendo muitos candidatos que trabalham na maçã.A debandada começou há cerca de dois anos, quando Tim Cook assumiu o lugar de Steve Jobs como CEO. A fonte da agência de notícias afirmou que tem recebido email de pessoas que jamais imaginou que sairiam da Apple e funcionários que entraram há cerca de um ano.Engenheiros têm buscado oportunidades em diversas empresas e a fabricante do iPhone parece estar ciente. Recentemente, a companhia realizou uma pesquisa, na divisão de hardware, para saber como anda a moral dos colaboradores.Esta não é a primeira vez que recrutadores reportam insatisfação dos funcionários da empresa, que estão sob o comando de Cook. Trip Chowdhry, analista da Global Equities Research, chegou a alertar o mercado quando soube que colaboradores da Apple estavam migrando para Google ou Facebook.

WeChat dá uma "surra" no WhatsApp

Imagem
No início da semana, o aplicativo gratuito para troca de mensagens WeChat afirmou ter chegado à marca de 100 milhões de usuários. Rival de plataformas como WhatsApp e Viber, o serviço já figura entre os mais populares na AppStore e está disponível em todas as plataformas.Segundo a empresa chinesa, a massiva campanha publicitária estrelada por Lionel Messi e a versão 5.0 contribuíram para a popularização. Mas, além disso, o que garante o sucesso do WeChat? Fizemos o teste e destacamos alguns diferenciais interessantes:Conversa de voz em tempo real

O aplicativo tem função semelhante à de um Walkie Talkie para duas pessoas conversarem simultaneamente.Conversa pela webO recurso é muito bacana e útil. Você pode papear tanto pelo aplicativo quanto pelo browser em seu computador, sem precisar de muita gambiarra. No entanto, o esquema para ativar a conversa no PC é meio complicado e exige leitura de QR Codes.Conhecer novas pessoasUm grande diferencial é o pacote de recursos p…

Huawei Ascend G510, smartphone intermediáriojá no Brasil

Imagem
A Huawei anunciou recentemente sua volta ao mercado brasileiro de smartphones com a produção local de aparelhos em uma fábrica de Jundiaí, no interior de São Paulo. O Ascend G510, primeiro dessa leva, chega ao mercado por R$ 699 no dia 25 de agosto, inicialmente só pela Vivo.O aparelho é simples, com interface amigável e pode ser uma boa opção de entrada no mundo dos smartphones. Não é a mais barata da categoria, mas será que vale o investimento a mais? Estamos experimentando G510 um aqui no Tecnocenter há alguns dias e essas são as nossas impressões sobre ele.Design e pegadaA tampa traseira é de plástico cinza grafite texturizado. Não tem aparência de barato, mas também não conta com o acabamento premium dos aparelhos mais caros.Apesar da textura de linhas finas, que devem causar algum atrito e dificultar que ele se jogue das mãos do usuário, essa sensação não é tão óbvia; o material é bem liso. Mas é difícil de derrubá-lo, já que ele fica bem na palma da mã…