Conheça os países onde o Windows Phone é mais popular que o iphone

windows phone

Há quem acredite que o Windows 8 é um verdadeiro fracasso e que o Windows Phone seguirá o mesmo caminho do sistema operacional para desktops da Microsoft. No entanto, a verdade é que em muitos países o sistema operacional móvel de Bill Gates vem batendo concorrentes de peso, inclusive o iPhone, no número de vendas.

Para comprovar a notícia veiculada no começo deste mês, a companhia de Redmond decidiu analisar todos os países em que o Windows Phone foi lançado oficialmente e concluiu que o SO é mais popular que o iPhone nos seguintes lugares: Chile, Colômbia, República Tcheca, Egito, Equador, Finlândia, Grécia, Hungria, Índia, Italia, Quénia, Kuwait, Malásia, México, Nigéria, Paquistão, Peru, Polônia, Arábia Saudita, África do Sul, Tailândia, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos e Vietnã.

O mais interessante é que em 14 desses países o Windows Phone ultrapassou a segunda colocada BlackBerry e assumiu a vice-liderança do mercado de dispositivos móveis, que antes era assediada pelo iOS da Apple.

Os mais céticos dirão que os dados são inconsistentes por serem fornecidos pela Microsoft. No entanto, a verdade é que eles são baseados num relatório divulgado pela famosa International Data Corporation (IDC), que traçou o cenário do mercado no terceiro trimestre de 2013. O mesmo relatório mostra que, no mesmo período de 2012, o Windows Phone só se sobressaía em relação ao iPhone em sete países e que em 12 meses as vendas do sistema operacional cresceram 156%, o triplo do Android e seis vezes mais que o iOS.

Apesar do resultado positivo, o site da Forbes faz algumas ressalvas.

  • Uma plataforma jovem e com pouca participação no mercado consegue crescer 156% com muito mais facilidade;
  • À exceção da Filândia e Itália, os demais países em que o Windows Phone é mais popular que o iPhone são países emergentes;
  • A expectativa por novos aparelhos faz com que o terceiro trimestre seja um período fraco para a Apple;
  • O número oficial de vendas do iPhone durante o quarto trimestre e, especialmente, o Natal ainda não foram divulgados;
  • Os dispositivos Windows Phone que mais vendem são aqueles de entrada, com o Lumia 5210 e 520 sendo responsáveis por mais de 42% do total de vendas.

Analisando esses pontos, alguns podem argumentar que o Windows Phone só consegue ganhar espaço naqueles mercados em que a Apple se faz ou pouco presente, ou seus dispositivos são caros demais, tornando-os pouco competitivos.

Embora essa argumentação seja válida, uma outra pesquisa feita em dezembro pela Kantar mostra que, aos poucos, o Windows Phone vem se tornando popular em países europeus às custas dos tropeços do iOS. Para se ter uma ideia, nos últimos 12 meses o iOS registrou retração de mercado de aproximadamente 5 pontos percentuais na Grã Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha, amargando a marca de 15,8% de participação nesses lugares. Enquanto isso, o Windows Phone viu sua participação saltar de 4,8% para 10,2% nesses países.

Tabela mostra a segmentação do mercado europeu e o quanto o Windows Phone vem ganhando relevância nele

Tabela mostra a segmentação do mercado europeu e o quanto o Windows Phone vem ganhando relevância nele.

Com esses dados, a Kantar concluiu que o iOS reina absoluto em apenas dois países: Estados Unidos, com 40,8%, e Japão, com 61,1% do mercado.

Independente disso, é inegável que o Windows Phone vem ganhando terreno em todos os mercados, principalmente o europeu. Talvez a Apple não deva se preocupar com isso, mas, muito embora a renda arrecadada graças ao preço elevado dos aparelhos permaneça a mesma, é possível que a Maçã presencie o encolhimento de sua participação no mercado daqui algum tempo. Tudo bem, a maioria dos aparelhos com Windows Phone que está saindo por aí é de entrada, mas isso nunca foi uma má ideia para depois emplacar um dispositivo topo de linha.





Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip