Google fecha parceria com montadoras para colocar Android em carros

O Google anunciou uma parceria com quatro montadoras de automóveis nesta segunda-feira (6), para implantar o sistema operacional Android em carros. Denominada Open Automotive Alliance (OAA), a parceria reúne Audi, GM, Honda e Hyundai, a fabricante de placas gráficas Nvidia e tem como objetivo lançar até o fim de 2014 veículos equipados com o sistema mobile do Google.

Carros equipados com Android devem chegar ao mercado até o fim deste ano (Foto: Reprodução/OAA)

Carros equipados com Android devem chegar ao mercado até o fim deste ano

Em comunicado oficial as empresas informaram que estão dedicadas para a criação de uma plataforma que resulte em carros mais seguros e intuitivos. Elas querem também aproveitar o sucesso do Android para acelerar a inovação na indústria automobilística.

"Milhões de pessoas já estão familiarizadas com o Android e o usam todos os dias. A expansão para os automóveis permitirá uma integração mais fácil entre a tecnologia mobile e os carros oferecendo aos motoristas uma experiência perfeita para que se concentrem na estrada", disse o vice-presidente sênior do Android, Sundar Pichai.

A presidente da unidade global de consumo conectado da GM, Mary Chan, afirmou que a empresa enxerga grandes oportunidades no uso do Android em conjunto com serviço de conectividade OnStar 4G LTE para modelos Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac, lançado pela companhia durante o pré-CES 2014 neste fim de semana. O novo serviço oferece uma loja de aplicativos com foco em música, notícias e previsão do tempo. "Com super chips a bordo, os carros futuristas de nossos sonhos não serão mais ficção científica", completou o presidente da Nvidia, Jen-Hsun Huang.

O site The Next Web lembra que esta é a segunda tentativa do Google de integrar seu sistema operacional mobile a carros. Em 2010, a companhia anunciou o Roewe 350 como o primeiro automóvel equipado com Android no mundo. O veículo apresentava sistema de GPS que rodava a versão 2.1, o Android Eclair. Naquele anúncio, o Google informou que os motoristas teriam informações em tempo real sobre trânsito e acesso a web direto do carro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip