Samsung faz acordo com Google e Ericsson para não ter brigas futuras de patentes.

SeongJoon Cho/Bloomberg

SEUL  -  A Samsung Eletronics e o Google assinaram um acordo de longo prazo sobre licenciamento de patentes de tecnologia, que cobre uma ampla variedade de áreas.

Sem fornecer detalhes, a Samsung informou que o acordo abrange tanto as patentes atualmente detidas por ambas as companhias como as que vierem a ser registradas nos próximos 10 anos.

"Ao trabalhar juntas em acordos como este, as companhias podem reduzir as chances de disputas judiciais e, assim, focar em inovação", disse, no comunicado distribuído pela Samsung, Allen Lo, vice conselheiro geral de patentes do Google.

A Samsung, maior fabricantes mundial de smartphones, conta na maioria de seus aparelhos com o sistema operacional Android, do Google. A empresa sul-coreana compete duramente com a Apple e seus telefones com iOS. A Apple e a Samsung travam batalhas legais por patentes nos Estados Unidos e na Coreia do Sul.

Em novembro, uma decisão da Justiça dos Estados Unidos penalizou a Samsung com o pagamento de US$ 930 milhões à Apple, por ter infringido patentes, de acordo com o veredito.

A possibilidade de Samsung e Google se envolverem, no futuro, em batalhas jurídicas entre si é considerada pequena, tendo em vista a cooperação próxima entre as duas empresas – a  Samsung, vendendo aparelhos, e o Google, equipando-os com o sistema operacional.

Ainda assim, o Google se transformou em um competidor mais direto ao adquirir a Motorola e passar também a produzir os seus próprios aparelhos. E o mercado de tecnologia deve se transformar drasticamente ao longo dos dez anos de vigência do acordo.

A Samsung acertou-se ainda com a Ericsson em uma disputa sobre patentes que se arrastava desde 2012. Segundo a Ericsson, foram dois anos de tentativas malsucedidas para renovar o trato. Na época, a Ericsson disse que a Samsung queria reduzir drasticamente o pagamento de licenças essenciais para fazer com que seus produtos estivessem de acordo com os padrões tecnológicos globais.

A Samsung respondeu com outra ação judicial e a Ericsson levou o caso à Comissão Internacional de Comércio dos Estados Unidos para barrar a importação de produtos da companhia coreana aos Estados Unidos.

Hoje, as duas companhias assumiram um tom conciliador em suas declarações. "Nossa intenção sempre foi entrar em um acordo com a Samsung", disse Kasim Alfalahi, diretor de propriedade intelectual da Ericsson. "Realmente não temos nenhum interesse em levar adiante ações demoradas e não queremos criar problemas para a Samsung ou qualquer outra empresa."      

Alfaiate disse que a Ericsson manteve negociações com a Samsung em meio à disputa. "Estou muito contente que não precisamos de uma ordem judicial para chegar a um acordo", disse. Em comunicado, a Samsung corroborou com o tom da Ericsson. A companhia disse que "sempre preferiu negociação em vez do litígio".

Nos últimos dois anos, o setor de tecnologia tem sido o palco de uma intensa disputa por patentes entre companhias como Apple, Google e Samsung. Em alguns casos, as brigas acabam em acordos amigáveis, em outros, no entanto, as disputas viraram duras batalhas judiciais.



Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip