Uma enorme quantidade de Androids é usada, basicamente, como feature phones

Em várias datas importantes, como a Black Friday e o Natal, usuários de iPhone e iPad fizeram cinco vezes mais compras online em seus dispositivos do que os donos de Android. Essa é a grande contradição do mercado, tendo em vista que a esmagadora maioria dos donos de smartphones - índice que chega a 80% em algumas pesquisas - são adeptos da plataforma do Google.

Por que isso acontece? Para o Simon Khalaf, CEO da Flurry, uma das maiores empresas de publicidade móvel, os Androids vêm servindo basicamente como substitutos dos feature phones, os telefones mais simples.

Mesmo tão ou mais poderosos que o iPhone, inclusive com telas maiores, os smartphones Android são usados por muitas pessoas apenas para fazer ligações, enviar mensagens de texto e jogar games simples, como Bejeweled. Esses usuários simplesmente não fazem compras online. Possivelmente, sequer baixam apps.

Boa parte dos donos de Androids não exploram todo o seu potencial
Boa parte dos donos de Androids 
não explora todo o seu potencial

"Temos visto e publicado relatórios que mostram que um usuário de Android vale 1/4 de um usuário de iOS, mas isso é baseado em vendas de bens virtuais (principalmente games)", afirma o executivo. Ele ressalta que dados da IBM mostram que o mesmo parece ocorrer com a aquisição de mercadorias, ou seja, no e-commerce, pouquíssimo utilizado pelos donos de Androids.

"Temos algumas teorias, mas são difíceis de se validar. A principal delas é que alguns dispositivos Android são simplesmente substitutos dos features phones e não são usados como smartphones, especialmente nos Estados Unidos", prossegue Khalaf. Isso significa que usuários de Android não são lucrativos para os desenvolvedores, razão pela qual muitos preferem focar no iPhone. 

Para o Google, isso não deve representar um problema, já que o seu sistema operacional móvel só cresce. Infelizmente, porém, muitos dos seus usuários ainda não entendem todo o potencial da plataforma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip