Anatel decide: assinantes podem cancelar banda larga e telefonia sem passar por atendente

Review: Ypy S450, o elegante aparelho de entrada da Positivo

Posted: 21 Feb 2014 12:36 PM PST

positivo ypy 13

No mês de setembro, estivemos na fábrica da Positivo, em Curitiba, e pudemos testar rapidamente alguns dos próximos lançamentos da empresa. Entre eles, estava o smartphone Ypy S450. Com preço prometido na época de 649 reais, configuração básica e boa construção, ele prometia ser uma boa opção para quem busca um aparelho de entrada.

Utilizei-o como meu smartphone principal por algumas semanas e, a seguir, dou minha opinião sobre o aparelho brasileiro.

Design e pegada

O Ypy tem o visual bem sóbrio, todo preto, com a vantagem de ter a traseira emborrachada, o que realmente ajuda a não escorregar da mão. Uma preocupação com esse tipo de acabamento é juntar poeira, mas isso não ocorreu com o aparelho durante todo o tempo que o utilizei.

O aspecto emborrachado também está na frente, nas bordas superior e inferior da tela. Isso não traz nenhuma vantagem na pegada, mas conta pontos na “integridade”, ajuda a fazer com que ele pareça uma coisa só. O design é simples, mas bem elegante, ainda mais considerando sua categoria.

DSC01819 positivo ypy 03 positivo ypy 07 positivo ypy 08 positivo ypy 09 positivo ypy 10

Com 4 polegadas, ele chega a parecer pequeno perto do tanto de telas grandes que estamos acostumados. Por isso, cabe com sobra na mão, mas sem parecer solto, inclusive por conta do acabamento emborrachado.

A tela em si não é impressionante: com a resolução de 800×480 pixels, nem tinha como. Com o brilho no máximo, as imagens ficam mais bonitas e, apesar da resolução não ser a maior do mercado, não o deixa na retaguarda nesse quesito: é difícil observar pixels nos ícones e fotos, graças à tecnologia IPS. Ou seja, as imagens formadas pela tela são bonitas e as cores vivas, não desbotadas. Não é a melhor tela de um smartphone, mas não decepciona.

Curiosamente, todas as opções padrão de fundo de tela ficam estouradas, mas o mesmo não ocorre ao optar por uma foto da galeria.

Interface

positivo ypy 02

O sistema operacional do Ypy é o Android Jelly Bean (4.2.2). Não é a versão mais atual do sistema, que está na 4.4 (KitKat), mas este não é um problema. A Positivo ainda manteve as customizações do Android a um mínimo, o que é ótimo não apenas pelo visual simples, mas pela quase ausência de apps de fábrica, que ocupam espaço e seguram o desempenho do aparelho – algo importante, já que o processador dual-core de 1,2 GHz até segura a bronca, mas os 512 MB de RAM o freiam nesse quesito. Falaremos mais sobre isso adiante.

Entre os aplicativos embarcados, há um editor de textos estilo Office chamado Kingsoft Office, um para recarregar créditos diretamente do aparelho, o Sincronize, que facilita a sincronização com outros dispositivos, o jogo Cut The Rope, o atalho para aplicativos brasileiros exigido pelo governo e outro para fazer o download do WhatsApp, que é apontado como um dos atrativos do aparelho na caixa. O Facebook também vem instalado.

O Ypy tem 4 GB de armazenamento interno e a Positivo entrega, junto com o aparelho, um microSD de 8 GB. Caso não seja espaço o bastante, pode ser trocado por um outro de até 32 GB.

Multimídia

Fucei várias vezes o smartphone atrás do player de música e… Não encontrei! Em vez disso, fui nos widgets ver se encontrava ali algo do tipo. O que utilizei foi o player do Google Play Music, que reproduz tanto as músicas vinculadas à sua conta quanto as armazenadas no dispositivo. Não era exatamente o que eu buscava, mas talvez a escolha por ele em vez de um player separado tenha sido para economizar espaço.

Ele funciona como um player qualquer, que permite reproduzir músicas em background, criar listas de reprodução e tudo o mais. Só senti falta de equalização, algo que é sempre bem-vindo.

Screenshot_2014-01-24-14-18-25

O player de vídeo é um simples reprodutor de mídia; não tem nem a opção de avançar para o próximo arquivo ou o avanço automático no fim de uma faixa. No máximo, compartilhar o vídeo nas redes sociais, tocando no botão padrão do Android para isso na tela.

Quanto aos formatos, foi necessário baixar o MX Player para rodar MKV no teste de bateria. O AVI, por outro lado, rodou automaticamente.

Screenshot_2014-01-23-19-04-13

Câmeras

A câmera traseira do Ypy tem 5 MP e faz fotos satisfatórias. Em ambientes abertos e com luz natural, a fidelidade de cores é ótima e há boa definição nas imagens. Quanto mais se perde luz, mais se perde a qualidade das fotos. Em casos de pouca iluminação, é impossível uma foto boa sem utilizar o flash, e nem precisa ser um breu total: à meia-luz já fica bem difícil de captar alguma coisa. Há a opção do modo noturno, mas ele deixa a foto com bastante ruído e não ajuda tanto quanto uma nova fonte de luz.

O foco é outro problema. Não é possível escolher o ponto de foco manualmente, e o próprio celular não escolhe o melhor automaticamente. Com isso, se torna impossível tirar fotos de objetos próximos com nitidez ou detalhes.

IMG_20140110_232355 IMG_20140123_135802 IMG_20140123_135846 IMG_20140123_135923 IMG_20140124_112056 IMG_20140124_112107 IMG_20140124_120911 IMG_20140124_121002

A filmagem é feita em 640×480 pixels e o resultado é melhor que o esperado, apesar da pouca resolução. A captação de áudio é boa e a imagem tem boa qualidade, inclusive com pouca iluminação: fiquei surpresa ao filmar um show com a qualidade da imagem e do som capturados (ele foi num espaço fechado e relativamente pequeno; o resultado deve ser diferente em shows maiores).

O formato do vídeo gravado é o esquecido 3GP, que era bem comum nos celulares há alguns anos. Para mim, o maior inconveniente disso foi que os vídeos gravados com ele não puderam ser subidos no Instagram, já que o app não reconhece o formato.

Hardware

Com processador de 1,2 GHz dual-core e modestos 512 MB de RAM, não dá para esperar um desempenho exemplar do Ypy S450. Ele engasga, dá umas travadinhas e demora para iniciar aplicativos, especialmente os que exijam um pouco mais do processamento, como a câmera. Nada de fatal, no entanto; não houve nenhuma demora maior do que uns dois segundos, então esse ponto dá para relevar.

Surpreendentemente, ele rodou Dead Trigger 2 sem muitos problemas, apenas alguns engasgos de vez em quando, mas nada que comprometesse a jogabilidade. O celular também esquentou bem pouco durante o jogo – outra surpresa, pelo tanto que esse app exige do processamento gráfico.

O desempenho em benchmarks do Ypy S450 fica na média de outros na sua faixa de preço, como o RAZR D3 da Motorola e o Xperia M da Sony, mas perde para o Moto G, intermediário mais novo da Motorola que tem desbancado todos da categoria no custo-benefício.

Nos benchmarks online, foram estas as marcas do Ypy S450:

  • SunSpider: 1826,7 ms
  • Octane: 1300 pontos
  • Kraken: 20321,9 ms

Bateria

A duração da bateria do Ypy S540 é razoável. Nas vezes em que o testei como meu aparelho principal, não cheguei a ficar desapontada nem espantada com sua duração: utilizando-o para ouvir músicas e mexer em redes sociais no trajeto até o trabalho, com uso leve durante a tarde e o mesmo ritual da manhã à noite, ele chegava com a bateria no fim, precisando recarregar à noite.

Na parte técnica, são 1.400 mAh que rendem bem: na simulação de uso moderado, terminou o teste com 65% da carga. No uso intenso, 33%.

Conectividade e acessórios

positivo ypy 01

O Ypy é dual SIM, ou seja, acomoda dois números de telefone. Ele tem compatibilidade com redes 3G para qualquer um dos dois (é possível escolher qual fornecerá a rede de dados) e Wi-Fi IEEE 802.11 b/g/n, além de GPS, Bluetooth 3.0 e USB 2.0.

Na caixa, vêm um cabo USB, um carregador (com cabo, não com a porta USB para conectar o mesmo cabo que transfere dados para um computador) e o fone de ouvido. Como costuma ocorrer com aparelhos da categoria do Ypy S450, recomendo deixá-los de lado: são extremamente desconfortáveis, a ponto de serem doloridos, e a qualidade do som não é nem um pouco impressionante. Melhor usar os que você deve ter em casa.

Pontos positivos

  • Design elegante
  • Poucos apps de fábrica
  • MicroSD
  • Dual SIM

Pontos negativos

  • Pouca memória
  • Desempenho abaixo da média
  • Fotos inúteis sem iluminação adequada

Conclusão

O Ypy tem alguns pontos que podem ser considerado boas surpresas para um produto nacional. Nas especificações, não há nada de espantoso – os 512 MB de RAM, por exemplo, ficam longe disso – , mas na prática ele se garante com um desempenho razoável, uma boa tela e a possibilidade de utilizar dois chips. Sua construção também é boa: o design é sóbrio, mas elegante e compacto, sem aparentar fragilidade ou ter cara de barato. Arrisco dizer que é o principal ponto positivo, inclusive: ele é bem apresentável.

Dá para encontrá-lo por menos de R$ 500 em e-commerces pela internet afora, que é um preço bem aceitável pelo que ele oferece. Mas, pensando no custo-benefício, pode ser vantajoso investir um pouco mais em aparelhos com configuração melhor – o Moto G, por cerca R$ 600, é um deles. A diferença compensa para alguns números a mais em capacidade de processamento e memória, que garantem um desempenho mais fluido e adiam a necessidade de troca do aparelho.

Tirando-o de comparações com outros smartphones disponíveis no mercado, especialmente no que diz respeito ao custo-benefício, o S450 é um bom modelo de entrada, especialmente para quem procura um que aceite dois chips.

positivo ypy 11

Ficha técnica

  • Bateria: 1.400 mAh
  • Câmera: 5 MP (traseira) e VGA (frontal)
  • Conectividade: 3G, Wi-Fi 802.11n, GPS, Bluetooth 3.0 e USB 2.0.
  • Dimensões: 13 x 6 x 1 centímetros
  • GPU: Mali 400-MP
  • Memória externa: microSD até 32GB
  • Memória interna: 4 GB
  • Memória RAM: 512 MB
  • Peso: 100 gramas
  • Plataforma: Android 4.2 (Jelly Bean)
  • Processador: ARMv7 dual-core de 1,2 GHz
  • Sensores: acelerômetro, giroscópio e proximidade.
  • Tela: LCD IPS 4 polegadas, com resolução de 400×800 pixels

Review: Ypy S450, o elegante aparelho de entrada da Positivo


    






É assim que fica uma sala mapeada pelo Project Tango

Posted: 21 Feb 2014 11:55 AM PST

O smartphone que mapeia o mundo em 3D anunciado ontem pelo Google, o Project Tango, ainda não chegou nem para os devs que o solicitaram – espera-se que isso ocorra em março. Mas a empresa Matterport, que cria modelos em 3D de interiores, já divulgou como será o resultado.

Ele foi criado com um dos protótipos do Tango mesmo, enviado pelo Google à empresa para que ela comece a criar software para ele. Com o programa já desenvolvido por ela, é possível capturar o modelo 3D e a textura e cores do ambiente ao mesmo tempo, criando um modelo bem parecido com a realidade.

O modelo, claro, não é perfeito. Afinal, apesar da tecnologia não ser nova, ainda está longe de ser perfeita e o mapeamento foi feito com um protótipo. Um dos motivos para isso é a baixa resolução das câmeras.

Ainda assim, é surpreendente o que ele consegue captar em uma sala apertada e cheia de coisas. Nesse modelo, dá para medir a distância entre o teto e o chão, e a tendência, claro, é que a definição e a precisão só melhorem: o CEO da Matterport, Bill Brown, afirmou ao TechCrunch que o smartphone, no estágio atual, já tornou o trabalho muito mais rápido e simples, e surgiu bem antes do que o esperado pela indústria.

Com informações: Engadget

É assim que fica uma sala mapeada pelo Project Tango


    






Batman: Arkham Origins Blackgate para PC e consoles chega em abril

Posted: 21 Feb 2014 10:48 AM PST

Junto com Batman: Arkham Origins, foi lançada no fim do ano passado a primeira versão do jogo para PS Vita e 3DS. Chamada Batman: Arkham Origins Blackgate, é um game em 2.5D que acontece depois dos eventos do outro jogo.

Se você não tem um console portátil e não conseguiu jogar, olha a oportunidade: a Warner anunciou uma versão do jogo para Steam, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii U que será lançada no dia 1º de abril. As cópias serão digitais e custarão 20 dólares.

batman_blackgate-1

No jogo, Batman precisa se infiltrar na prisão Blackgate e enfrentar os supervilões e outros bandidos que estão realizando um motim para resgatar a “paz” no presídio. Na época, a recepção não foi tão calorosa: o jogo recebeu notas medianas de sites especializados (assim como Batman: Arkham Origins, falando nisso).

A versão que chega em abril se chama Deluxe Edition e traz alguns extras, como um uniforme extra para Batman inspirado na HQ Ano Um, dicas na tela e um novo sistema de mapas.

Uma das críticas a Origins era que ele era muito semelhante aos anteriores, sem compensar com uma história tão envolvente e repetindo mecânicas que o faziam parecer bem  pouco (para não dizer “nada”) inovador. Como a jogabilidade de Origins Blackgate é bem diferente, talvez ele traga um respiro necessário para a série nos consoles e PCs.

Com informações: Joystiq

Batman: Arkham Origins Blackgate para PC e consoles chega em abril


    






Opera está testando internet móvel grátis para quem quiser ver publicidade

Posted: 21 Feb 2014 10:13 AM PST

A Opera Software pode não ser tão lucrativa assim, mas ao menos a empresa não pode ser acusada de não procurar opções. Uma de suas mais recentes ideias atende pelo nome de Sponsored Web Pass: trata-se de um serviço que oferece acesso gratuito à internet em dispositivos móveis em troca de visualização de publicidade.

A ideia é uma variação do Opera Web Pass, serviço apresentado há cerca de um ano em que a operadora participante cobra pela combinação de tempo de navegação com tipo de conteúdo acessado. Uma companhia pode oferecer pacotes de 30 minutos para acesso somente ao Facebook ou a serviços de e-mail, por exemplo.

Com o Sponsored Web Pass, as operadoras têm a opção de disponibilizar acesso gratuito à internet aos usuários que concordarem visualizar anúncios publicitários assim que iniciarem uma sessão. A receita obtida é então dividida entre a Opera e a prestadora.

É claro que é possível estabelecer condições. Uma delas é obrigatória: o usuário deve utilizar um navegador da Opera. As outras ficam a cargo da operadora.

Opera Sponsored Web Pass

A empresa pode, como exemplo, explorar a ideia na forma de créditos, algo no estilo “veja este anúncio e ganhe uma hora para navegar gratuitamente pelo Twitter ou Facebook”. Quando o crédito expirar, o cliente terá a opção de visualizar outro banner ou comprar um pacote de navegação.

O Sponsored Web Pass está em testes nos Estados Unidos, portanto, é cedo para saber se a proposta vingará, mesmo porque é necessário a adesão não só de consumidores como também das operadoras.

Aconteça o que acontecer, não há como não associar a ideia aos primórdios da Opera Software. Até meados de 2005, em uma época em que o Internet Explorer reinava soberano (o Firefox estava apenas tomando forma e o Chrome sequer existia), o Opera Browser era a melhor opção para quem queria um navegador incrementado. Só que o programa exibia banners no topo. Para desativá-los, só comprando uma licença.

Opera 7, a última versão com banner (Fonte: Wikipedia)

Opera 7, a última versão com banner

Opera está testando internet móvel grátis para quem quiser ver publicidade


    






Pesquisadores trabalham em detector de mentiras para as redes sociais

Posted: 21 Feb 2014 09:13 AM PST

Vira a mexe surge uma notícia falsa nas redes sociais que repercute muito antes de ser desmentida. Para evitar que rumores se espalhem e tomem proporções gigantescas, um grupo de pesquisadores está desenvolvendo uma espécie de detector de mentiras para ser usado na internet.

Furacão Sandy chegando em Nova York: fake, mas muita gente acreditou

Furacão Sandy chegando em Nova York: fake, mas muita gente acreditou

A ferramenta foi batizada de Pheme, em referência à divindade da mitologia grega (em português, se chama Fama) que ouvia tudo no mundo e devolvia tanto os boatos quanto as verdades amplificados.

Pheme irá separar os rumores em quatro categorias: especulação, polêmica, informação errada (quando se trata de algo que não é verdadeiro, mas “ingênuo”) ou desinformação (quando é algo que tem a intenção de prejudicar).

Para identificar o que é verdade e o que não é, Pheme irá medir a credibilidade das fontes de informação, de sites de notícias e jornalistas famosos a pessoas que dizem ter testemunhado algo e bots, e verificar o histórico das contas em relação a outras notícias, para identificar as que costumam espalhar notícias falsas.

Finalmente, irá bater com as que costumam confirmar ou negar informações para ver se é verdade ou não e ver como a conversa nas redes sociais em torno do tópico evolui. Juntando tudo isso, é esperado que a ferramenta consiga dizer, com bom grau de precisão, o que é verdade e o que é só boato.

A Pheme ainda não está pronta e, apesar de já ser possível trabalhar com a quantidade de material, os diversos tipos e a velocidade que ele aparece, a equipe agora precisa descobrir como fazer para analisar automaticamente o que é verdade e o que não é. Ela já está sendo desenvolvida há três anos por uma parceria entre cinco universidades e quatro empresas europeias e não tem data para ser lançada.

Pesquisadores trabalham em detector de mentiras para as redes sociais


    






Nokia anuncia aplicativo do Here Maps para desktops e tablets com Windows 8.1

Posted: 21 Feb 2014 09:02 AM PST

O Here Maps, serviço de mapas da Nokia, até possui um aplicativo que roda na interface moderna do Windows, mas ele é exclusivo do tablet Lumia 2520, que ainda não tem previsão para ser lançado no Brasil. Mas isso mudará em breve: a Nokia anunciou hoje que lançará o Here Maps para todos os dispositivos com Windows 8.1. Isso inclui notebooks e desktops, além de tablets com Windows RT.

here-maps

Mas qual o sentido de instalar um aplicativo do Here Maps se é possível acessar o serviço por meio do navegador? É que, assim como no aplicativo para Windows Phone, será possível fazer download do mapa de um país inteiro. Dessa forma, você poderá usar o aplicativo mesmo offline e os mapas carregarão mais rapidamente; só dependerá da velocidade da sua máquina.

Em relação à versão na web, a interface do aplicativo do Here Maps foi adaptada para suportar comandos de toque das telas dos tablets e híbridos, ou o mouse e teclado dos desktops. A Nokia também diz que a nova versão suporta imagens de satélite em alta resolução, salva o histórico de busca, permite mostrar os locais mais próximos ordenando-os por distância ou avaliação e usa uma função do Windows 8.1 para tornar a inicialização mais rápida.

here-maps-2

Segundo a Nokia, o Here Maps é gratuito e será liberado na Windows Store “nos próximos dias”, mas nem todos receberão a novidade logo de cara: a distribuição começa nas lojas da América do Norte e da Europa. Se você quiser o aplicativo logo, precisará fazer uma gambiarra para mudar o país da Windows Store.

No ano passado, nós fomos descobrir como a Nokia mapeia as ruas das cidades brasileiras.

Nokia anuncia aplicativo do Here Maps para desktops e tablets com Windows 8.1


    






Earth Taken: um survival horror no seu browser

Posted: 21 Feb 2014 08:00 AM PST

Sou meio viciado em jogos pós-apocalípticos. Não só jogos, mas qualquer história de desastre e extinção da humanidade me intriga. Não que eu deseje que algo do tipo aconteça, mas sempre acho muito divertido imaginar o que as pessoas fariam se suas vidas fossem colocadas em risco.

Earth Taken é sobre isso! Um survival horror que envolve aliens, poucas balas, tensão e uma dificuldade exagerada. Você é capaz de sobreviver à invasão alienígena e ajudar os humanos a se reerguerem?

O caso aqui é que a terra foi invadida por alienígenas malvados que quase extinguiram os humanos. E ainda por cima transformaram o ar da terra em um gás venenoso para humanos. Ou seja: coloque uma máscara de gás e vá a luta para sobreviver. Utilize as setas direcionais para se locomover e mirar. A dispara sua arma, S pula (e é possível dar um segundo pulo no ar), R recarrega, Q troca de arma e E recupera vida. Acho que esse é o básico para sobreviver nos primeiros minutos de Earth Taken.

É importante explorar o máximo que conseguir dos cenários, medicamentos, munição e filtros de ar. Você pode abrir portas e examinar objetos (ou corpos) pressionando a barra de espaço. É necessário utilizar elementos do ambiente para se livrar de alguns alienígenas, ou até passar por eles desapercebido. Evite o combate sempre que possível, cada bala pode fazer falta depois.

Durante sua jornada, encontrará outros sobreviventes pelo caminho. Eles te ajudarão no combate, então é bom tentar protegê-los para ter menos trabalho quando a coisa ficar mais perigosa.

E aí, como é que você se sairia durante uma invasão alienígena? Eu não sobreviveria, não.

Earth Taken: um survival horror no seu browser


    






Um novo jogo da franquia Tony Hawk está sendo produzido

Posted: 21 Feb 2014 07:22 AM PST

Uma das franquias de esporte mais bem sucedidas dos games, Tony Hawk vai voltar a consumir muitas horas de vida de seus jogadores em breve. Não há uma data certa para que isso ocorra, mas tanto o skatista quanto a Activision confirmaram que algo está sendo desenvolvido.

Quem começou o papo foi o próprio Tony Hawk em seu programa na rádio SiriusXM, oDemolition Radio. Ele disse que “estamos trabalhando em um jogo, é bem legal”, e um  outro âncora ainda mencionou o macacão utilizado na captação de movimentos.

523497_272967382785798_2006456811_n

Tony Hawk’s Pro Skater HD, de 2012, renovou os gráficos dos primeiros jogos

Após a declaração do skatista, a própria Activision, que publica os jogos, confirmou que “está trabalhando em algo com Tony Hawk”. Não foi informado mais nada, nem as plataformas ou o estúdio que está fazendo o game. Quem o desenvolveu até agora foi a Neversoft, que faz parte da Activision desde 1999.

Também foi nesse ano que a franquia começou, com Tony Hawk’s Pro Skater para PlayStation, Nintendo 64, Dreamcast, Game Boy Color e N-Gage. Desde 2010, com ShredTony Hawk não tem um jogo totalmente novo lançado – Tony Hawk’s Pro Skater HD, de 2012, traz fases dos dois primeiros jogos da série em HD para PS3, Xbox 360 e PC.

Com informações: IGN

Um novo jogo da franquia Tony Hawk está sendo produzido


    






Airbus testa robôs humanoides em sua fábrica na Espanha

Posted: 21 Feb 2014 07:13 AM PST

Robôs humanoides trabalhando em fábricas é coisa apenas do universo high-tech deFuturama, certo? Nem tanto. A Airbus, uma das maiores fabricantes de aviões do mundo, já está testando robôs do tipo em sua planta de Puerto Real, na Espanha. Trata-se de um projeto batizado de Futurassy.

A companhia já experimentou robôs humanoides na inspeção de aeronaves, mas é a primeira vez que os emprega em uma linha de produção. No projeto em questão, o robô utilizado é o modelo Nextage fabricado pela japonesa Kawada Industries, uma autoridade no assunto.

Nextage da Airbus

Nextage da Airbus

O Nextage lembra vagamente o protagonista do clássico filme Um Robô em Curto Circuito. Ele se locomove a partir de uma base com rodinhas, mas tem tronco, busto, braços com mãos que podem contar com recursos variados e, claro, cabeça.

A Airbus explica que os robôs serão utilizados para automatizar processos de montagem e liberar funcionários mais qualificados para tarefas adequadas às suas habilidades. Na prática, isso significa que o Nextage ficará responsável por atividades que exigem mais esforço, são perigosas ou podem causar lesões por esforço repetitivo em operários.

Mas, e quanto à possibilidade deste projeto causar corte de funcionários? Não dá para dizer que isso é impossível, mas se acontecer, provavelmente não será em larga escala e não envolverá o Nextage: este robô foi projetado para trabalhar entre pessoas, deixando os funcionários mais à vontade, por assim dizer. Uma planta quase ou totalmente automatizada dispensaria maquinário com feições humanas.

Talvez ciente da preocupação que esta questão pode gerar, a Airbus também tratou de deixar claro que o projeto Futurassy se divide em duas linhas de desenvolvimento que não dispensam pessoal.

A primeira é esta que inclui o Nextage, cujo objetivo é encontrar soluções para automatizar determinadas tarefas na linha de montagem dos aviões. A segunda explora o conceito de Collaborative Robots, onde os robôs não são programados para uma tarefa específica, mas sim para colaborar com o trabalho humano, fornecendo ferramentas ou soldando determinadas peças, por exemplo.

O Nextage será testado na linha de montagem do monstruoso Airbus A380 até 2015. Se a proposta convencer, não estranhe se a companhia decidir testar algo parecido com o HRP-4 (vídeo abaixo), até agora, o robô mais sofisticado e “humano” da Kawada.

Com informações: El Mundo

Airbus testa robôs humanoides em sua fábrica na Espanha


    






Doom 4 ainda vive e seu beta chegará junto do novo Wolfenstein

Posted: 21 Feb 2014 06:22 AM PST

Criado em 1992 para MSDOS, Wolfenstein 3D, considerado o primeiro jogo de tiro em primeira pessoa da história da humanidade, foi indiscutivelmente um divisor de águas no mundo dos games. Como você já deve saber, a Bethesda anunciou, recentemente, o lançamento deWolfenstein: The New Order, uma versão baseada, aprimorada e 22 anos mais jovem do FPS.

The New Order será lançado em 20 de maio para Xbox One, Xbox 360, PlayStation 3, PlayStation 4 e PC, mas a grande surpresa está num pequeno detalhe presente no anúncio do novo jogo: junto dele, ressurgiu das cinzas a sequência da série Doom. Ela deverá receber uma fase de testes, e as chaves de acesso para ela serão distribuídas junto do novoWolfenstein.

Eliminando os rumores sobre a morte prematura de Doom 4 – que perde o numeral no nome e se chamar apenas Doom - , os jogadores poderão conseguir o acesso ao beta apenas fazendo a pré-compra do novo game da Bethesda. Ainda não dá pra saber quais plataformas receberão o jogo ou quando o beta começará – o que se sabe, até o momento, é que você precisa ser maior de idade para conseguir acessá-lo.

doom_portallos

Doom 4 havia sido anunciado em 2008, mas uma nova versão do jogo foi revelada em abril do ano passado. Na época, sua produtora explicou a necessidade de um reboot: “A versão anterior de Doom 4 não mostrava a qualidade e animação que a id [Software] e a Bethesda pretendiam entregar e que os fãs de Doom ao redor do mundo esperavam. Como resultado, a id mudou o foco de seus esforços para uma nova versão de Doom 4 que promete encontrar as expectativas muito altas que todos têm por esse jogo e essa franquia. Quando estivermos prontos para falar sobre Doom 4 que a id está fazendo, nós os deixaremos saber.”

Wolfenstein: The New Order é a primeira investida da Bethesda nos consoles da nova geração. O jogo trará muito do enredo original, colocando novamente no posto de protagonista o herói B. J. Blazkowicz. Será lançado no dia 20 de maio.

Com informações: Gamespot

Doom 4 ainda vive e seu beta chegará junto do novo Wolfenstein


    






Geeksphone começa a vender Revolution, um smartphone que roda Firefox OS e Android (e entrega no Brasil)

Posted: 21 Feb 2014 05:29 AM PST

A fabricante espanhola de celulares Geeksphone começou a vender na manhã desta sexta-feira (21) o Revolution, um smartphone que possui como principal característica rodar dois sistemas operacionais diferentes em dual boot: Firefox OS e Android. O aparelho possui hardware significativamente mais poderoso que os smartphones com Firefox OS lançados até o momento no Brasil, voltados para o mercado de baixo custo.

Por dentro do Revolution, temos um processador dual-core Intel Atom Z2560 de 1,6 GHz, 1 GB de RAM, armazenamento interno de 4 GB (com entrada para microSD de até 32 GB) e bateria de 2.000 mAh. A tela IPS LCD tem 4,7 polegadas e resolução de 960×540 pixels. Há uma câmera de 8 megapixels que grava em 1080p a 30 fps. O aparelho pode se conectar a redes 2G e 3G; nada de LTE por enquanto.

geeksphone-revolution-frente-traseira-juntos

Na primeira vez em que o Revolution for ligado, no entanto, quem dará as caras é o Android. A Geeksphone diz que você pode alternar “sem problemas” para o Firefox OS ou “para qualquer outro sistema operacional mantido pela comunidade”. É uma proposta diferente da que vemos nos grandes fabricantes, que costumam inclusive travar o bootloader para dificultar a instalação de sistemas operacionais alternativos.

Como o Revolution possui um hardware relativamente potente, esperamos que ele rode melhor o Firefox OS. Apesar de ser feito para aparelhos de baixo custo, o sistema operacional da Mozilla apresenta travadinhas e lentidões, um problema que ficou bastante visível no nosso review do One Touch Fire — no entanto, com preço de apenas 179 reais no Brasil, o aparelho da Alcatel ainda é uma ótima pedida para o primeiro celular de muita gente.




Assinantes de telefonia, internet e TV por assinatura poderão cancelar os serviços de maneira automatizada, sem passar por um atendente de carne e osso. A determinação está em uma nova leva de regras estabelecidas pela Anatel com o objetivo de dar mais transparência ao setor. Se a lei pegar, os consumidores terão muito mais facilidade para fazer os cancelamentos.

A agência informou que o assinante poderá simplesmente entrar em contato com o SAC por telefone, site ou terminal de autoatendimento. Uma das opções naquele menu interminável de possibilidades – pelo menos no caso do 0800 – deverá encerrar imediatamente o plano. A operadora de telefonia celular e fixa, banda larga e televisão por assinatura vai ter dois dias úteis para concluir a solicitação. Passadas as 48 horas, o cliente não poderá ser cobrado pelo serviço.

Durante o prazo de dois dias, o consumidor terá a opção de desistir do cancelamento.

A medida começa a valer daqui a 120 dias.

Esse é apenas um dos vários pontos da nova regulamentação que, de fato, traz vantagens para os assinantes se for aplicada corretamente. Acompanhe abaixo outros pontos da medida.

sede-anatel-hero

Promoções para novos e velhos assinantes. Certamente já aconteceu contigo: vê alguma oferta interessante e liga para a operadora, mas descobre que a promoção vale somente para novos assinantes. A regulamentação da Anatel derruba essa prática. Qualquer pessoa – assinante ou não – tem o direito de aderir a uma oferta, desde que esteja na área geográfica onde ela foi anunciada. A agência destacou que se o assinante tiver um contrato com carência e multa, terá que pagar o custo para sair de um plano e entrar no outro.

Call center: retorno das chamadas. As empresas de telecomunicações ficam obrigadas a ligar de volta para o cliente se a chamada cair no meio de uma solicitação. Caso não consiga retomar o atendimento, a operadora deverá enviar um SMS avisando qual é o número de protocolo. Atualmente já tem operadora que manda a mensagem de texto depois que um atendimento é concluído.

Transparência nos contratos. Ao assinar um novo serviço, o consumidor deverá receber um informativo que descreva exatamente o que ele está comprando. Em caso de ofertas promocionais, o documento deverá informar qual é o desconto ou benefício, bem como a validade daquela oferta, e qual será o valor do plano depois que o período promocional acabar.

Contestação de faturas. O cliente que contestar o valor cobrado pela tele deverá receber uma resposta em 30 dias. Se não responder, a operadora fica obrigada a corrigir a fatura, segundo o descrito pelo cliente para que ele possa quitar a dívida. Se o consumidor já tiver pago, terá o direito de receber a diferença em dobro. O assinante pode questionar faturas de até três anos atrás. Entretanto, vale ressaltar que a própria Anatel mantém um serviço de atendimento aos assinantes pelo número 1331. Por meio dele, as empresas têm cinco dias úteis para se manifestarem sobre as reclamações, inclusive contestação de faturas.

Protocolos e registro de ligações. Cada operadora terá que manter um histórico em seu site oficial de todos os protocolos já solicitados pelo assinante do serviço, bem como do contrato e das faturas antigas do cliente. Da mesma forma que no cancelamento automatizado, o consumidor poderá solicitar as cópias das gravações das chamadas ao SAC (todas, ao menos em tese, são gravadas) com apenas um clique. Em outro dispositivo do regulamento, as prestadoras devem gravar as ligações para os clientes mesmo quando o fazem para oferecer novos pacotes ou serviços. A medida tem por objetivo acabar com reclamações de clientes que achavam ter contratado um plano, na verdade contrataram outro e só descobriram quando a primeira fatura chegou.

Ficou faltando: a operadora disponibilizar também no site o documento que comprova que todos os débitos foram pagos em um determinado período, conforme determina a atual legislação.

O prazo para implementação das medidas é de 12 meses.

Atendimento de combos. Operadoras de triple play e outros nomes bacanudos para os nossos velhos conhecidos combos terão uma central de atendimento única na qual o consumidor poderá falar sobre todos os serviços. Com sorte, poderá até mesmo cancelar o combo de maneira automatizada. As teles têm 18 meses para lançar o canal de atendimento unificado.

Pré-pago. A Anatel decidiu que os créditos para celulares pré-pagos devem ter validade mínima de 30 dias. Além disso, as teles deverão oferecer também créditos com validade de 90 e 180 dias. Atualmente, algumas operadoras vendem créditos com vida útil inferior a um mês. Pela nova regulamentação, não pode mais. A agência determinou ainda que a prestadora deverá avisar o cliente quando os créditos estiverem para expirar.

Fim da cobrança antecipada. Algumas operadoras – em especial de banda larga e TV por assinatura – vendem pacotes pelos quais o cliente paga antes de usar. A regulamentação mais recente da Anatel estabelece que as cobranças deverão ser feitas somente depois da fruição do serviço. Ou seja, nada de pagar antes pela televisão por assinatura, por exemplo, como fazia a Telefônica na cidade de São Paulo. Se o cliente desistir do serviço no meio do mês, pagará somente o valor residual daquele período. A agência justificou a medida afirmando que, do jeito que está hoje, muitos clientes pagam antecipadamente por planos, depois desistem do serviço, e têm que passar pelo processo chato de estorno da diferença entre o total pago e os dias efetivamente utilizados.

Tecnoblog questionou a Agência Nacional de Telecomunicações sobre as multas e penalizações em caso de descumprimento do novo regulamento. A agência não respondeu até a publicação desse artigo. Vamos atualizá-lo quando a Anatel prestar os esclarecimentos.

Anatel decide: assinantes podem cancelar banda larga e telefonia sem passar por atendente





Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip