Antenas de telecomunicações deverão ser compartilhadas entre empresas

antena


Anatel aprovou, no último dia 13 de fevereiro, uma nova regulamentação que prevê o compartilhamento de torres entre as operadoras de telecomunicações. A medida, na verdade, faz valer a lei 11.934, de 2009, que não vinha sido cumprida e, até então, colocava a agência no papel de apenas controlar possíveis exceções à norma.
De acordo com informações publicadas pelo site Convergência Digital, existem hoje 40,8 mil torres em todo o Brasil, apenas nas mãos das principais empresas do mercado. Agora, elas possuem 60 meses para se adequar às novas normas, período no qual a Anatel também pretende implantar um sistema que vai dizer exatamente onde cada antena está localizada.
Existem, porém, algumas restrições a essa norma. Caso o limite de exposição humana a ondas eletromagnéticas seja ultrapassado ou existam situações em que as antenas causem interferência a outros serviços, essa distância de compartilhamento poderá ser ainda menor. Além disso, é possível que certas antenas não suportem equipamentos adicionais e, sendo assim, a carga extra deverá ser dividida entre diversas outras.
Torres instaladas no alto de prédios ou integradas à paisagem, por exemplo, não se encaixam nessas restrições. A Anatel informou também que está disposta a incluir outros problemas técnicos nessa lista, caso eles se provem relevantes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip