Número de “smartphones” ultrapassa os mil milhões de unidades.




O número de “smartphones” ultrapassou, pela primeira vez, os mil milhões de unidades, em 2013, de acordo com os dados da IDC.
A consultora de tecnologias, IDC, recordou que em 2010, o mercado dos “smartphones” era liderado pela Nokia, a Research In Motion actualmente BlackBerry, Apple e Samsung. Agora, a organização está um pouco diferente.

Neste período, a Nokia foi adquirida pela Microsoft e passou a apostar no sistema da gigante norte-americana, o Windows Phone.

A RIM abandonou o seu nome para investir na marca BlackBerry e numa nova plataforma o BB10, mas essa estratégia não foi suficiente para manter a liderança.

A Apple continua na disputa para destornar os “smartphones” com o sistema Android, mas o investimento de fabricantes como a Samsung não tem feito com que a tarefa seja fácil.

Segundo os dados da IDC, a Samsung ganhou terreno neste mercado, principalmente nos anos de 2012 e 2013, assegurando assim a liderança do mercado.

A seguir surge a Apple que apesar de ainda distante da Samsung, surge destacada em segundo lugar.

A venda de “smartphones” já representou 55,1% da venda de telemóveis, no ano passado. Com a Samsung a liderar com 33,1%, seguindo-se a Apple com 15,3%.

As principais alterações surgem nas restantes posições, segundo a IDC. A Nokia tem vindo a perder terreno desde 2010 e a HTC que surgia no ranking, há três anos, no ano passsado, a sua posição deixou de ser expressiva, deixando de surgir na lista.

A LG e a Huawei tomam uma posição no mercado em 2013, com uma quota de mercado semelhante à da Lenovo. Recorde-se que a empresa que a Lenovo adquiriu a unidade de PC da IBM há uns anos, já manifestou o seu interesse em investir no mercado dos “smarptphones” e, na semana passada, anunciou que aceitou pagar à Google 2,91 mil milhões de dólares pela unidade de telemóveis da Motorola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip