Q5 o irmão caçula da família BlackBerry


blackberry Q5


O primeiro representante da nova linha de aparelhos da Blackberry foi o Z10, seguido pouco tempo depois pelo Q10, que é nada mais do que um Z10 com teclado físico, já que as especificações são basicamente as mesmas. Este ano tivemos o lançamento oficial do Z30, um "super-Z10", por assim dizer, trazendo um hardware mais parrudo, tela maior e bateria de grande duração; e do Q5, o qual vamos conhecer agora. Ele foge da linha seguida pela BlackBerry até então de lançar aparelhos cada vez mais potentes – mas nem por isso deixa de ser um modelo interessante para quem gosta da plataforma.

Design

Logo de cara vemos que o Q5 é uma versão mais simples do Q10 (algo já deduzível do número de série, naturalmente) e não tem um acabamento tão "sexy". O material da parte traseira, por exemplo, não é a superfície texturizada que nos chamou a atenção no Q10, mas um plástico razoavelmente rugoso no estilo Moto G. Outro ponto que o torna parecido com o Moto G é que a sua bateria não é removível, um ponto negativo em nossa opinião, e as entradas dos cartões microSD e Micro SIM são protegidas por um plástico que é bastante duro a ponto de machucar os dedos.

Um ponto que consideramos uma economia mal planejada por parte da BlackBerry foi o teclado, que embora pareça apenas um pouco mais simples do que o que equipa o Q10, nos pareceu muito inferior na hora do uso. Ele não chega a ser ruim, especialmente se compararmos com modelos concorrentes, mas esse é um ponto em que a BlackBerry não deve poupar despesas, já que o público prefere cada vez menos modelos com teclados QWERTY – os poucos fiéis são usuários da BlackBerry, então por que não manter o melhor teclado físico disponível (o mesmo que equipa o Q10) para satisfazer esse pessoal?

Outro downgrade perceptível é a tela, que abandonou a tecnologia AMOLED em favor de um painel LCD IPS. Em termos práticos muda pouca coisa, já que a saturação de cores é menor, mas as taxas de contraste são melhores, algo praticamente imperceptível no dia a dia. A resolução permanece a mesma (720 x 720), com uma densidade de pixels pouca coisa maior do que a tela Retina do iPhone 5S (ainda que com somente 3,1 polegadas), mas o problema de assitir a vídeos nesse aspecto 1:1 é um pouco irritante, fora que alguns apps não foram otimizados para ela.

Por incrível que pareça o Q5 corrige um problema presente no Q10 com o seu posicionamento de tela mais distante do teclado. O BB 10 (e updates) é um sistema fortemente dependente de gestos, e esse espaço entre a tela e teclado ganha uma importância vital para acessar o Hub e minimizar apps. Percebemos um número menor de erros ao fazer esse gesto (para cima e para a direita) do que no Q10, algo estranho, já que o Q5 é um aparelho mais simples.

Blackberry Q5 Blackberry Q5 Blackberry Q5 Blackberry Q5 Blackberry Q5 Blackberry Q5 Blackberry Q5 Blackberry Q5 Blackberry Q5      Blackberry Q5 Blackberry Q5 Blackberry Q5  
Blackberry Q5
Blackberry Q5 slideshow lupa

Desempenho e extras

Nas especificações a BlackBerry fez uma economia bastante inteligente: diminuiu em 300 MHz a velocidade do processador (agora um dual-core de 1,2 GHz), mas manteve o desempenho da GPU e os 2 GB de memória RAM típicos do BB 10. No dia a dia o menor desempenho do processador é praticamente imperceptível, lidando bem com transições de tela e troca de aplicativos e até jogos um pouco mais pesados. A mudança real está na metade da memória interna, agora com 8 GB, mas nada que não possa ser resolvido com um cartão microSD de até 32 GB.

O GPS ainda conta com A-GPS mas não com GLONASS, sendo o único modelo da empresa em que essa falha existe até então, o que combinado com a ausência de uma porta HDMI e a memória interna de 8 GB forma os principais pontos negativos do Q5 em relação aos outros aparelhos. A câmera traseira tem menos megapixels (redução de 8 para 5 megapixels), mas a qualidade é basicamente a mesma do Q10 – e ela ainda é capaz de filmar em Full HD com estabilização de imagem e flash.

A câmera dianteira continua a mesma: 2 megapixels e capaz de filmar em HD, mostrando-se muito boa na hora de usar apps VoIP como o Skype e o Viber. O restante continua o mesmo: Wi-Fi padrão B, G e N (com suporte a Hotspot) e Bluetooth 4.0 com A2DP. Outro ponto que consideramos muito positivo no Q5 é que, embora ele seja o aparelho mais simples que roda o BB 10, o suporte ao 4G não foi deixado de lado, algo importante se considerarmos que os preços estão baixando a patamares menos absurdos.

Bateria e som

O Q5 conta com um hardware ligeiramente inferior ao do Q10, algo que tem um impacto positivo na bateria. Mesmo assim, a Blackberry o equipou com uma bateria com capacidade ligeiramente maior, agora com 2180 mAh, o que combinado com a tela com aproximadamente 500.000 pixels resulta em aparelho que dificilmente deixará o usuário na mão durante o dia. Ele não é capaz de sobreviver quase dois dias como o Z30, mas é um resultado bom por si só.

Mencionamos o som por dois motivos em especial. Em primeiro lugar ele está longe de ter uma qualidade "média" como a que vemos no Z10 e no Q10 e passa longe do que é oferecido pelo Z30, trazendo apenas uma discreta caixa de som na parte de baixo que mais serve para notificações do que propriamente para músicas e filmes. Em segundo lugar o fone que acompanha o Q5 lembra muito o que vem com celulares Android de baixo custo, algo incompatível com um aparelho que provavelmente irá custar mais do que R$ 1.000 e que obriga os usuários a comprarem um fone separadamente para ter o mínimo de qualidade sonora.

Conclusão

Assim como o Z30, o Blackberry ainda não possui um preço oficial de lançamento na data de publicação desse artigo, então só nos resta especular. Acreditamos que ele será lançado da mesma forma que o Q10, em que o foco foi dado a planos de operadora voltados a clientes BlackBerry, mas que também será encontrado no varejo com o valor "cheio" e desbloqueado. Podemos dizer o seguinte: o Q10 acabou saindo por um preço fora do comum, e provavelmente o Q5 não vai repetir esse erro (quer dizer, é o que parece natural esperar).

O grande ponto negativo dele não é sua configuração, tela ou qualquer outra especificação, mas sim seu design. De todos os aparelhos com o BB 10, o Q5 é claramente o mais básico, mas não tem o apelo visual dos outros modelos. Isso, aliado a um teclado físico mais simples (algo que é cada dia mais uma característica menos desejada pelo usuário comum), resulta nos principais fatores contra ele. Se ao menos o teclado fosse igual ao do Q10 e seu preço fosse consideravelmente menor, teríamos um aparelho com um foco maior no custo-benefício, uma expressão ainda desconhecida pela BlackBerry.

Vantagens

  • Bateria de maior duração;
  • Modelo mais simples, mas sem deixar especificações essenciais de lado, como o 4G.

Desvantagens

  • O preço ainda não foi anunciado, sendo difícil concluir algo sobre o seu custo-benefício;
  • O teclado não deveria ser um fator de economia aqui.





Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip