Windows Phone já é o segundo sistema operacional móvel mais usado no Brasil


windows phone
Android e o iOS podem ser os sistemas operacionais mais usados do mundo atualmente, mas o Windows Phone, aos poucos, se consolida como a plataforma preferida dos usuários em várias partes do globo – entre elas o Brasil. Prova disso é o relatório Mobile Phone Tracker, divulgado nesta sexta-feira pelo IDC (International Data Corporation), que constatou: o software da Microsoft para dispositivos móveis já é o segundo mais utilizado entre os brasileiros. As informações são do site WP Central.
A afirmação segue o que já vinha acontecendo em toda a América Latina, ou seja, que o Windows Phone está crescendo cada vez mais nos países do latino-americanos. Hoje, a plataforma está presente em mais de 20 nações do continente, com um portfólio de oito smartphones com preços diferentes e acesso a mais de 220 mil aplicativos disponívels na Windows Phone Store. Isso significa que, pelo menos em solo nacional, o sistema ultrapassou o iOS, da Apple, e agora está atrás apenas do Android, do Google.
Segundo o estudo, o Windows Phone teve um aumento de 1,6% no quarto trimestre de 2013 e atingiu 6% de participação no mercado nacional. Este é também o quarto trimestre consecutivo que a plataforma registra um índice significativo de crescimento no país e transforma-a no quarto maior software de smartphones em todo o mundo, com previsão de vendas de 47 milhões de aparelhos em 2014.
Além disso, o sistema operacional da Microsoft foi o que cresceu de maneira mais rápida no planeta no ano passado – aproximadamente 91% em comparação com 2012. De acordo com Bruno Freitas, gerente de pesquisa do IDC, as principais empresas de telefonia investem no Brasil porque, além de ser o quarto maior mercado de celulares inteligentes no mundo, apresenta espaço para que existam várias fabricantes concorrentes.
"Atualmente, o mercado de tecnologia passa por um momento de transformação devido à expansão e desenvolvimento das tecnologias móveis; smartphones e tablets são hoje grandes geradores de oportunidades", destacou Freitas. Ele também acredita que, apesar da abertura e crescimento do Windows Phone, "o mercado de smartphones é jovem demais para ter um líder consolidado" e que "muita coisa anda pode acontecer".
Celso Winik, gerente geral de mobilidade da Microsoft Brasil, afirma que os investimentos no Brasil vão continuar. "A Microsoft trabalha em parceria com a Nokia, operadoras e varejistas para acelerar a participação do Windows Phone no mercado local, além de oferecer um portfólio completo de smartphones que atende às diversas necessidades e desejos dos consumidores", disse. O executivo lembra também que o sistema operacional móvel possui integração com outros produtos da empresa, como PCs e tablets com Windows 8 e os consoles Xbox 360 e Xbox One.
Nokia Lumia 1020 Câmera 41 MP
A linha de aparelhos Nokia Lumia ajudou o Windows Phone a crescer no Brasil
Dois últimos relatórios já apontavam que a participação do Windows Phone tem aumentado a cada ano. De acordo com a ABI Research, o número de aparelhos vendidos com Windows Phone 8 mais do que dobrou no ano passado, registrando um crescimento de 104%. No último trimestre de 2013, foram 10,9 milhões de unidades vendidas, contra 5,3 milhões do mesmo período em 2012.
Já o levantamento da AdDuplex traz dados interessantes sobre o número de usuários do sistema operacional da Microsoft. Atualmente, existem no mundo pelo menos 50 milhões de pessoas que são donas de um dispositivo com Windows Phone. Dessa quantidade, 12 milhões utilizam aparelhos com Windows Phone 7 e os outros 38 milhões usam celulares equipados com o Windows Phone 8.
Outras plataformas
Independente do aumento no número de dispositivos com Windows Phone, o Android continua sendo o software mais usado em todo o mundo. No último trimestre do ano passado, o sistema registrou 78,6% de participação no mercado global de smartphones, contra 17,6% do iOS e apenas 3% do sistema da Microsoft.
Aqui no Brasil, o iOS domina 4,7% da indústria de telefonia móvel, enquanto a BlackBerry tem 0,3% do montante total – no mesmo período em 2012, a companhia detinha 2,1% de participação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip